Pesquisar No Site
Centro de Zoonoses de Caraguatatuba realiza inspeção no bairro Martim de Sá após caso de chikungunya
Centro de Zoonoses de Caraguatatuba realiza inspeção no bairro Martim de Sá após caso de chikungunya
Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba atuam no bairro Martim de Sá, desde segunda-feira (17), onde foi registrado um caso suspeito de chikungunya, o segundo do ano. O primeiro caso registrado na cidade constatou que a pessoa teria contraído o vírus em outro estado, Mato Grosso do Sul.

#PraTodosVerem: Agente com vestimenta específica realiza nebulização em residência, ao seu lado, outro agente com uso de máscara ajuda na ação (Foto: JC Curtis/PMC)
As ações no local incluem nebulização com inseticidas e orientações aos moradores sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika.
Desde o início do mês, os agentes percorreram os bairros Pontal Santamarina, Golfinhos e Morro do Algodão para medidas preventivas contra a dengue. Todos vão devidamente identificados com crachás, uniformes, supervisores e veículos oficiais. O trabalho se resume a vistorias na área externa das residências.
O Governo Municipal pede que a população colabore e autorize a entrada dos profissionais. Também é importante reforçar a eliminação de focos do mosquito. Denúncias de possíveis criadouros podem ser feitas por meio da Central 156.
Até o momento, foram registradas 376 notificações de dengue no município, com 73 casos positivos, 295 negativos, oito em análise e um óbito suspeito de dengue já descartado.
Recomendações do Ministério da Saúde
- Manter caixas d’água e reservatórios tampados
- Limpar calhas e lajes
- Utilizar repelentes e roupas de mangas compridas
- Instalar telas em janelas e portas
- Não se automedicar
- Procurar uma unidade de saúde ao primeiro sintoma
- Reforçar a ingestão de líquidos e repousar
- Buscar atendimento de urgência em caso de sinais de alarme ou sangramentos
Sintomas da chikungunya
- Febre
- Dores intensas nas articulações
- Edema nas articulações (geralmente as mesmas afetadas pela dor intensa)
- Dor nas costas
- Dores musculares
- Manchas vermelhas pelo corpo
- Prurido (coceira) na pele, que pode ser generalizada, ou localizada apenas nas palmas das mãos e plantas dos pés
- Dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos
- Conjuntivite não-purulenta
- Náuseas e vômitos
- Dor de garganta
- Calafrios
- Diarreia e/ou dor abdominal (manifestações do trato gastrointestinal são mais presentes em crianças)
Secretaria de Comunicação Social 17/2/2025
Foto: JC Curtis/PMC
Veja Também Recentes
Caraguatatuba promove programação especial durante o Mês do Meio Ambiente com ações educativas e sustentáveis
Em celebração ao Mês do Meio Ambiente, comemorado em junho, Caraguatatuba preparou uma programação especial com atividades gratuitas voltadas à conscientização ambiental, sustentabilidade e valorização dos recursos naturais do município. As ações serão realizadas ao longo de todo o mês e incluem plantio de mudas, limpeza de praias, palestras, educação
Caraguatatuba conquista quatro medalhas na 2ª etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jítsu
A equipe de jiu-jítsu de Caraguatatuba conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata na 2ª Etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jítsu, realizada em Barueri (SP), no último domingo (24). Representados pelo professor Jonata Souza, os destaques ficaram por conta de Isabelly Guerreiro e Bruno Vicente, que subiram ao
Alerta de dispositivo de proteção expõe violência doméstica e leva à detenção de agressor em Caraguatatuba
Na manhã de domingo (26), por volta das 10h, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi acionada via Centro de Operações Integradas (COI) para atender a uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva no bairro Perequê-Mirim. Ao chegarem ao local, os agentes constataram que se tratava, na verdade, de
Caraguatatuba promove mutirão para regularização agropecuária e fortalecimento da sanidade animal e vegetal
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza, ao longo do mês de maio, um Mutirão de Atendimento da Defesa Agropecuária, voltado a produtores rurais do município. A ação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em atendimento à legislação estadual nº 18.077/2024 (Fundesa), e tem como objetivo facilitar a
Tradicional Cavalaria marca encerramento da XXXV Festa do Divino Espírito Santo no dia 24 de maio
Caraguatatuba recebe no dia 24 de maio o encerramento da XXXV Festa do Divino Espírito Santo, evento de tradição no calendário municipal que integra a rota do turismo religioso do Litoral Norte. A Cavalaria do Divino está entre as atrações mais aguardadas. A concentração será às 10h, ao lado da
