Pesquisar No Site
Cardápio da Rede Municipal de Ensino passa por reformulação

Cardápio da Rede Municipal de Ensino passa por reformulação
Alimentação saudável, nutrição e formação de hábitos saudáveis, esse é o intuito da equipe técnica do setor de Alimentação Escolar, voltado aos alunos da rede municipal de Educação.

#PraTodosVerem Menina segura um prato de comida com arroz, feijão, verduras, legumes e carne. (Divulgação/PMC)
A partir dessa diretriz, os profissionais preparam mudanças na alimentação dos estudantes, desde a Educação Infantil até o Fundamental 2 e tornar, novamente, a Alimentação Escolar de Caraguatatuba, referência no estado.
O objetivo dessa reestruturação é garantir que a alimentação escolar atenda as necessidades de nutrientes dos estudantes, durante o período em que permanecem na escola. O cardápio escolar tem papel fundamental em garantir a oferta da alimentação saudável e adequada às faixas etárias e aos discentes com patologias.
Para isso, a equipe do setor, liderada pelo diretor do Departamento de Alimentação Escolar, técnico em nutrição e dietética e chefe de cozinha, Manoel Vicente da Silva, o Manu, juntamente com as nutricionistas, Andrea Mosiejko e Karen Fernandes da Costa Faria, estabeleceram novas diretrizes no preparo das carnes legumes, vegetais e verduras, além de variedade de frutas a serem ofertadas aos estudantes.
Também está entre as metas, retomar os cursos de reciclagem e aperfeiçoamento para as cozinheiras da rede, duas vezes ao ano, uma no início do primeiro semestre letivo e outra no segundo.
“A primeira ação do prefeito Mateus Silva foi renegociar dívidas com os fornecedores. No momento, estamos envolvidos na compra dos gêneros alimentícios de qualidade, que vão compor um cardápio balanceado e com alto valor nutricional, que contribua com o rendimento do aprendizado de nossas crianças e adolescentes”, disse Manu.
Outro intuito é promover melhorias na alimentação voltada às crianças com patologias e necessidades especiais alimentares. “Queremos estreitar o diálogo com os pais ou responsáveis para que seus filhos sejam atendidos da melhor maneira possível pela administração municipal, sem que precisem se preocupar em preparar alimentos para eles levarem para a escola”, afirmou.
A equipe técnica também estudará horários que beneficiem o aprendizado. “Tínhamos um projeto chamado “Acertando os ponteiros – Alimentação Certa na Hora Certa”, definido juntamente com as equipes gestoras das unidades escolares, que respeitava o horário de intervalos e aulas. Esse ajuste influi diretamente no rendimento dos alunos. Nossas ações serão para contribuir e somar com uma educação de excelência”, ressaltou.
Degustação
Nesta sexta-feira (14), a equipe de Supervisão Pedagógica foi convidada a degustar amostra de alguns alimentos apresentados por fornecedores, aos profissionais do setor de Alimentação Escolar.

#PraTodosVerem Saguão da Secretaria de Educação. Supervisores pedagógicos participam de degustação de alimentos que poderão entrar no cardápio da alimentação escolar (Divulgação/PMC)
O diretor do departamento disse que essa foi a primeira vez que os supervisores foram chamados a experimentar prováveis alimentos que serão servidos aos alunos.
“Acredito que os supervisores pedagógicos são um elo importante com a direção das escolas, além de multiplicadores. É importante considerar a opinião deles sobre a alimentação”, declarou Manu.
Secretaria de Comunicação Social
Fotos: Fernando Matos/PMC e Divulgação/PMC
Veja Também Recentes

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições neste sábado
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre neste sábado (19/4), às 10h, as exposições: “Edna Lins – Tributo”, uma homenagem em memória da artista; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de obras gravadas do artista espanhol

Estudantes aprovados para estágio são aguardados nesta semana em Caraguatatuba
Mais 92 alunos aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro são esperados até a próxima quarta-feira (2/4), das 9h às 10h30

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social
No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A