Pesquisar No Site
Banco de Leite Humano de Caraguatatuba faz apelo por novas doações
Banco de Leite Humano de Caraguatatuba faz apelo por novas doações
O Banco de Leite Humano de Caraguatatuba está com estoque reduzido de leite materno devido à diminuição de mães disponíveis para doação, fato comum nesse período de festividades e férias escolares.

#PraCegoVer: Responsável Técnica de Alimentos do Banco de Leite Humano de Caraguatatuba, nutricionista Lilian Gleicy Erlich, segura um frasco com leite materno doado (Foto: Divulgação/PMC)
Atualmente, o banco de leite coleta em média 10 litros de leite cru por mês e distribui cerca de 3,4 litros de leite pasteurizado, número abaixo do ideal para suprir as necessidades da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
O Governo Municipal de Caraguatatuba reforça a importância da captação de novas doadoras de leite materno para suprir a demanda de prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris, que atende as quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo.
A Responsável Técnica de Alimentos do Banco de Leite Humano de Caraguatatuba, nutricionista Lilian Gleicy Erlich, destaca que o leite materno é o melhor e mais completo alimento para os bebês. “Para os prematuros, é de suma importância. O leite materno contribui para o crescimento e desenvolvimento dos bebês, reduz o risco de diarreia e de alergias, além de contribuir para o ganho de peso e, consequentemente, o menor tempo de internação. Se amamentar é um ato de amor, doar o leite materno é um ato de amor ainda maior.”
O Banco de Leite Humano de Caraguatatuba é credenciado pela Rede Brasileira de Banco de Leite Humano – Fiocruz e tem por objetivo apoiar, promover e proteger o aleitamento materno como política pública em prol da saúde do binômio ‘mãe/bebê’ e toda a sociedade.
Para auxiliar as mães e facilitar o processo, as doações são coletadas no domicílio da doadora, uma vez por semana, pela própria equipe do Banco de Leite. Um litro de leite materno doado pode ajudar a salvar a vida de até 10 recém-nascidos por dia.
Localizado junto ao Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI), que fica dentro do prédio do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), o Banco de Leite Humano orienta que, para ser doadora, a mãe e o bebê devem estar saudáveis e o bebê com um ganho de peso adequado. A doadora deve realizar exames de sangue conforme protocolo da Rede Brasileira de Bancos de Leite.
Seja uma doadora
Mães que estão amamentando exclusivamente, com excesso diário de leite, clinicamente saudáveis e residentes em Caraguatatuba podem ser doadoras.
As interessadas em doar leite materno podem procurar a unidade do Banco de Leite, que funciona das 7h às 17h. O telefone para dúvidas é (12) 3897-3510.
Para facilitar a comunicação, o espaço também conta com um número de WhatsApp para fornecer orientações de modo remoto. O telefone de contato é (12) 99635-3917, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Secretaria de Comunicação Social 11/2/2025
Veja Também Recentes
Caraguatatuba é campeã invicta no Campeonato da Federação Paulista Regional de Basquete
A equipe masculina de basquete Sub-18 de Caraguatatuba conquistou, na última sexta-feira (2), o título do Campeonato da Federação Paulista Regional. Na decisão, disputada em Taubaté, os atletas caraguatatubenses venceram Guaratinguetá por 72 a 56 e encerraram a competição com 100% de aproveitamento. A campanha contou com sete jogos e
Mutirão de limpeza retira mais de 40 kg de resíduos da Praia do Porto Novo
Um mutirão de limpeza realizado na manhã da última sexta-feira (5), na Praia do Porto Novo, resultou na retirada de 40,6 quilos de resíduos da faixa de areia. Entre os materiais recolhidos estavam 300 bitucas de cigarro, 86 pedaços de isopor e centenas de itens plásticos descartados irregularmente. A ação
Nota Oficial – Serviço 156 indisponível
A Prefeitura de Caraguatatuba informa por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento que o Serviço 156 está indisponível, por apresentar erros na execução, impossibilitando o registro e o acompanhamento das solicitações dos munícipes. A Administração Municipal cobra providências da empresa responsável para que o serviço retorne funcionando
Inscrições para 10º Festival de Cinema “Curta Caraguá” encerram na próxima semana
Seguem abertas até a próxima quinta-feira (24/9) as inscrições para o Festival de Cinema “Curta Caraguá”. O festival, que neste ano chega à sua 10ª edição, reúne categorias estudantis e abertas, ampliando as possibilidades de participação e valorizando diferentes formas de criação audiovisual. As inscrições são gratuitas e podem ser
Segunda audiência pública da comunicação on-line da Prefeitura para CNPJs inscritos em Caraguatatuba será na próxima quarta-feira
O projeto de lei que institui o Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) no município será discutido em segunda audiência pública na próxima quarta-feira (30/9), às 18h, na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. O Legislativo promoveu o primeiro debate sobre o tema na última quarta-feira (23). A secretária de Fazenda, Hermínia Portes;
