Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove encontro regional com secretário de Turismo e Viagens do Estado
Caraguatatuba promove encontro regional com secretário de Turismo e Viagens do Estado
O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, promoveu um encontro entre prefeitos e lideranças do Litoral Norte, para debater o fortalecimento do turismo regional com a presença do secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena. A iniciativa reforçou a importância da integração regional para alavancar o setor, que é um dos pilares da economia local.
O evento contou com a presença da prefeita de Ubatuba, Flávia Pascoal, do prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, e dos secretários de Turismo de Ilhabela, Harry Finger (titular) e Ricardo Cretella (adjunto). Cada liderança teve a oportunidade de apresentar os projetos e desafios prioritários de seus municípios.
Mateus Silva destacou a importância do diálogo e da cooperação entre os municípios vizinhos. “Nosso litoral tem um potencial turístico extraordinário, por isso a importância de ações planejadas em conjunto, respeitando as especificidades de cada cidade. Projetos como o turismo náutico, por exemplo, precisam de uma abordagem integrada para trazer benefícios reais para toda a região”, enfatizou o prefeito.
O secretário Roberto de Lucena destacou o papel estratégico do turismo para o desenvolvimento regional e reforçou o compromisso do Governo do Estado em assegurar a continuidade dos convênios existentes. “A sinergia entre municípios e estado é essencial para que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e os projetos tragam resultados concretos”, afirmou. Lucena estava acompanhado de Aline Bernardo, diretora do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) e detalhou os trâmites administrativos necessários para a liberação de recursos.
Caraguatatuba em Foco
A secretária de Turismo de Caraguatatuba, Bianca Colepicolo, falou sobre três projetos com verba do Dadetur e contrapartida do município discutidos durante a reunião. Entre eles, a obra do Complexo do Mirante do Camaroeiro, inaugurada recentemente pela gestão anterior, mas que já apresenta problemas estruturais.
Outro ponto de preocupação foi o projeto de uma rua coberta, que enfrenta desafios devido à localização em uma área residencial e presença de galerias de escoamento de águas pluviais, colocando em risco o investimento de R$ 2,8 milhões por falta de planejamento técnico adequado. Também foram discutidas tratativas sobre o projeto do Centro de Convenções.
“O turismo é um pilar estratégico para Caraguatatuba, por isso precisamos de responsabilidade e planejamento para evitar desperdícios e garantir que cada obra traga resultados positivos para a população e para os visitantes”, ressaltou Bianca Colepicolo.
O prefeito de Caraguatatuba ainda acompanhou o secretário em visitas técnicas às obras do Complexo do Mirante do Camaroeiro e ao enrocamento da foz do Rio Juqueriquerê, inauguradas na gestão passada com verbas do Dadetur e que apresentam problemas estruturais ou estão inacabadas. “Fizemos questão de mostrar ao secretário Lucena o que foi feito com os recursos públicos. Erros de planejamento e decisões precipitadas, muitas vezes tomadas apenas para incluir nomes em placas de inauguração, prejudicam nossa cidade. Não compactuamos com essa prática e vamos trabalhar incansavelmente para que isso não volte a ocorrer em nosso município”, afirmou Mateus Silva.
O encontro contou com ainda com a presença dos vice-prefeitos Sérgio Braz (Caraguatatuba), José Reis (São Sebastião), do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Antonio Carlos Junior e dos vereadores Gislaine Oliveira (Dra. Lalá), Elizeu Onofre (Ceará da Adega) e José Eduardo (Duda Silva); vereadores sebastianenses Henriana Lacerda e Diego Nabuco e secretários municipais da região.
Texto: Secretaria de Comunicação
Foto: Gianni D’Angelo/PMC
Veja Também Recentes
Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, IPA e Tamoios realizam vistoria em área com risco de escorregamento na pista de chegada a Caraguatatuba
Equipe formada por representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Corpo de Bombeiros e Concessionária Tamoios realizaram vistoria em um morro com sinais de erosão, na Avenida Presidente Campos Sales, antes do supermercado Shibata, na pista de chegada ao município, na sexta-feira (11). De acordo
Show “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” é destaque no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 31 de outubro (sábado), às 19h, o espetáculo musical “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” com o trio A Bela e os Tenores. Os ingressos custam a partir de R$ 120, com opção de valor promocional mediante a doação de
Prazo da Avaliação Psicossocial on-line dos servidores da Prefeitura de Caraguatatuba é prorrogado
A Prefeitura de Caraguatatuba estendeu a Avaliação Psicossocial dos servidores públicos até dia 30 de setembro, no site https://encurtador.com.br/vuiV, por meio de um questionário on-line (Copenhagen Psychosocial Questionnaire Terceira Versão – COPSOQ-III). As respostas são anônimas e tratadas de forma agregada, sem identificação individual. Inicialmente, a Avaliação Psicossocial terminaria no
Caraguatatuba ganha projeção internacional com Mundial de Sambo de Praia e Brasil conquista quatro medalhas
Caraguatatuba recebeu o Campeonato Mundial de Sambo de Praia no último fim de semana, dias 12 e 13 de setembro. A competição ocorreu na Arena Nacional Serramar Parque Shopping e reuniu mais de 250 atletas, integrantes de delegações e comissões de 19 países. A competição marcou a realização, pela primeira
Congresso de Odontologia reúne participantes em Caraguatatuba e apresenta inovações à saúde bucal
Prevenção, tecnologia, reabilitação estética e inclusão estiveram entre os principais temas do 2º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal de Caraguatatuba no último fim de semana, 25 e 26 de setembro, no Teatro Mário Covas. Cirurgiões-dentistas, auxiliares, estudantes e demais profissionais interessados de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Cachoeira Paulista,
