Pesquisar No Site
Procon de Caraguatatuba fornece dicas sobre aluguel de casas na temporada de Verão 2024/2025

Procon de Caraguatatuba fornece dicas sobre aluguel de casas na temporada de Verão 2024/2025
Com chegada do verão (solstício às 6h21 do dia 21 de dezembro) muitas pessoas alugam um imóvel para passar as férias com familiares e amigos em Caraguatatuba.
Para se ter uma ideia, o Censo 2022 do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 134.875 habitantes em Caraguatatuba, mas até o outono (equinócio às 06h02 do dia 20 março), o município chega a receber o número de turistas e veranistas equivalente a oito vezes essa população.

#PraTodosVerem: Placa com anúncio de casas para aluguel na temporada e finais de semana (Fotos: Divulgação/PMC)
O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba faz uma série de recomendações para os consumidores não terem qualquer transtorno ao alugar uma casa para o descanso de Natal, Ano Novo, férias de janeiro e Carnaval.
O superintendente do Procon de Caraguatatuba, João Ricardo do Nascimento Machado, destaca a formalização do aluguel da casa. “Elabore um contrato com tudo o que foi tratado verbalmente, como dia de chegada e saída, nome e endereço do proprietário, valores, forma de pagamento, local de retirada das chaves, número de cômodos, vagas na garagem, distância da praia ou de comércios”, enumera.
O superintendente do Procon sugere uma pesquisa antecipada sobre a infraestrutura, acessos e pontos de referência da região do imóvel a ser locado. “Se possível busque informações na internet ou fale com pessoas conhecidas, e procure vistoriar a residência antes de fechar o contrato”, alerta. “No contrato deve constar o estado de conservação da mobília, relação de móveis, eletrodomésticos e louças disponíveis. Antes de deixar a casa verifique novamente o estado de conservação dos utensílios domésticos”, reforça.
Atento aos avanços da tecnologia, Machado fez algumas considerações sobre o aluguel online de imóveis. “Busque recomendações sobre a casa na internet, mas se o suposto dono do imóvel apresentar apenas filmagens ou fotos externas, desconfie. Peça uma chamada de vídeo ao vivo, mostrando os cômodos da casa”, previne.
De acordo com o superintendente do Procon, a locação temporária de casas é de no máximo três meses. “O pagamento de aluguéis e encargos pode ser requisitado antecipadamente ou em uma única vez. Peça comprovantes e guarde recibos, extratos bancários e outros documentos que atestem a negociação da residência”, alerta. “Em casos de dúvidas, falta de recibos ou mais detalhes sobre o imóvel não faça negócio”, finaliza.
Reclamação
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 13 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Engenheiro João Fonseca, 37 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3885-2350, e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
Veja Também Recentes

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
A seleção de futsal masculino de Caraguatatuba (sub-18) está classificada para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Os jogos ocorreram no último

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização