Pesquisar No Site
Escolas Municipais do Jetuba e Massaguaçu promovem degustação de pratos concorrentes no “Chef Caraguá 2024”

Escolas Municipais do Jetuba e Massaguaçu promovem degustação de pratos concorrentes no “Chef Caraguá 2024”
Nessa sexta-feira, as equipes de cozinheiras da EMEF Professor Auracy Mansano, no bairro Jetuba e da EMEF Professora Antônia Antunes Arouca, no Massaguaçu apresentaram os pratos que concorrem no “Chef Caraguá 2024”. Este ano, 17 unidades escolares participam.

#PraTodosVerem Prato “Carreteiro do Auracy” da EMEF Professor Auracy Mansano, no bairro Jetuba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Essa é a quarta edição do concurso que tem o objetivo de valorizar o trabalho e estimular a criatividade das cozinheiras escolares, além de promover uma alimentação saudável. A receita vencedora passa a integrar o cardápio da rede municipal de ensino no próximo ano letivo.
“O carreteiro do Auracy” foi o prato apresentado pelas cozinheiras do Jetuba. De acordo com a profissional Benedita Francisca Raimundo, a sugestão partiu do diretor da escola, Radoan Luiz Rodrigues.
“Gosto de cozinhar e para mim é uma diversão. Estava fazendo um arroz carreteiro com o que havia disponível em casa e tive a ideia de fazer o mesmo na escola. As cozinheiras compraram a ideia e criaram o “carreteiro do Auracy”, contou o diretor.

#PraTodosVerem Prato “Baião de Dois Kids” da EMEF Professora Antônia Antunes Arouca (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Além de Benedita também contribuíram para desenvolver a iguaria as cozinheiras, Daniela Dias Fernandes e Noemi Miriã Licarião dos Santos. “Pegamos a receita de um arroz carreteiro tradicional e adaptamos com os ingredientes que recebemos para fazer a alimentação dos alunos. Este ano, a carne escolhida foi o pernil, aí acrescentamos arroz, cenoura, brócolis, espinafre, tomate cereja, couve, sal, alho e cebola”, explicou Benedita.
A história foi bem diferente na EMEF Professora Antônia Antunes Arouca. Lá de 290 alunos, 160 rejeitam o feijão na comida. Aí, a mestre-cuca, Luciana Brito de Paula Sousa, teve a ideia de misturá-lo à receita “Baião de Dois Kids”, com a ajuda das colegas de profissão Suely da Silva Freire, Hellen Kellen de Andrade Belisário Sampaio e Diane Mendes Pereira Souza. O resultado foi um prato com arroz, feijão, couve, cebola, tomate cereja, alho e o pernil. “A nova receita foi muito bem aceita pelos estudantes. Isso é muito gratificante e é um dos motivos que gosto de participar desse concurso”, afirmou Luciana.

#PraTodosVerem Equipe do setor de Alimentação Escolar, equipe da empresa Verdemais, cozinheiras e equipe gestora da EMEF Professora Antônia Antunes Arouca (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Nos dias 21, 22 e 25, os alunos da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues vão experimentar os três pratos finalistas. Daí será classificado o 1º, 2º e 3º lugar.
Todas as 17 receitas foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por profissionais da área de nutrição e alimentação escolar da Secretaria de Educação e equipe da empresa terceirizada Verdemais. Cada uma é avaliada de acordo com originalidade, sabor, apresentação do prato, possibilidade de reprodução do preparo, valor nutricional e adequação ao público-alvo.

#PraTodosVerem Cozinheiras da EMEF Auracy Mansano, Daniela Dias Fernandes, Noiemi Miriam Licarion e Benedita Franciano Raimundo (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Serão premiadas as cozinheiras responsáveis pelas três melhores receitas classificadas pela comissão julgadora e avaliadas pelos estudantes. As unidades escolares finalistas receberão premiação e troféu pela participação.
O resultado será divulgado no dia 30, deste mês, em cerimônia no anfiteatro da Fundacc, Centro.
Veja Também Recentes

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Município trata de habitação, royalties e infraestrutura em agenda institucional em Brasília
Nesta terça-feira (29), representantes de Caraguatatuba participaram da Assembleia Geral da ABRAMT (Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural), em Brasília. A pauta abordou a recuperação das receitas de royalties do petróleo e gás, com destaque para decisões