Pesquisar No Site
6º Empreenda Caraguatatuba realiza formatura Empretec, maior programa de qualificação empreendedora no mundo
6º Empreenda Caraguatatuba realiza formatura Empretec, maior programa de qualificação empreendedora no mundo
O último dia do 6º Empreenda Caraguatatuba foi marcado pela formatura de 25 pessoas no Seminário Empretec, principal programa de formação de empreendedores do mundo. A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do seminário foi na noite deste sábado (26/10), na Praça da Cultura, no Centro.

#PraTodosVerem: Formandos do Seminário Empretec de 2024 segurando os certificados de conclusão, junto com o prefeito Aguilar Junior e o gerente regional do Sebrae do Escritório de São José dos Campos, Paulo Cereda (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O prefeito Aguilar Junior e o gerente regional do Sebrae do Escritório de São José dos Campos, Paulo Cereda, participaram do evento. Desde 2017, sete turmas concluíram o Empretec gratuitamente.
O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), promovida em cerca de 40 países, voltada para o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócio. No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae desde 1993. Em Caraguatatuba, a parceria foi com a Prefeitura, que custeou 100% do curso, sendo totalmente gratuito aos participantes.
De acordo com o Sebrae, empreender é acreditar no seu potencial. Ser um Empretec é dar o primeiro passo para uma jornada de sucesso e encontrar o empreendedor que está dentro de cada um.
O Empretec é definido como um seminário intensivo, destinado a aumentar o potencial da pessoa para gerir melhor o seu empreendimento ou para iniciar um negócio bem-sucedido.
Entre as atividades, os participantes aprenderam mais do que técnica de empreender. Os “empretecos” e “empretecas” descobriram seu perfil empreendedor, suas habilidades, desenvolveram suas capacidades e passaram por uma imersão de seis dias com desafios para despertar sua identidade empreendedora.
A metodologia Empretec (Empretec Training Workshop) trabalha características empreendedoras como busca de oportunidades em três conjuntos: Conjunto de Realização – busca de oportunidade e iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, correr riscos calculados; Conjunto de Planejamento – estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, e busca de informações; e Conjunto de Poder – persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança.
A empreteca do ramo do tráfego pago, Beatriz Rodrigues Danese, disse que se descobriu como empreendedora após a sua imersão no Seminário empretec. “Antes do Empretec, eu não reconhecia de fato como uma empreendedora, mas saí de lá falando: ‘Eu sou empreendedora e sei das minhas capacidades.’ Conheci muita gente na mesma sintonia que eu e percebi que não estava mais sozinha, tinha toda uma rede de apoio forte comigo”, reconheceu.
Para o prefeito Aguilar Junior, o Empretec é um curso que muda a vida das pessoas. “Essa é mais uma das oportunidades oferecidas pela parceria desenvolvida entre o Sebrae e a Prefeitura de Caraguatatuba nesses oito anos de governo. Formamos mais uma turma do Empretec que vai mudar positivamente a vida da cidade”, destacou.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba oferece 110 vagas de emprego nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba oferece 110 vagas de emprego nesta quarta-feira (2), para diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos são recebidos presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato deve consultar os requisitos
Mutirão de limpeza retira mais de 40 kg de resíduos da Praia do Porto Novo
Um mutirão de limpeza realizado na manhã da última sexta-feira (5), na Praia do Porto Novo, resultou na retirada de 40,6 quilos de resíduos da faixa de areia. Entre os materiais recolhidos estavam 300 bitucas de cigarro, 86 pedaços de isopor e centenas de itens plásticos descartados irregularmente. A ação
Últimos dias para inscrição no processo seletivo de 24 guarda-vidas em Caraguatatuba
Quem pretende trabalhar como guarda-vidas nas praias de Caraguatatuba durante a temporada de verão 2026/2027 deve ficar atento ao prazo. A Prefeitura oferece 24 vagas temporárias, com salário de R$ 2.169,89 e benefícios, e as inscrições entram na reta final neste mês. Pela internet, os interessados têm até o dia
Caraguatatuba leva vacinação a supermercados e outros pontos da cidade nesta sexta-feira
A Prefeitura de Caraguatatuba, pela Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira (4) mais uma ação de vacinação extramuros em locais de grande circulação de pessoas. As equipes estarão em três pontos da cidade com vacinas contra sarampo, febre amarela e influenza. No Supermercado Shibata, na Avenida Presidente Campos Sales, 297,
Cocanha Open de Beach Tennis reúne 344 atletas em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu no último fim de semana (22 e 23) a 6ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis, na Praia da Cocanha. A competição reuniu 344 atletas de diferentes cidades, que disputaram partidas em duplas ao longo de dois dias de confrontos. O torneio contou com 16 categorias, das
