Pesquisar No Site
UBSs de Caraguatatuba abrem neste sábado para coleta de preventivo, agendamento de mamografia e teste rápido

UBSs de Caraguatatuba abrem neste sábado para coleta de preventivo, agendamento de mamografia e teste rápido
Com objetivo de dar mais oportunidades às mulheres cuidarem da sua saúde, a Prefeitura de Caraguatatuba promove neste sábado (19), o ‘Dia D’ em alusão à Campanha Outubro Rosa. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h para coleta de papanicolau (preventivo), agendamento de mamografia e teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

#PraTodosVerem: Paciente durante consulta médica (Foto: Divulgação/PMC)
A Campanha Outubro Rosa tem como foco reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. É um mês totalmente dedicado à saúde da mulher, com diversas ações para orientar e encaminhar as mulheres na realização de exames preventivos, como mamografia e papanicolau.
Câncer de mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. É o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo. A mamografia é indicada para mulheres a partir de 40 anos de idade e deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Mulheres a partir dos 60 anos devem fazer o exame a cada dois anos.
A mamografia não é indicada para mulheres com menos de 40 anos, só se tiver alguma suspeita, pois o exame não consegue mostrar com nitidez toda a mama, por ela ser muito densa. O tecido mamário começa a mudar só a partir dos 40 anos. O que facilita a compreensão do exame e o diagnóstico de possíveis nódulos.
Câncer de colo do útero
Esse tipo de câncer, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção por alguns tipos de papilomavíurs humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes.
Entretanto, em alguns casos ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também papanicolau), indicado para mulheres acima de 21 anos de idade ou conforme a necessidade.
Teste rápido

#PraTodosVerem: Profissional fura dedo de paciente para teste rápido (Foto: Divulgação/PMC)
Os testes rápidos são práticos e de fácil execução, com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo. O resultado sai em, no máximo, 30 minutos. O teste deve ser feito regularmente e, principalmente, se a pessoa passou por uma situação de risco, como relação sexual sem proteção ou compartilhando objetos perfurocortantes.
Carreta da mamografia
No sábado também haverá na região Sul, a Carreta da Mamografia ofertada pelo Governo de São Paulo. O atendimento será das 8h às 12h e serão distribuídas 25 senhas, por demanda espontânea e ordem de chegada. Não é necessário ter agendamento prévio.
Pacientes com idade entre 50 e 69 anos deve apenas levar RG e cartão do SUS. Para mulheres entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos, é necessário apresentar o pedido médico, além do RG e cartão do SUS.
A Carreta está instalada no estacionamento da UPA Sul, no Perequê-Mirim, na Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, 297.
Veja Também Recentes

GCM de Caraguatatuba intercepta veículos clonados e caso de apropriação indébita em diferentes pontos da cidade
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registrou três ocorrências relevantes entre os dias 4 e 7 de julho em crimes como clonagem de veículos, adulteração de sinais identificadores e apropriação indébita. As ações foram desencadeadas a partir de alertas emitidos pelo Centro de Operações Integradas (COI). No dia 4 de

Caraguatatuba recebe 4ª edição do XTERRA com desafios esportivos em agosto
Entre os dias 15 e 17 de agosto, Caraguatatuba volta a receber a etapa do XTERRA, considerado o maior circuito off-road do mundo. Na 4ª edição consecutiva na cidade, o evento deve reunir atletas profissionais e amadores em provas de corrida em trilha (5 km, 10 km e 21 km),

Oficina literária “Entre Crime e Fantasia” com JP Schimidt é nesta quinta-feira com entrada gratuita
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quinta-feira (10/7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a oficina literária “Entre Crime e Fantasia” com JP Schimidt. A ação é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. A oficina combina métodos

Ponto De Cultura Odé da Mata realiza Festa de São João no Sítio Abra de Dentro neste sábado
O Ponto de Cultura Odé da Mata realiza neste sábado (19/7), a partir das 17h, mais uma edição da tradicional Festa de São João do Sítio Abra de Dentro, no bairro Pegorelli. O evento se consolidou como um marco cultural na cidade de Caraguatatuba – uma imersão em cultura, ancestralidade

“A Batalha da Rua Maria Antônia” é destaque desta sexta-feira na Videoteca Lúcio Braun
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui exibe nesta sexta-feira (4/7), às 19h, o filme “A Batalha da Rua Maria Antônia” na Videoteca Lúcio Braun com entrada gratuita. A classificação indicativa é 16 anos. Dirigido por Vers Egito, é um drama que mergulha no Brasil de 1968, em plena ditadura militar. O filme acompanha a jornada de