Pesquisar No Site
Parque Juqueriquerê registra diversas espécies de animais e atrai visitantes em Caraguatatuba

Parque Juqueriquerê registra diversas espécies de animais e atrai visitantes em Caraguatatuba
O Parque Natural Municipal Juqueriquerê, em Caraguatatuba, tem se destacado como um importante refúgio de biodiversidade em meio ao ambiente urbano. A novidade mais animadora é a presença de tatus, que geraram filhotes, ampliando ainda mais a diversidade de espécies que circulam na região.

#Pratodosverem: Pessoa segura um tatu
A área já tem novos moradores como o Guaxinim Norte-americano, conhecido como Mão-pelada, e o Quati. Além disso, não é incomum avistar esquilos, teiús, capivaras, tudo em uma área construída e administrada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com foco na preservação ambiental.
Inclusive, a preservação de espécies em parques naturais é fundamental não apenas para a manutenção do equilíbrio ecológico, mas também para a promoção de atividades de educação ambiental e lazer para a comunidade. As diversas espécies encontradas lá desempenham papéis essenciais nos ecossistemas, seja pela dispersão de sementes ou controle de populações de insetos, entre outras funções ecológicas.
O parque oferece oportunidades para a pesquisa científica e o monitoramento das mudanças ambientais, além de ser uma opção de lazer, com diferentes atividades em contato com a natureza tanto para crianças quanto para famílias, especialmente durante o verão.
As atrações mais populares do parque é o observatório de aves, onde os visitantes podem avistar diversas espécies, incluindo a ave símbolo de Caraguatatuba, a Saíra-sete-cores. Os seis comedouros estrategicamente distribuídos pelo local também aumentam as chances de encontrar diferentes espécies típicas da Mata Atlântica.
Além disso, tem ainda as trilhas interligadas que totalizam quase 1 km de extensão, permitindo que os visitantes explorem a diversidade da flora e da fauna. Desde a Trilha do Esquilo à Trilha do Teiú e da Capivara, os visitantes passam por uma experiência única.
Também é possível acompanhar as diferentes exposições realizadas frequentemente por lá, seja as exposições artísticas ou acadêmicas.
O parque fica localizado na Avenida José Herculano, 5.030, no bairro do Porto Novo e está aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e nos finais de semana e feriados, das 9h às 16h.
Veja Também Recentes

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população

Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).