Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba alerta para tempo seco e riscos de queimadas

Prefeitura de Caraguatatuba alerta para tempo seco e riscos de queimadas
O período de queimadas em Caraguatatuba tem gerado preocupação devido ao aumento dos incidentes. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, tem atuado de forma preventiva.
Uma das preocupações está relacionada ao tempo mais seco, que favorece que um pequeno foco de incêndio se alastre com facilidade, representando riscos à segurança dos moradores e à saúde pública.
Para combater esse problema, a cidade conta com a Lei N° 1.360 de 2007, que proíbe explicitamente as queimadas, especialmente aquelas relacionadas à queima de lixos e resíduos na área urbana. As Secretarias de Meio Ambiente e de Urbanismo têm intensificado a fiscalização, aplicando multas no valor de 200 VRM, equivalente a R$ 920, para quem desrespeitar a legislação municipal.
Entretanto, é importante ressaltar que a questão das queimadas é primariamente tratada pelo Estado, com o Corpo de Bombeiros responsável por atender às ocorrências. Os moradores podem e devem acionar o número de emergência 193 ao identificar focos de incêndio, colaborando com as autoridades na contenção dos danos.
Além dos impactos ambientais, que são evidentes, as queimadas representam sérios riscos à saúde da população, especialmente para aqueles que sofrem de problemas respiratórios. A fumaça liberada durante os incêndios contém elementos tóxicos que, quando inalados, podem causar desde irritações simples na garganta e nos olhos até complicações mais graves, requerendo cuidados médicos imediatos.
Os moradores também podem alertar a Prefeitura para casos de queimadas em áreas urbanas usando a Central 156. A Secretaria de Meio Ambiente, reforça para que as denúncias sejam realizadas com materiais que facilitem a identificação dos autores pelos fiscais.
Veja Também Recentes

Defesa Civil participa de simulado de acidente em túnel na Tamoios
Simulado na Tamoios testa resposta a acidentes com gás segunda (26) Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participou do 7º Simulado de Acidente com Produtos Perigosos promovido pela Concessionária Tamoios, na segunda-feira (26), 23h, no interior do maior túnel rodoviário do Brasil (Túnel ¾ – Antônio de Queiroz Galvão), na

Exposição apresenta fotos indígenas impressas artesanalmente com pigmento extraído do Jenipapo
Segue no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) até o dia 21/5, a exposição “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h às 18h. A artista apresenta uma seleção de obras,

Caraguatatuba abre inscrições para cursos gratuitos de Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos
A administração municipal de Caraguatatuba firmou uma parceria com a Escola Técnica Estadual (Etec) para oferecer gratuitamente os cursos Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos. São 20 vagas para cada curso com duração de pouco mais de 30 dias. As vagas fazem parte do programa ‘QB FIC’ (programa de

Festa de Santo Antônio movimenta Caraguatatuba com celebrações até 29 de junho
Caraguatatuba vive um dos momentos mais tradicionais de sua religiosidade popular com a 172ª edição da Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Promovida pelo Santuário Diocesano de Santo Antônio, a celebração segue até o dia 29 de junho, unindo fé, tradição e confraternização comunitária. Um dos pontos altos da

Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba conclui reforma de ponte de pedestres do Caputera
Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos terminaram nesta quinta-feira (12/6), a reforma da ponte sobre o Rio Santo Antônio que faz a ligação entre os bairros do Caputera e Ponte Seca, na Região Central de Caraguatatuba. O local está liberado para o trânsito de pedestres, após dois dias de interdição