Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba alerta para tempo seco e riscos de queimadas

Prefeitura de Caraguatatuba alerta para tempo seco e riscos de queimadas
O período de queimadas em Caraguatatuba tem gerado preocupação devido ao aumento dos incidentes. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, tem atuado de forma preventiva.
Uma das preocupações está relacionada ao tempo mais seco, que favorece que um pequeno foco de incêndio se alastre com facilidade, representando riscos à segurança dos moradores e à saúde pública.
Para combater esse problema, a cidade conta com a Lei N° 1.360 de 2007, que proíbe explicitamente as queimadas, especialmente aquelas relacionadas à queima de lixos e resíduos na área urbana. As Secretarias de Meio Ambiente e de Urbanismo têm intensificado a fiscalização, aplicando multas no valor de 200 VRM, equivalente a R$ 920, para quem desrespeitar a legislação municipal.
Entretanto, é importante ressaltar que a questão das queimadas é primariamente tratada pelo Estado, com o Corpo de Bombeiros responsável por atender às ocorrências. Os moradores podem e devem acionar o número de emergência 193 ao identificar focos de incêndio, colaborando com as autoridades na contenção dos danos.
Além dos impactos ambientais, que são evidentes, as queimadas representam sérios riscos à saúde da população, especialmente para aqueles que sofrem de problemas respiratórios. A fumaça liberada durante os incêndios contém elementos tóxicos que, quando inalados, podem causar desde irritações simples na garganta e nos olhos até complicações mais graves, requerendo cuidados médicos imediatos.
Os moradores também podem alertar a Prefeitura para casos de queimadas em áreas urbanas usando a Central 156. A Secretaria de Meio Ambiente, reforça para que as denúncias sejam realizadas com materiais que facilitem a identificação dos autores pelos fiscais.
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Alunos do 6º ano da EMEF Professor Auracy Mansano aprendem e se divertem com lançamento de foguete de garrafa pet
A quarta-feira (30/4) foi dia de aprendizado e diversão para os alunos do 6º anos da EMEF Professor Auracy Mansano, no Jetuba, zona norte de Caraguatatuba. As crianças tiveram aula com os professores Rafael Silva Nunes (Ciências) e Osias de Barros Anunciação (Ciências e Matemática) sobre como montar um foguete

Travessão recebe 1ª audiência pública do PPA 2026-2029 e LDO 2026 de Caraguatatuba nesta quinta-feira
A primeira audiência pública descentralizada do Plano Plurianual (PPA) de 2026 a 2029 e da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Caraguatatuba para 2026 será nesta quinta-feira (24/4), às 19h, na Emei/Emef Profº Alaor Xavier Junqueira, no Travessão. A apresentação das peças orçamentárias continua nas próximas sexta e

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.