Pesquisar No Site
Professores da rede municipal de ensino participam da segunda etapa do projeto Toninhas do Brasil
Professores da rede municipal de ensino participam da segunda etapa do projeto Toninhas do Brasil
Professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram nesta terça-feira (25), da segunda etapa do Projeto Toninhas do Brasil, que firmou uma parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), para integração de professores nos princípios da cultura oceânica.

#PraTodosVerem: Educadores de Caraguatatuba e integrante do Projeto Toninhas do Brasil em sala (Foto: Divulgação/PMC)
A capacitação foi realizada no prédio da Seduc, para professores da EMEF Professor Oswaldo Ferreira, do bairro Olaria (região centro/Norte), da EMEI/EMEF Prof. João Baptista Gardelin, do bairro Poiares (Centro) e do CIEFI Profª Antônia Ribeiro da Silva, no bairro Jardim Califórnia.
Desde 2023, quando foi firmada a parceria, o projeto vem focando em temas ligados à cultura oceânica através das Toninhas, oferecendo uma capacitação enriquecedora aos educadores da rede.
Os participantes também recebem um material pedagógico desenvolvido para a realização de atividades práticas em sala de aula. Um e-book para o curso e recursos de apoio online também são disponibilizados.
O curso é focado especialmente nos educadores do Ensino Infantil e Fundamental – Anos Iniciais da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, abrangendo desde professores até auxiliares de desenvolvimento infantil e profissionais de apoio. Não se limitando a Caraguatatuba, o projeto também alcança outras cidades.
Essa iniciativa está em sintonia com a agenda global voltada para os oceanos, que é uma prioridade da década.
Sobre o Projeto Toninhas do Brasil
Há mais de duas décadas, o Projeto Toninhas do Brasil, em colaboração com a Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e a Petrobras, tem trabalhado na conservação da toninha (Pontoporia blainvillei), um pequeno golfinho ameaçado de extinção no Atlântico Sul Ocidental. Através de uma equipe multidisciplinar, o projeto se destaca no cenário nacional e internacional pela sua dedicação à pesquisa e conservação dos pequenos cetáceos e ecossistemas marinhos.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba define programação de capacitações da Escola de Governo para 2026
Cerca de 30 servidores públicos responsáveis pelos setores de Recursos Humanos (RHs) das secretarias municipais da Prefeitura de Caraguatatuba conheceram às novas instalações da Divisão de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. A visita técnica, que integra o projeto “Encontro Mensal com os RHs”, foi realizada
OS da Saúde divulga primeira classificação do Processo Seletivo em Caraguatatuba
Foi divulgada a primeira classificação dos candidatos inscritos no Processo Seletivo Simplificado nº 01/2026 e está disponível para consulta no link Publicação Nº 6 – Primeira Classificaçao. A lista com as orientações das próximas etapas foi publicada pela Organização Social (OS) Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo
Prefeitura de Caraguatatuba suspende expediente no Carnaval e mantém serviços essenciais de plantão
As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não atendem ao público nos dias 16 e 17 de fevereiro, em razão da folga prolongada de Carnaval e das compensações de jornadas do Calendário Oficial de 2026 (Calendário Municipal). O expediente nos setores continua na Quarta-Feira de Cinzas (18/2), a partir do meio-dia.
Folia com responsabilidade: Caraguatatuba reforça prevenção e cuidado com a saúde durante Carnaval
Caraguatatuba entra no clima do Carnaval com foco na conscientização. Neste período, a Prefeitura reforça os cuidados com a saúde pública por meio de ação da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI). Entre os dias 13 e 16 de fevereiro, a UAMI leva informação, orientação e prevenção ao público
CAPSi amplia rede de cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou oficialmente na segunda-feira (2) o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) “Guaracy Alves de Alcântara”, unidade que integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS) e amplia o atendimento especializado em saúde mental para crianças e adolescentes no município. O
