Pesquisar No Site
Parque Natural Juqueriquerê recebe exposições acadêmica e artística

Parque Natural Juqueriquerê recebe exposições acadêmica e artística
O Parque Natural Municipal Juqueriquerê, em Caraguatatuba, recebeu duas novas exposições abertas ao público em sua instalação.

#PraTodosVerem: Mão segura vidro com espécies de crustáceos (Foto: Divulgação/PMC)
Uma delas trata-se da pesquisa que utiliza macroinvertebrados como bioindicadores da qualidade da água do Rio Juqueriquerê. Um projeto desenvolvido pelo graduado em Ciências Biológicas, Rickson Drobinich do Nascimento, e exposto em parceria com o Centro Universitário Módulo.
Em um olhar técnico para a saúde do Rio Juqueriquerê, a ferramenta principal não é a análise química, mas sim o estudo de criaturas aquáticas: os macroinvertebrados.
Essa classe inclui larvas de insetos, crustáceos e outros invertebrados extremamente sensíveis às mudanças no ambiente. Sua presença ou ausência, além da abundância de cada espécie, indica a saúde do ecossistema aquático.
A pesquisa, que já está em fase de apresentação dos resultados, analisou três diferentes pontos ao longo do Rio Juqueriquerê. Os pesquisadores encontraram mais de 2.900 indivíduos pertencentes a 21 famílias, incluindo algumas espécies pouco estudadas.
Exposição de cerâmica
Em outra sala, os visitantes poderão apreciar uma exposição que celebra a biodiversidade em um olhar singular da ceramista Claudia Canova.
Chamada “Entre as cores: da serra ao mar”, a mostra é uma parceria com a Fundacc, que traz à tona a importância dos pequenos seres vivos, muitas vezes ignorados, e a sua relação fundamental com o equilíbrio ecológico.
Com um olhar sensível e técnicas tradicionais, Canova transforma os insetos, como borboletas e besouros, em protagonistas de suas obras. Através de esculturas em cerâmica, a artista mostra a beleza e a fragilidade da vida em seus mínimos detalhes.
A técnica do Engobe, um método ancestral de coloração do barro, utilizado pelos povos originários e aprimorado pela artista desde 2013 em parceria com o Grupo Ubuntu Caraguá Ceramistas, confere um caráter único a cada peça. A queima em Raku, outra técnica tradicional, realça a beleza natural dos materiais e a singularidade da obra.
Ambas as exposições são gratuitas e abertas ao público em geral no Parque Juqueriquerê, que fica localizado na Avenida José Herculano, 5.030, no bairro do Porto Novo. O local funciona de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.
Veja Também Recentes

Estudantes aprovados para estágio são aguardados nesta semana em Caraguatatuba
Mais 92 alunos aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro são esperados até a próxima quarta-feira (2/4), das 9h às 10h30

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da