Pesquisar No Site
APAE de Caraguatatuba comemora 47 anos reunindo mais de 200 pessoas em cerimônia

APAE de Caraguatatuba comemora 47 anos reunindo mais de 200 pessoas em cerimônia
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Caraguatatuba comemorou no último sábado (18/5) 47 anos de existência, com uma cerimônia realizada na sede da entidade.

#PraTodosVerem: Público presente para acompanhar a cerimônia de comemoração pelos 46 anos
Mais de 200 pessoas estiveram presentes, entre elas os secretários dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo; de Educação, Karina Soares; e de Governo Allan Mattos, entre demais lideranças políticas e religiosas.
À frente da cerimônia, esteve a presidente da APAE, Ivone de Souza Miranda, que agradeceu a presença de todos, destacou o trabalho realizado pelos 77 funcionários e falou sobre o importante marco alcançado pela entidade. “O aniversário de 47 anos é importante para todas nós que somos mães. Mas a existência da APAE é uma vitória não só das mães, mas de toda a sociedade pois é uma entidade de todos”.

#PraTodosVerem: Presidente da APAE, Ivone de Souza Miranda, discursa
Os presentes puderam assistir a uma emocionante apresentação dos alunos, que cantaram e dançaram a música “Bênçãos que não têm fim”.
Para o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, a parceria entre Prefeitura e APAE é linda e rende frutos maravilhosos. “É um grande orgulho caminhar ao lado dessa associação tão forte e ativa, que tem uma longa história na transformação e na inclusão de vidas”.
História
A APAE deu início a suas atividades em 16 de maio de 1977 por um grupo da sociedade local e teve como presidente de sua primeira diretoria Dona Fernandina Rosiello, que presidiu a entidade até maio de 1978. Em seguida, tomou posse o médico Dr. João José de Sá Filho.
O município de Caraguatatuba foi o primeiro no Estado a implantar uma legislação própria tornando obrigatório o apoio à educação especial.
Ao longo desses anos, a APAE continua desenvolvendo o que preconiza a sua missão: promoção e articulação de ações de defesa de direitos; prevenção; orientações; prestações de serviços; e apoio a família, direcionado a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
A APAE atende pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtornos globais do desenvolvimento a partir dos 6 anos de idade, oferecendo programas socioeducacionais, programas TEA, assim como o programa Centro de Convivência (oficinas). Conta com equipe pedagógica especializada e multidisciplinar, atendendo 160 alunos e usuários com seus 77 funcionários.
Veja Também Recentes

Abertas Inscrições para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O processo de eleição para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre a partir do dia 22 de abril, para selecionar membros vinculados a associações ou entidades com atuação em proteção, conservação e educação ambiental. O Conselho Gestor atua como órgão

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação

Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 121 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.