Pesquisar No Site

Estado antecipa e Caraguatatuba inicia vacinação contra a febre amarela dia 25 de janeiro

Publicado em: 19/01/2018
WhatsApp Image 2018-01-18 at 17.24.59
Estado antecipa e Caraguatatuba inicia vacinação contra a febre amarela dia 25 de janeiro

A campanha de vacinação contra a febre amarela foi novamente antecipada pelo Governo do Estado de São Paulo. Com isso, o período de vacinação começa no dia 25 de janeiro e segue até 17 de fevereiro.

Cerca de 200 funcionários participarão da campanha, entre médicos, enfermeiros e auxiliares. Estudantes de enfermagem de escolas particulares participarão da ação coordenada pela Secretaria de Saúde.

Haverá ainda o Dia D da campanha de vacinação. As Unidades de Saúde de Caraguatatuba abrirão nos sábados (dias 3 e 17 de fevereiro).

Os idosos que procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a imunização não precisarão de recomendação médica. Segundo a Secretaria de Saúde, a triagem será realizada no momento da vacinação.

Vale lembrar também que, pacientes em tratamento contra o câncer ou que tenham alergia grave a ovo, lactantes amamentando crianças menores de seis meses, pacientes em tratamentos com drogas imunossupressoras, pacientes transplantados, crianças menores de nove meses e pessoas com alguma doença febril aguda não podem ser vacinados.

A vacina contra a febre amarela pode causar efeitos colaterais, porque o imunizante contra a doença possui o vírus vivo atenuado, que desaparece do organismo três semanas após a vacinação, em média.

Quando aplicada em um paciente com sistema imunológico sadio, a vacina irá provocar as células de defesa para que criem anticorpos contra a febre amarela. Isso significa que esse paciente, ao ser eventualmente picado por um mosquito infectado, terá os anticorpos necessários para combater o vírus.

Caraguatatuba não apresentou nenhum caso da febre amarela em sua forma silvestre (transmitida pelos mosquitos Haemagogus ou Sabethes, que vivem em área florestal), desde o início do surto no Brasil. Já a versão urbana da doença, não é notificada no país desde 1942.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas até o dia 19 de abril (sexta-feira), para estabelecimentos que queiram participar do 3º Festival Geek Games, a ser realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Serão

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/04/2024
Prefeitura realiza plantio de árvores nativas na nova Praça do Divino
Prefeitura realiza plantio de árvores nativas na nova Praça do Divino

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, entrega na próxima quarta-feira (1/5) as obras de reforma da nova Praça do Divino, no bairro Indaiá. Na última semana, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca realizou o plantio de 10 espécies de jerivás (palmeira nativa

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 29/04/2024
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre

Caraguatatuba se prepara para receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, agendado para os próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Núcleo Criativo Pratika Labs: Inovação e Criatividade para jovens artistas via Lei Paulo Gustavo
Núcleo Criativo Pratika Labs: Inovação e Criatividade para jovens artistas via Lei Paulo Gustavo

Projeto abrange audiovisual, jogos, games e animação. Inscrições seguem até dia 30 de abril  O Núcleo Criativo Pratika Labs está abrindo suas portas para jovens talentos interessados em explorar o vasto mundo do audiovisual, jogos, games e animação. Com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Fundacc, o projeto promete ser

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou esta semana a implantação de melhorias para a drenagem de águas pluviais na rua Itália Baffi, no bairro Massaguaçu, região Norte da cidade. As melhorias consistem na construção de uma caixa coletora de concreto, implantação de três tubos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 10/04/2024