Pesquisar No Site
Escola do Massaguaçu promove concurso de redação e desenho sobre cultivo do mexilhão

Escola do Massaguaçu promove concurso de redação e desenho sobre cultivo do mexilhão
A EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu, realizou com os estudantes dos 5º anos um concurso de redação e desenho, inspirados na produção da Fazenda Marinha de Mexilhão da Praia da Cocanha, localizada na região Norte de Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Diversos estudantes da Emei/Emef Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu, em pé em cima do palco durante o Prêmio Peão das Letras de Redação e Desenho 2024 “O cultivo do Mexilhão na Cocanha” com as medalhas de participação no concurso (Foto: Divulgação/PMC)
A entrega do Prêmio Peão das Letras de Redação e Desenho 2024 “O cultivo do Mexilhão na Cocanha” aos trabalhos vencedores ocorreu na última sexta-feira (3/5), na unidade escolar. Todos os estudantes receberam medalha de participação.
Idealizado pelo jornalista Régis Thiago, proprietário do Jornal Massaguaçu, e desenvolvido em parceira com a EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, o prêmio homenageia os aniversários da escola e de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba, celebrados em 17 e 20 de abril respectivamente.
O objetivo do Prêmio Peão das Letras de Redação e Desenho 2024 “O cultivo do Mexilhão na Cocanha” é incentivar a leitura e a escrita nos estudantes, conscientizar sobre a importância da cultura caiçara da região, bem como suas riquezas, compartilhamento de saberes e importância para o resgate de memórias e tradições.

#PraTodosVerem: Diversos estudantes da Emei/Emef Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu, em pé em cima do palco durante o Prêmio Peão das Letras de Redação e Desenho 2024 “O cultivo do Mexilhão na Cocanha” com as medalhas de participação no concurso (Foto: Divulgação/PMC)
Durante os meses de fevereiro, março e no início de abril, os estudantes e docentes realizaram diversas atividades em sala de aula como pesquisa, seminários, leituras, debates, criação de histórias em quadrinhos, ilustrações diversas, produções de texto sobre o tema. Alunos e alunas também assistiram a diversos vídeos, leram reportagens e notícias online, além de conhecer a Fazenda Marinha de Mexilhão da Praia da Cocanha.
A professora do 5º ano B, Ronilda Rodrigues, disse que o Projeto Peão das Letras possibilitou que os estudantes conhecessem um pouco mais sobre a preservação do meio ambiente marinho. “É de lá que muitas famílias caiçaras tiram o seu sustento e contribuem para o desenvolvimento da cultura e da economia local. Vários estudantes nem sabiam o que era mexilhão”, enfatizou. “Foi o desenvolvimento do projeto por meio de pesquisas, conversas com os familiares, vídeos explicativos que possibilitou a ampliação do conhecimento deles acerca do assunto. Em sala de aula, os estudantes realizaram seminários, ilustrações e escritas de textos sobre o assunto”, complementou.
Veja Também Recentes

Mais de 80 equipes disputam Copa da Criança de Futsal 2025 em Caraguatatuba
A Copa da Criança de Futsal 2025 começa no dia 11 de junho em Caraguatatuba com a proposta de incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. O torneio reúne equipes das cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, e será disputado nas categorias

Fazedores de Cultura representam Caraguatatuba no Revelando SP 2025
Com mais de 55 edições realizadas ao longo de quase três décadas, o Revelando SP, maior festival de economia criativa e cultura tradicional do estado de São Paulo, reúne a pluralidade da culinária tradicional, o artesanato, a música e as diversas manifestações da cultura popular regional. A Fundação Educacional e Cultural de

Governo atualiza dados de beneficiários do BPC na Casa de Repouso Clam em Caraguatatuba
A equipe do Cadastro Único do Governo Municipal esteve, na manhã desta quinta-feira (29), na Casa de Repouso Clam, no bairro Jardim Britânia, para atualização dos dados dos idosos contemplados com o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). A visita integrou as ações da Secretaria de Assistência Social voltadas à regularização

Ações da Guarda Civil de Caraguatatuba resultam em prisões, apreensões e recuperação de veículo
A Guarda Civil de Municipal (GCM) realizou diversas ações na última semana que resultaram em prisões, apreensões e recuperação de veículo. No dia 17 de maio, na região sul da cidade. Um homem conduzia uma motocicleta em alta velocidade e realizava manobras perigosas na Avenida José Herculano, quando desobedeceu a

Caraguatatuba garante plantão de serviços essenciais no feriado de Santo Antônio
As repartições públicas municipais de Caraguatatuba não funcionam na próxima sexta-feira (13/6), em razão do feriado de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O atendimento ao público recomeça na segunda-feira (16/6), no horário habitual de cada seção. Agentes de trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana monitoram as ruas