Pesquisar No Site
Escola do Massaguaçu promove concurso de redação e desenho sobre cultivo do mexilhão
Escola do Massaguaçu promove concurso de redação e desenho sobre cultivo do mexilhão
A EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu, realizou com os estudantes dos 5º anos um concurso de redação e desenho, inspirados na produção da Fazenda Marinha de Mexilhão da Praia da Cocanha, localizada na região Norte de Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Diversos estudantes da Emei/Emef Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu, em pé em cima do palco durante o Prêmio Peão das Letras de Redação e Desenho 2024 “O cultivo do Mexilhão na Cocanha” com as medalhas de participação no concurso (Foto: Divulgação/PMC)
A entrega do Prêmio Peão das Letras de Redação e Desenho 2024 “O cultivo do Mexilhão na Cocanha” aos trabalhos vencedores ocorreu na última sexta-feira (3/5), na unidade escolar. Todos os estudantes receberam medalha de participação.
Idealizado pelo jornalista Régis Thiago, proprietário do Jornal Massaguaçu, e desenvolvido em parceira com a EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, o prêmio homenageia os aniversários da escola e de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba, celebrados em 17 e 20 de abril respectivamente.
O objetivo do Prêmio Peão das Letras de Redação e Desenho 2024 “O cultivo do Mexilhão na Cocanha” é incentivar a leitura e a escrita nos estudantes, conscientizar sobre a importância da cultura caiçara da região, bem como suas riquezas, compartilhamento de saberes e importância para o resgate de memórias e tradições.

#PraTodosVerem: Diversos estudantes da Emei/Emef Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu, em pé em cima do palco durante o Prêmio Peão das Letras de Redação e Desenho 2024 “O cultivo do Mexilhão na Cocanha” com as medalhas de participação no concurso (Foto: Divulgação/PMC)
Durante os meses de fevereiro, março e no início de abril, os estudantes e docentes realizaram diversas atividades em sala de aula como pesquisa, seminários, leituras, debates, criação de histórias em quadrinhos, ilustrações diversas, produções de texto sobre o tema. Alunos e alunas também assistiram a diversos vídeos, leram reportagens e notícias online, além de conhecer a Fazenda Marinha de Mexilhão da Praia da Cocanha.
A professora do 5º ano B, Ronilda Rodrigues, disse que o Projeto Peão das Letras possibilitou que os estudantes conhecessem um pouco mais sobre a preservação do meio ambiente marinho. “É de lá que muitas famílias caiçaras tiram o seu sustento e contribuem para o desenvolvimento da cultura e da economia local. Vários estudantes nem sabiam o que era mexilhão”, enfatizou. “Foi o desenvolvimento do projeto por meio de pesquisas, conversas com os familiares, vídeos explicativos que possibilitou a ampliação do conhecimento deles acerca do assunto. Em sala de aula, os estudantes realizaram seminários, ilustrações e escritas de textos sobre o assunto”, complementou.
Veja Também Recentes
Mais 28 estudantes têm oportunidades de estágio na Prefeitura de Caraguatatuba na próxima semana
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 28 aprovados de cinco cursos dos Processos Seletivos Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2025 e Complementar (01/2025) para se apresentar nas próximas segunda, terça e quarta-feira (6, 7 e 8/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às
Seguem abertas inscrições para 1º Startup Day do Litoral Norte neste sábado
Seguem abertas as inscrições para o 1º Startup Day do Litoral Norte, que será realizado no próximo sábado (21), no auditório do Instituto Federal São Paulo – IFSP Campus Caraguatatuba, entre 8h30 às 13h. Caraguatatuba foi escolhida entre 39 cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba para receber este encontro, junto
Arte e inclusão: Peça aborda autismo de forma lúdica nesta quarta Teatro Mario Covas
Caraguatatuba recebe nesta quarta-feira (8/4), no Teatro Mario Covas, em duas sessões, às 9h30 e às 14h, a peça teatral infantil “Ini Berê: Somos Todos Estrangeiros”, da Cia. Aya, do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e o ingresso pode ser retirado com até uma hora de antecedência. O
Caraguatatuba: Credenciamento para Festivais da Tainha e do Camarão segue até dia 5 de abril
Segue aberto o credenciamento da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) para artistas e fazedores de Cultura que tenham interesse em compor a programação artística dos Festivais da Tainha e do Camarão. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de abril, por meio do formulário https://tinyurl.com/2z7x97nj. Em 2026,
CRAS Barranco Alto promove workshop de chocolate e incentiva geração de renda em Caraguatatuba
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Barranco Alto promoveu, na última quinta-feira (9), um workshop de chocolate voltado às famílias atendidas pela unidade. A atividade, ministrada pelo gastrólogo Felipe Barreto, teve como objetivo incentivar o desenvolvimento de habilidades práticas que contribuem para a qualificação profissional e
