Pesquisar No Site
Escola do Massaguaçu promove concurso de redação e desenho sobre cultivo do mexilhão

Escola do Massaguaçu promove concurso de redação e desenho sobre cultivo do mexilhão
A EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu, realizou com os estudantes dos 5º anos um concurso de redação e desenho, inspirados na produção da Fazenda Marinha de Mexilhão da Praia da Cocanha, localizada na região Norte de Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Diversos estudantes da Emei/Emef Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu, em pé em cima do palco durante o Prêmio Peão das Letras de Redação e Desenho 2024 “O cultivo do Mexilhão na Cocanha” com as medalhas de participação no concurso (Foto: Divulgação/PMC)
A entrega do Prêmio Peão das Letras de Redação e Desenho 2024 “O cultivo do Mexilhão na Cocanha” aos trabalhos vencedores ocorreu na última sexta-feira (3/5), na unidade escolar. Todos os estudantes receberam medalha de participação.
Idealizado pelo jornalista Régis Thiago, proprietário do Jornal Massaguaçu, e desenvolvido em parceira com a EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, o prêmio homenageia os aniversários da escola e de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba, celebrados em 17 e 20 de abril respectivamente.
O objetivo do Prêmio Peão das Letras de Redação e Desenho 2024 “O cultivo do Mexilhão na Cocanha” é incentivar a leitura e a escrita nos estudantes, conscientizar sobre a importância da cultura caiçara da região, bem como suas riquezas, compartilhamento de saberes e importância para o resgate de memórias e tradições.

#PraTodosVerem: Diversos estudantes da Emei/Emef Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu, em pé em cima do palco durante o Prêmio Peão das Letras de Redação e Desenho 2024 “O cultivo do Mexilhão na Cocanha” com as medalhas de participação no concurso (Foto: Divulgação/PMC)
Durante os meses de fevereiro, março e no início de abril, os estudantes e docentes realizaram diversas atividades em sala de aula como pesquisa, seminários, leituras, debates, criação de histórias em quadrinhos, ilustrações diversas, produções de texto sobre o tema. Alunos e alunas também assistiram a diversos vídeos, leram reportagens e notícias online, além de conhecer a Fazenda Marinha de Mexilhão da Praia da Cocanha.
A professora do 5º ano B, Ronilda Rodrigues, disse que o Projeto Peão das Letras possibilitou que os estudantes conhecessem um pouco mais sobre a preservação do meio ambiente marinho. “É de lá que muitas famílias caiçaras tiram o seu sustento e contribuem para o desenvolvimento da cultura e da economia local. Vários estudantes nem sabiam o que era mexilhão”, enfatizou. “Foi o desenvolvimento do projeto por meio de pesquisas, conversas com os familiares, vídeos explicativos que possibilitou a ampliação do conhecimento deles acerca do assunto. Em sala de aula, os estudantes realizaram seminários, ilustrações e escritas de textos sobre o assunto”, complementou.
Veja Também Recentes

Seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade é encerrada em Caraguatatuba
Com muita superação e determinação, os atletas da melhor idade de Caraguatatuba participaram da seletiva dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi) no município. A competição terminou nesta sexta-feira (11), com a modalidade ‘natação’, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas

Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
A seleção de futsal masculino de Caraguatatuba (sub-18) está classificada para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Os jogos ocorreram no último

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização