Pesquisar No Site
Caraguatatuba inicia em fevereiro vacinação contra a febre amarela
Caraguatatuba inicia em fevereiro vacinação contra a febre amarela
Caraguatatuba é um dos cinquenta e dois municípios do estado de São Paulo que participará da campanha de vacinação contra a febre amarela em dose fracionada, que vai do dia 3 ao dia 24 de fevereiro, das 7h30 às 16h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Fotos: Luis Gava/PMC
No primeiro e no último dia da campanha (ambas no sábado), as UBSs estarão abertas a partir das 8h e farão a aplicação da vacina até às 17h, num grande mutirão de imunização para a população.
A vacina poderá ser aplicada em qualquer pessoa que tenha mais de nove meses de idade, exceto gestantes, mulheres em período de amamentação, menores de seis meses e pessoas alérgicas a ovo. A aplicação em idosos será realizada mediante autorização médica.
Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba, Helienne Santos, a vacina em dose fracionada tem a mesma eficácia que a dose integral. “A dose fracionada é uma forma de imunizar mais pessoas. Uma dose será dividida para cinco pessoas. O que muda é o período de proteção. Enquanto a dose integral imuniza por toda a vida, a dose fracionada imuniza por oito anos, sendo necessário realizar um reforço após esse tempo”, afirmou.
Em seu ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue. Por isso Helienne Santos alerta a população em relação aos cuidados necessários para evitar a proliferação da espécie.
“Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios. Qualquer recipiente como caixas d’água, latas e pneus contendo água são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados”, disse Helienne Santos.
Caraguatatuba não tem nenhum caso de febre amarela e foi escolhida para a campanha de vacinação por estar localizada em área de mata atlântica.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe I Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Caraguatatuba será sede do I Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que será realizado entre os dias 24 e 26 de julho, no Centro Universitário Módulo – Campus Martim de Sá. A entrada é gratuita e a inscrição pode ser realizada pelo link https://tinyurl.com/387tj7us. O
PAT de Caraguatatuba oferece 103 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (8). Ao todo, estão disponíveis 103 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Vigilância Sanitária apreende mais de 2,3 mil maços de cigarros irregulares em supermercado de Caraguatatuba
A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba apreendeu 2.370 maços de cigarros irregulares durante uma inspeção de rotina em um supermercado localizado na região sul do município. Os produtos, fabricados no Paraguai, não possuem registro ou autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), condição obrigatória para a comercialização no Brasil. Segundo
Agentes Comunitários de Saúde de Caraguatatuba passam a ter adicional de insalubridade em cima salário-base
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Prefeitura de Caraguatatuba passam a ter o adicional de insalubridade calculado sobre o salário-base. A mudança está prevista na Lei nº 2.821/2026, de autoria do Poder Executivo, que atualiza dispositivos da Lei Municipal nº 1.990, de 28 de novembro de 2011. Com a
CaraguaPrev faz prova de vida dos aniversariantes de julho até dia 31
Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) aniversariantes de julho podem fazer o recadastramento anual obrigatório até dia 31, das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev