Pesquisar No Site
Caraguatatuba inicia em fevereiro vacinação contra a febre amarela

Caraguatatuba inicia em fevereiro vacinação contra a febre amarela
Caraguatatuba é um dos cinquenta e dois municípios do estado de São Paulo que participará da campanha de vacinação contra a febre amarela em dose fracionada, que vai do dia 3 ao dia 24 de fevereiro, das 7h30 às 16h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Fotos: Luis Gava/PMC
No primeiro e no último dia da campanha (ambas no sábado), as UBSs estarão abertas a partir das 8h e farão a aplicação da vacina até às 17h, num grande mutirão de imunização para a população.
A vacina poderá ser aplicada em qualquer pessoa que tenha mais de nove meses de idade, exceto gestantes, mulheres em período de amamentação, menores de seis meses e pessoas alérgicas a ovo. A aplicação em idosos será realizada mediante autorização médica.
Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba, Helienne Santos, a vacina em dose fracionada tem a mesma eficácia que a dose integral. “A dose fracionada é uma forma de imunizar mais pessoas. Uma dose será dividida para cinco pessoas. O que muda é o período de proteção. Enquanto a dose integral imuniza por toda a vida, a dose fracionada imuniza por oito anos, sendo necessário realizar um reforço após esse tempo”, afirmou.
Em seu ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue. Por isso Helienne Santos alerta a população em relação aos cuidados necessários para evitar a proliferação da espécie.
“Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios. Qualquer recipiente como caixas d’água, latas e pneus contendo água são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados”, disse Helienne Santos.
Caraguatatuba não tem nenhum caso de febre amarela e foi escolhida para a campanha de vacinação por estar localizada em área de mata atlântica.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 5ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis com expectativa de 500 atletas
A Praia da Cocanha e a Arena Nacional, em Caraguatatuba, recebem entre os dias 22 e 24 de agosto, a 5ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis, um dos maiores torneios da modalidade no Litoral Norte. O evento promete reunir mais de 500 atletas de diferentes regiões do estado

Limpeza urbana ganha reforço em vários bairros de Caraguatatuba no início de agosto
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba começa o mês de agosto com a zeladoria dos bairros do Perequê-Mirim, Jardim Tarumãs, Travessão, Rio Claro, Barranco Alto, Porto Novo, Morro do Algodão, Tinga, Indaiá, Jardim Jaqueira, Ponte Seca, Jaraguazinho, Serraria (estrada), Cidade Jardim, Casa Branca, Jetuba, Capricórnio, Delfim Verde, Jardim do Sol

Piquenique Literário integra programação da Rua da Família neste domingo
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza neste domingo (17/8), das 10h às 13h, na Av. da Praia, no Centro, mais uma edição do Piquenique Literário, com diversas atividades. O encontro é gratuito e aberto ao público em geral – voltado

Caraguatatuba promove palestras sobre violência contra a mulher em escolas estaduais durante ‘Agosto Lilás’
Promovida pelo Centro de Referência na Saúde da Mulher, duas escolas estaduais no município recebem palestras educativas nos dias 18 e 21 de agosto, como parte da campanha ‘Agosto Lilás’, que marca a criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). As ações são voltadas ao público adolescente e

Dois Velhinhos Pelo Mundo participam da Quarta Literária nesta semana
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quarta-feira (6/8), às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, a Quarta Literária. Os convidados deste primeiro encontro são Júlio e Débora D’Zambê, conhecidos como Dois Velhinhos Pelo Mundo. Os multiartistas são professores de arte, músicos, atores e escritores.