Pesquisar No Site

Projeto ‘Saúde em Primeiro Lugar’ orienta 4 mil pessoas sobre prevenção de doenças e melhor qualidade de vida

Publicado em: 12/03/2024
Projeto ‘Saúde em Primeiro Lugar’ orienta 4 mil pessoas sobre prevenção de doenças e melhor qualidade de vida
Projeto ‘Saúde em Primeiro Lugar’ orienta 4 mil pessoas sobre prevenção de doenças e melhor qualidade de vida

O projeto “Saúde em Primeiro Lugar” desenvolvido pelo Instituto Sócrates Guanaes em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba já atendeu 4 mil pessoas com diversas oficinas sobre nutrição, fisioterapia e psicologia.

#PraTodosVerem: Oficina de nutrição (Foto: Divulgação/PMC)

O “Saúde em Primeiro Lugar” foi lançado em 2023 com atividades e orientações que visam a promoção da saúde, entre adolescentes, adultos e idosos, moradores e visitantes do Litoral Norte de São Paulo.

Para o mês de março estão programadas diversas atividades em grupo, oficinas terapêuticas, rodas de conversa, visitas domiciliares, entre outros, com pacientes do programa Melhor em Casa, do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), Lar São Francisco, Vila Dignidade e Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidades escolares.

As oficinas terapêuticas de nutrição são focadas em grupos de pessoas com diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado e desnutrição. O objetivo é orientar estas populações para que tenham melhor controle da doença e do quadro, também por meio da nutrição.

#PraTodosVerem: Idosa cantando no microfone durante oficina de musicoterapia (Foto: Divulgação/PMC)

Já as oficinas de fisioterapia oferecem aulas pilates e as de psicologia focam na interação social, controle da ansiedade e do estresse, por meio de grupos de musicoterapia.

O projeto também oferta grupos de gestantes para orientação sobre os benefícios do aleitamento materno exclusivo tanto para a saúde do bebê quanto para o aumento do vínculo entre mãe e filho.

O “Saúde em Primeiro Lugar” reitera o compromisso de oferecer serviços de promoção à saúde com atividades focadas na redução de riscos, abrangendo prioritariamente as áreas de nutrição e alimentação saudável, prática corporal e atividade física, prevenção e controle do tabagismo e redução da morbimortalidade nos diversos ciclos de vida.

A divulgação dos eventos é feita por profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caraguatatuba por meio de grupos de whatsapp e instituições parceiras no município.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Centro de Especialidades Sul retoma atendimentos de reabilitação na próxima segunda-feira
Centro de Especialidades Sul retoma atendimentos de reabilitação na próxima segunda-feira

O Serviço de Reabilitação do Centro de Especialidades Sul, em Caraguatatuba, retoma as atividades a partir da próxima segunda-feira (4). Os pacientes que necessitam desse tipo de atendimento podem protocolar a solicitação direto na Unidade, localizada na Avenida José Herculano, 6560, no Porto Novo. Os serviços de fisioterapia traumato-ortopédica (fraturas

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/08/2025
26º Festival do Camarão começa com programação diversificada
26º Festival do Camarão começa com programação diversificada

Começou oficialmente na quarta-feira (16), o 26ª Festival do Camarão em Caraguatatuba com direito a gastronomia típica, atrações culturais e musicais na Praça da Cultura, no Centro. A programação completa está disponível. O evento é realizado até dia 27 de julho, tem entrada gratuita e funciona diariamente das 12h às

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 16/07/2025
Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 44 vagas em Caraguatatuba
Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 44 vagas em Caraguatatuba

O Banco de Alimentos de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, que será realizado no dia 5 de agosto, das 9h às 13h, na Videoteca Lúcio Braun, que está localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr.

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 12 - Consumo e produção responsáveis Publicado em 30/07/2025
Primeiro evento de fisiculturismo para iniciantes reúne amantes da modalidade em Caraguatatuba
Primeiro evento de fisiculturismo para iniciantes reúne amantes da modalidade em Caraguatatuba

Caraguatatuba foi palco, no último sábado (26), de um marco inédito para o universo do fisiculturismo no litoral norte: o primeiro campeonato estreante da WBBF-SP (Federação de Fisiculturismo do Estado de São Paulo), realizado no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A iniciativa da federação, confederada nacional e internacionalmente há

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/07/2025
Adolescente denuncia estupro em Caraguatatuba - Caso mobiliza GCM Polícia Civil e Conselho Tutelar
Adolescente denuncia estupro em Caraguatatuba – Caso mobiliza GCM Polícia Civil e Conselho Tutelar

Um caso de suposto estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Civil na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e segue em investigação. Segundo a Guarda Civil, uma viatura realizava patrulhamento nas imediações

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 10/07/2025