Pesquisar No Site
Fortes chuvas atingem Caraguatatuba com acumulados de 120 mm em menos de seis horas

Fortes chuvas atingem Caraguatatuba com acumulados de 120 mm em menos de seis horas
Fortes chuvas atingiram Caraguatatuba na noite de terça-feira (20) no período de aproximadamente 3 horas.

#PraTodosVerem: Ambulância do Samu resgata pessoa idosa (Foto: Divulgação/PMC)
Pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) chegou a registrar acumulados de 121 milímetros em 6 horas na região do Rio Claro e 95,4 milímetros na Fazenda Serramar.
Os bairros que apresentaram pontos de alagamento foram: Pegorelli, Perequê Mirim, Travessão, Barranco Alto, Morro do Algodão, Brejinho, Rio Marinas, Golfinho, Pontal Santamarina, Aruan, Indaiá, Praia das Palmeiras, Centro, Martim de Sá, Olaria, Casa Branca, Olaria, Jetuba e Massaguaçu.
Durante a tempestade, a Defesa Civil do município precisou fazer o resgate de duas pessoas: uma moradora do bairro Pegorelli, encaminhada ao abrigo municipal da Instituição Restitui; e um homem, morador do bairro Balneário dos Golfinhos, que foi desalojado e encaminhado para casa de parentes, juntamente com um cachorro.
Também foram disponibilizados veículos prestando apoio aos moradores de pontos alagados.
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também fez a remoção de um idoso de 79 anos, morador da região do Perequê-Mirim, para a UPA Sul (Unidade de Pronto Atendimento).
Agentes da Defesa Civil continuam vistoriando as áreas alagadas e com risco de escorregamento como Rio do Ouro, Benfica, Sumaré, Cantagalo, Olaria, Casa Branca, Jardim Santa Rosa e Jetuba.
Alerta
A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu do Cemaden, às 19h10, um alerta indicando acumulados de precipitação de até 68 milímetros em 1 hora no município, com possibilidade de mais chuva nas horas seguintes.
Em seguida, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informou sobre chuva forte, com momentos de tempestade persistindo na região de Caraguatatuba.
Segundo a Defesa Civil do Estado, a chuva foi provocada por um sistema meteorológico na região Sul do Brasil, que mesmo assim, influencia a umidade no litoral paulista, causando fortes precipitações.
Previsão
De acordo com a Defesa Civil do Estado, a tendência é de que o tempo nesta quarta-feira tenha as mesmas características de terça-feira. À tarde, a combinação entre o escoamento de umidade sobre a região e o aumento gradativo das temperaturas, contribue para a formação e atuação de áreas de instabilidade atmosférica, criando condições para pancadas de chuva no litoral Norte. Como há possibilidade de intervalos com pancadas fortes, e há indicativo para acumulados diários expressivos, possíveis transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra não devem ser descartados.
Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Rompimento de adutora
A Sabesp informa que, devido às chuvas, houve o rompimento de uma adutora no bairro Massaguaçu, região Norte, causando o desabastecimento de água na região. Os reparos já estão sendo providenciados e a previsão é de que até às 16 horas o abastecimento seja restabelecido.
Veja Também Recentes

2º De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante é atração neste sábado em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional da Dança lembrado em 29/4, Caraguatatuba recebe no próximo sábado (26) o “2º De Ponta a Ponta”. A classificação é livre e o evento é gratuito. As apresentações serão realizadas em três pontos da cidade, Massaguaçu, Centro e Travessão. No Travessão a apresentação será às

GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Jovens nascidos em 2007 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
O prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) termina no dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos em 2024 (ano-base 2007), é obrigado a se alistar nas

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de