Pesquisar No Site

Disque Dengue atende 150 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça fiscalização com drones

Publicado em: 16/02/2024
Destaques
Disque Dengue atende 150 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça fiscalização com drones
Disque Dengue atende 150 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça fiscalização com drones

A Prefeitura de Caraguatatuba possui um canal de comunicação para atender denúncias da população sobre possíveis locais com foco do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, zika ou chikungunya. Até o momento, foram registradas 150 denúncias neste ano.

Em comparação ao ano passado, foram 53 denúncias, mas o Centro de Controle de Zoonoses faz um alerta à população quanto à procedência das denúncias. “Poça d’água, má conservação de terreno com acúmulo de água, entre outros, que não são considerados criadouros característicos, fazendo com que os fiscais atendam demandas que possam vir a atrasar outras denúncias procedentes”, destaca o coordenador, Guilherme Garrido.

Ele ainda destaca que a dengue se reproduz em água parada e limpa, onde a maioria dos criadouros estão dentro das casas, por isso, a importância de manter as lixeiras fechadas; colocar areia nos pratos de vasos de plantas; garrafas e baldes virados de cabeça para baixo; pneus limpos e em locais cobertos; caixa d’água sempre fechada e; se possível, e colocar água sanitária nos ralos duas vezes por semana.

Além disso, a Prefeitura tem adotado outras medidas de fiscalização com uso de drones para vistoriar imóveis e os que foram identificados com possíveis criadouros, principalmente piscinas, serão notificados pelo município. E caso não promovam a limpeza, podem ser multados.

Garrido reforça que o objetivo da Prefeitura não é multar e sim conscientizar os moradores da importância da limpeza periódica, para manter a saúde daquela família e dos munícipes que vivem ao redor.

#PraTodosVerem: Drone utilizado em fiscalização de imóveis fechados (Foto: Divulgação/PMC)

Caraguatatuba registrou até o momento 167 casos de dengue e nenhum óbito. No mesmo período do ano passado foram 14 casos e nenhum óbito, um aumento de mais de 1000%.

A Prefeitura tem feito sua parte com reforço das ações com vistorias e eliminação de criadouros em imóveis residenciais e comerciais da cidade, que registraram casos positivos, além de nebulização com inseticida. Além disso, agentes comunitários de saúde foram capacitados para orientar os moradores quanto à importância da limpeza e eliminação dos criadouros.

O secretário de saúde, Gustavo Boher, reforça a população que intensifique a limpeza, principalmente durante o verão, quando favorece o rápido desenvolvimento das larvas.

Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones (12) 3887-6888 ou 156.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atletas de Caraguatatuba conquistam oito medalhas na 2ª etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jitsu em Barueri
Atletas de Caraguatatuba conquistam oito medalhas na 2ª etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jitsu em Barueri

Oito atletas de Jiu-Jítsu de Caraguatatuba participaram, no último sábado (24) da segunda etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jitsu da Federação Paulista (FPJJ), realizada em Barueri. A equipe retornou com um excelente desempenho e conquistou oito medalhas, cinco de ouro, uma de prata e duas de bronze. Todos os atletas

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 27/05/2025
Secretaria de Administração convoca mais 28 bolsistas do PEAD para reforço na limpeza urbana de Caraguatatuba
Secretaria de Administração convoca mais 28 bolsistas do PEAD para reforço na limpeza urbana de Caraguatatuba

Mais 28 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 são aguardados até a próxima quinta-feira (12/6), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro.  As repartições públicas municipais de Caraguatatuba não abrem na próxima

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 09/06/2025
Inscrições abertas para saída fotográfica no Entreposto de Pesca do Camaroeiro
Inscrições abertas para saída fotográfica no Entreposto de Pesca do Camaroeiro

O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza no dia 31 de maio (sábado), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. O ponto de encontro é o mirante da Pedra da Freira, no Centro.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/05/2025
Inicia curso gratuito de LIBRAS na Sepedi
Inicia curso gratuito de LIBRAS na Sepedi

Teve início na segunda (2), à noite, o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), gratuito, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), ao público em geral. As aulas para iniciantes tem a duração de três meses, com uma turma às segundas e outra

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 03/06/2025
Fundacc inicia audiências públicas da Política Nacional Aldir Blanc
Fundacc inicia audiências públicas da Política Nacional Aldir Blanc

As audiências públicas do 2º Ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) já têm data marcada em Caraguatatuba. Os encontros serão realizados de norte ao sul do município, para oportunizar a participação de todos. No dia 11 de junho às 18h será no Auditório do Instituto

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 27/05/2025