Pesquisar No Site
Prefeitura vistoria cerca de 7 mil imóveis em mutirão contra dengue e usa drone para fiscalizar casas de veraneio

Prefeitura vistoria cerca de 7 mil imóveis em mutirão contra dengue e usa drone para fiscalizar casas de veraneio
Para conter o avanço do mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou no último sábado (3/2) um mutirão de combate ao Aedes Aegypti com a mobilização de 300 pessoas.

#PraTodosVerem: Drone é utilizado em vistorias de casas de veraneio (Foto: Divulgação/PMC)
A ação fez parte do programa ‘Minha Família Sem Dengue’ e contou com a participação de servidores públicos e voluntários que visitaram e orientaram as residências da região central entre os bairros Martim de Sá e Jardim Primavera.
Os agentes conscientizaram os moradores sobre a importância de manter a casa limpa e livre de criadouros. Entre as dicas repassadas estavam manter as lixeiras fechadas; colocar areia nos pratos de vasos de plantas; garrafas e baldes virados de cabeça para baixo; pneus limpos e em locais cobertos; caixa d’água sempre fechada e; se possível, e colocar água sanitária nos ralos duas vezes por semana.
O principal objetivo da ação é fazer com que a população contribua para o controle e redução do número de casos de dengue, principalmente após o período do feriado de Carnaval, onde o município recebe visitantes de vários locais.
Em alguns casos, a Prefeitura de Caraguatatuba teve que utilizar drones para vistoriar imóveis e os que foram identificados com possíveis criadouros, principalmente piscinas, serão notificados pelo município. E caso não promovam limpeza, podem ser multados.
A moradora Maria Aparecida de Jesus, 58 anos, parabenizou a equipe da Prefeitura na fiscalização principalmente nas casas fechadas. “A gente faz a nossa parte, mas sabemos que tem gente que vem uma vez por ano na cidade e deixa a casa sem os cuidados”.
Outra ação importante do mutirão contra a dengue foi a Operação Cata Treco, onde os moradores de casas e prédios foram orientados a deixar materiais inutilizados em frente a rua para que os funcionários da Secretaria de Serviços Públicos recolham até esta segunda-feira (5/2).
Quem acompanhou o mutirão de perto foi o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior. “Temos visto inúmeros casos de dengue em cidades próximas e até mortes. Por isso, estamos nos mobilizando para conscientizar as pessoas. A Prefeitura fará sua parte, mas precisamos do apoio da população. Separe 10 minutinhos e verifique a sua casa o seu quintal. Isso fará toda a diferença”, comentou.
Caraguatatuba já registrou um aumento de 730% nos casos positivos de dengue, em comparação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, foram notificados 86 casos e em 2023, foram 11.
Veja Também Recentes

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Kits para Corrida de Aniversário da Cidade são entregues a competidores
A sede do Fundo Social de Caraguatatuba ficou lotada na manhã desta quinta-feira (17), para a entrega dos kits da Corrida de Aniversário da Cidade. Mais de mil corredores estão confirmados para a edição de 2025. A lista completa de inscritos está disponível no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,