Pesquisar No Site
CAPS-AD aborda sobre prevenção de álcool e drogas na adolescência para jovens do Cras Sul

CAPS-AD aborda sobre prevenção de álcool e drogas na adolescência para jovens do Cras Sul
A equipe do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) promoveu na manhã desta sexta-feira (19), palestra aos jovens referenciados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da região Sul, sobre prevenção ao álcool e às drogas na adolescência.

#PraTodosVerem: Jovens sentados assistem palestra de assistente social que está em pé na sala (Foto: Divulgação/PMC)
A palestra foi ministrada pela assistente social Vanda Ramos, no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (CIASC), no bairro Perequê-Mirim. Teve como objetivo trabalhar a temática do uso de álcool e outras drogas, apresentando os efeitos e as consequências para a vida dos jovens, na perspectiva da redução de danos.
Foram abordados assuntos como fatores de risco e de proteção; intervenção familiar e escolar na prevenção ao uso de substâncias psicoativas; identificação dos sintomas de quem está em uso de substâncias psicoativas e informações sobre o tratamento para dependência química disponibilizado pelo SUS e vigente no município.
O SUS garante o atendimento e acompanhamento para quem tem qualquer tipo de dependência química. A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada e tem papel fundamental na abordagem desses pacientes. A rede também conta com centros especializados nesse tipo de atendimento, como o CAPS-AD.
O CAPS-AD oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso de álcool e outras drogas e permite o planejamento terapêutico de cada paciente, com atividades que promovem integração do dependente químico na comunidade e no núcleo familiar.
O espaço conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, enfermeiro, médico clínico geral, psicólogo, psiquiatra e terapeuta ocupacional. Os atendimentos são individuais e em grupos, além de visitas domiciliares, atividades comunitárias de prevenção e cuidado à família.
O CAPS-AD é a porta aberta para acolhimento com técnico de referência de pessoas em sofrimento ao uso abusivo de substâncias químicas. Está localizado na Rua José Geraldo da Silva Filho, 297 – Perequê-Mirim, telefone (12) 3885-4600, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Veja Também Recentes

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.