Pesquisar No Site
ADIs e AAEs da rede municipal de Caraguatatuba participam de palestra sobre Divisão Disciplinar

ADIs e AAEs da rede municipal de Caraguatatuba participam de palestra sobre Divisão Disciplinar
A diretora da Divisão Disciplinar, Vera Albok, e a funcionária Elita Silva se reuniram com Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI) e Agentes de Apoio Escolar (AAE) nessa quarta-feira (20), na Secretaria de Educação, no Indaiá.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
O objetivo do encontro foi o de explicar o funcionamento da Divisão Disciplinar e do Programa de Recuperação e Valorização do Servidor (Provas).
O secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, deu boas vindas aos participantes, mostrou os kits com livros infantis que serão entregues nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e disse que a capacitação em 2018 para a categoria continuará.
Os presentes receberam orientações ético-disciplinares e uma cópia da descrição dos cargos de ADI e AAE com tarefas, atribuições e responsabilidades e do Estatuto do Servidor. Elita Silva ressaltou ainda que os interessados podem entrar em contato por email para esclarecer dúvidas.
Na sequência, a palestrante apresentou um vídeo sobre a importância da Primeiríssima Infância (0 a 3 anos) para a formação da linguagem, memória, controle do comportamento, sucesso na alfabetização e prevenção de doenças futuras como obesidade e diabetes.
“Vocês lidam com vários tipos de famílias com cultura, religião e situação socioeconômica diferentes. Então tem que haver compromisso e parceria de vocês com professores e equipe gestora para que as funções sejam bem desempenhadas. O trabalho dos ADIs e Aas é fundamental para a formação da criança e deve ser exercida com amor, zelo e responsabilidade”, ressaltou Elita.
Já Vera Albok explicou sobre advertência, suspensão e processo disciplinar em decorrência de situações distintas como uso insistente do celular durante o expediente, vocabulário inadequado, tom de voz, descumprimento do planejamento educacional, vestuário inapropriado, insubordinação, indisciplina, abandonar do local de trabalho, chegar atrasado ou sair mais cedo sem aviso prévio, entre outras questões.
“Anotem todos os fatos ocorridos com as crianças enquanto elas estão sob a responsabilidade de vocês. Se caiu, vomitou, cuspiu ou mordeu o coleguinha, enfim, cada detalhe é importante caso seja instaurado uma sindicância, mediante reclamação dos pais ou responsáveis”, observou a diretora.
A ADI da EMEI/EMEF Prof. Geraldo de Lima (Perequê-Mirim), Edy Leme, há cinco anos no cargo, disse que a reunião foi excelente para prestar esclarecimentos. A colega do CEI Profª Maria Elma Mansano (Tinga), Ariane de Lemos, que focará mais no relatório diário das crianças.
A diretora da Divisão Disciplinar ainda explicou como funciona o Programa de Recuperação e Valorização do Servidor (Provas).
O Provas tem o objetivo de diagnosticar e oferecer tratamento aos funcionários públicos acometidos pelo alcoolismo ou dependência química. O Provas tem duração de até 24 meses ou mais onde é disponibilizado grupo de apoio, tratamento psiquiátrico e psicológico.
O Programa foi criado pelo Decreto Municipal 260/2015 com alterações feitas pelo Decreto Municipal 267/2017. Participam junto com a CMPA e Divisão Disciplinar do Provas as Secretarias de Administração, de Desenvolvimento Social e Cidadania, Saúde, Esportes, Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e Fundo Social de Solidariedade.
Veja Também Recentes

Congresso técnico do torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo será nesta terça-feira (15)
Está marcado para esta terça-feira (15), o Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão. Todas as equipes inscritas estão convidas a participar do encontro, a partir das 19h, no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), localizado na Avenida

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Viajante das Marés” de Litiane Fernandez em maio
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, apresenta no dia 16/5 (sexta-feira), às 19h, a pré-estreia do documentário “Viajante das Marés”, de Litiane Fernandez. A sessão tem entrada gratuita e convida o espectador a um mergulho em um universo no qual a tradição é tanto bênção quanto fardo, e o mar é