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Inteligência Emocional, Liderança e Diálogo são temas de palestra para equipes gestoras na Secretaria de Educação de Caraguatatuba

Publicado em: 19/12/2017
Inteligência Emocional, Liderança e Diálogo são temas de palestra para equipes gestoras na Secretaria de Educação de Caraguatatuba

No último encontro do ano, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, equipe do Apoio Pedagógico e da Supervisão assistiram à palestra “Gerindo equipes vitoriosas nas Secretarias de Educação: Inteligência Emocional, liderança e diálogo” com o professor doutor, Walter Cipriano. O encontro ocorreu na segunda-feira (18), na Secretaria de Educação, no Indaiá.

Inteligência Emocional, Liderança e Diálogo são temas de palestra para equipes gestoras na Secretaria de Educação de Caraguatatuba (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

Formado em Filosofia, Teologia e Psicologia e doutor em Educação, Cipriano disse que o mais desafiador para uma equipe gestora é convencer os colaboradores do que é certo fazer do que simplesmente mandar. “Quem lidera é o primeiro a entrar e o último a sair”, disse.

“Escola é o exercício do diálogo com o estabelecimento de limites. É preciso treinar o olhar para enxergar além do superficial. Em educação o óbvio é sempre mais difícil de ser visto e entendido. A liderança começa na porta da escola. Para isso é necessário entender o limite de cada um. Entender a comunidade escolar. Outro ponto importante é o ambiente de trabalho, onde deve haver humanização e harmonia do espaço de trabalho. Temos que ter cuidado com a rotina da escola”, apontou.

O professor também chamou a atenção para a elaboração de um plano de educação para cada unidade escolar e sobre as mudanças provocadas pela tecnologia e mídias sociais. “Antes, o conhecimento era sólido, pronto e acabado. Hoje ele é líquido e tem que ter relevância social”, ressaltou.

Para Walter Cipriano o grande investimento tem que ser na Primeira Infância, já que ela é a base de tudo. “O mundo atual está criando crianças/adultos, ou seja, elas falam e se vestem como adultos, mas não têm a vivência e o emocional de um adulto. Quando crescem viram adultos/criança, ou seja, são adultos com atitudes infantis”.

Ele avalia que para fazer gestão tem que ter paciência. E acrescentou: “É acreditar que as pessoas podem melhorar. Quem não tem paciência, não faz gestão”.

Sobre gestão, o educador alertou que é diferente de fazer acordo: “O acordo te faz refém. Ouvir é um exercício difícil. Quem sabe ouvir tem força intelectual. A direção de uma escola é um exercício de estratégia e inteligência emocional. Já a coordenação é força intelectual, é dominar a situação olho no olho. Quem lidera é o primeiro a entrar e o último a sair. Quando pensamos em gestão na educação temos que pensar em deixar um legado”, afirmou.

Ao encerrar, Walter Cipriano foi categórico: “Ser ético é diferente de etiqueta. Para sermos éticos devemos perguntar para nós mesmos: Eu quero? Eu devo? Eu posso? Essas são as três perguntas essenciais para cuidarmos da vida coletiva e também para não sermos injustos com o outro”.

A diretora do CEI Célia Rocha Lobo, Irlândia Ramos, disse que a palestra foi revigorante. “Ouvimos o que precisávamos ouvir”, afirmou. Já o diretor da EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro, Raduan, avaliou que a palestra aguçou a reflexão dos gestores em saber lidar com alunos, professores e funcionários. “Todos são peças fundamentais na gestão da escola”.

A coordenadora pedagógica do CEI João Lino da Cruz, Tálita Sierra, concorda com os colegas: “Estou no primeiro ano nessa função e, às vezes, ficava angustiada e com dúvidas e pensando que era algo só meu. Mas aqui pude constatar que todos passam por isso no cotidiano. Tudo o que foi falado veio ao encontro da nossa realidade. Excelente encontro”.

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