Pesquisar No Site

Prefeito de Caraguatatuba presta contas na Câmara e anuncia mais R$ 120 milhões em obras de infraestrutura

Publicado em: 19/12/2023
Destaques
Prefeito de Caraguatatuba presta contas na Câmara e destaca ano desafiador por queda em receitas
Prefeito de Caraguatatuba presta contas na Câmara e anuncia mais R$ 120 milhões em obras de infraestrutura

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve na noite desta segunda-feira (18/12) na Câmara Municipal para realizar a prestação de contas anual, conforme previsto no inciso VII e artigo 49 da Lei Orgânica Municipal (LOM).

#PraTodosVerem: Prefeito realiza prestação de contas no plenário da Câmara de Caraguatatuba

Na oportunidade, Aguilar Junior apresentou um vídeo de 30 minutos com as principais ações da gestão, como a entrega de unidades escolares, leitos na Casa de Saúde Stella Maris, obras contra enchente, pavimentação de ruas, títulos da regularização fundiária, unidades habitacionais, equipamentos para idosos e pessoas com deficiência, além do atendimento e acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Ele destacou ter sido um ano bastante desafiador, principalmente porque começou com a maior chuva da história do Litoral Norte, em fevereiro deste ano.

“Graças ao nosso empenho e toda a equipe da Prefeitura não tivemos mortes. Estávamos diariamente no noticiário nacional em plena temporada e observamos o comércio e a rede hoteleira sofrer com as consequências da tragédia. Mas como em 1967, soubemos nos reerguer, fomos solidários com nossos irmãos de São Sebastião e Ubatuba e ainda iniciamos aquele que se tornou o ano do empreendedorismo, dos bons negócios e das novas oportunidades”, pontuou.

Aguilar Junior reforçou ainda a queda bruta de arrecadação em repasses federais e estaduais, o que provocou um aperto nas contas públicas.

“Tivemos queda de 55% no repasse do ICMS, 34% de royalties e 27% no repasse do FPM. Aí tivemos que adotar um decreto de contingenciamento, mas sempre apoiando e incentivando nosso comércio e a indústria do turismo, a maior geradora de empregos na cidade. E investimos mais que o constitucional na saúde e na educação, além da segurança mesmo sendo responsabilidade do Estado”, ponderou.

Aguilar Junior destacou ainda o fato de a cidade ter conquistado importantes prêmios em 2023, entre eles, da Urbam System, como a primeira cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte melhor para se investir. E a 16ª cidade do Brasil com políticas públicas para acolhimento aos idosos.

“Caraguatatuba vive um canteiro de obras, seja com intervenções da Prefeitura, do Governo do Estado, como também da iniciativa privada, principalmente na construção civil. Emitimos somente este ano mais de 1 mil novos alvarás”, cita.

O prefeito fez questão de frisar a importância do servidor público. “Tudo isso foi possível graças a um time empenhado, da parceria com o Legislativo e do trabalho incansável dos servidores públicos, aos quais anuncio uma reposição salarial de 8% a partir do começo do ano”.

E finalizou fazendo uma projeção para 2024, seu último ano de sua gestão. “Tenho convicção que vou trabalhar meu último ano com muito gás para garantir um futuro digno para o povo. Caraguatatuba vive uma nova realidade e tenho a certeza de que continuaremos crescendo para todos!”, finalizou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

gincana (2)
Gincana mobiliza estudantes e arrecada recicláveis em escolas de Caraguatatuba

A conscientização ambiental e o descarte correto de resíduos foram os temas centrais da gincana “Descarte Certo”, que mobilizou estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba entre os dias 18 de maio e 1º de junho. A iniciativa foi desenvolvida em parceria entre as secretarias de Educação (Seduc) e

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 03/06/2026
Com tema “Esporte é Direito”, Caraguatatuba tem programação especial no Dia do Desafio nesta quarta-feira
Com tema “Esporte é Direito”, Caraguatatuba tem programação especial no Dia do Desafio nesta quarta-feira

Movimentar o corpo, ocupar os espaços públicos e incentivar hábitos mais saudáveis. Com essa proposta, Caraguatatuba participa nesta quarta-feira (27), da edição 2026 do Dia do Desafio, campanha internacional voltada à promoção da atividade física e da qualidade de vida. Ao longo do dia, a cidade terá uma programação aberta

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/05/2026
CAPA
Caraguatatuba amplia eventos promovidos por empreendedores locais em espaços públicos

Empreendedores de Caraguatatuba passaram a contar com um modelo que permite a realização de eventos em espaços públicos do município. A iniciativa fortalece o comércio local, movimenta a economia e amplia as opções de lazer para moradores e turistas. Os eventos são organizados pelos próprios empreendedores e dependem de autorização

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 03/06/2026
Foto CAPA Bianca Castilho
Mulheres empreendedoras do Litoral Norte recebem dicas para concorrerem ao prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Quais negócios podem concorrer ao Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios 2026, como efetuar a inscrição, documentação, como realizar uma apresentação eficiente e eficaz por meio de um vídeo de dois minutos, necessário neste processo, foram os assuntos abordados na oficina “Trajetórias de Valor”,  ministrada pelos analistas de Negócios do Sebrae

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/05/2026
Defesa Civil de Caraguatatuba orienta estudantes sobre áreas de risco e prevenção de desastres
Defesa Civil de Caraguatatuba orienta estudantes sobre áreas de risco e prevenção de desastres

Alunos do 6º ao 9º anos do Instituto Educacional e Cultural Paideia participaram de palestra com o agente da Defesa Civil da Prefeitura de Caraguatatuba, Paulo Guilherme Freires da Silva, sobre as atividades do órgão no município na última sexta-feira (12).   A atividade foi realizada a pedido da escola

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 16/06/2026