Pesquisar No Site
Caraguatatuba possui 19 drogarias com medicamentos gratuitos do Programa Farmácia Popular

Caraguatatuba possui 19 drogarias com medicamentos gratuitos do Programa Farmácia Popular
O Programa Farmácia Popular do Brasil é promovido pelo Governo Federal para complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada.

#PraTodosVerem: Fachada de Farmácia com banner do Programa Farmácia Popular na cor vermelha e informações escritas em amarelo (Foto: Divulgação/PMC)
Além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, a população pode obter medicamentos gratuitos nas farmácias e drogarias credenciadas ao programa, para o tratamento de diabetes, asma, hipertensão, anticoncepção e osteoporose.
Também como forma de copagamento (desconto) é subsidiado medicamento para dislipidemia, doença de Parkinson, glaucoma, incontinência (fralda geriátrica), rinite e DM II + doença cardiovascular. Nesses casos, o Ministério da Saúde paga parte do valor dos medicamentos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia.
Em recente portaria nº 675, decretada pelo Ministério da Saúde de 7 de junho de 2023, beneficiários do Programa Bolsa Família tem gratuidade nos medicamentos de copagamento da Farmácia Popular, dentre eles, fraldas geriátricas.
Para a obtenção dos medicamentos e/ou fraldas geriátricas, o paciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pelo adesivo com a logomarca do Programa Farmácia Popular e apresentar os seguintes documentos: documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF e receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares.
Para aquisição de fraldas geriátricas para incontinência, é liberado apenas para pacientes com mais de 60 anos ou se possuir alguma deficiência. Deve apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso de fralda geriátrica, no qual conste, na hipótese de paciente com deficiência, a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID).
Segundo o Ministério da Saúde, Caraguatatuba possui 19 drogarias credenciadas que atendem o Programa Farmácia Popular. Para conferir clique aqui. Para saber quais são os 40 itens disponíveis pelo programa, acesse aqui
Veja Também Recentes

Atletas de Caraguatatuba conquistam títulos no Campeonato Brasileiro de BMX em Salvador
Jovens atletas de Caraguatatuba brilharam no Campeonato Brasileiro de BMX 2025, realizado no último fim de semana, em Salvador, na Bahia. Matheus Santos e Caio Garcia representaram o município e o estado de São Paulo e se destacaram entre os melhores pilotos do país com importantes resultados. No sábado (12),

Programa Praia Acessível terá ação diferenciada para adolescentes com transtorno do espectro autista
Adolescentes, entre 13 e 17 anos, com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), terão uma abordagem diferenciada para a prática de atividade física e recreativa dentro do programa Praia Acessível, realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Secretaria de Esportes e Recreação de

Alunos do Curso de Mecânica Automotiva Básica participam de aula prática em Caraguatatuba
Na aula de quinta-feira (17), do curso de Mecânica Automotiva Básica foi dia dos alunos colocarem a mão na massa. Os participantes conheceram peças desmontadas, que compõem os sistemas principais de um carro – direção, freios, motor e suspensão e também viram num automóvel modelo Corsa, onde estão cada uma.

Oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro” é na próxima terça-feira em Caraguatatuba
O Pontos MIS, programa do Museu da Imagem de São Paulo, em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza nesta terça-feira (5/8), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro”, com Luis Carlos Pavan. As vagas são limitadas e

Caraguatatuba promove palestras sobre violência contra a mulher em escolas estaduais durante ‘Agosto Lilás’
Promovida pelo Centro de Referência na Saúde da Mulher, duas escolas estaduais no município recebem palestras educativas nos dias 18 e 21 de agosto, como parte da campanha ‘Agosto Lilás’, que marca a criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). As ações são voltadas ao público adolescente e