Pesquisar No Site
Mais de 1,9 mil animais são encaminhados para castração pelo CCZ de Caraguatatuba neste ano

Mais de 1,9 mil animais são encaminhados para castração pelo CCZ de Caraguatatuba neste ano
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), possui o Programa de Controle Populacional, que é o encaminhamento de cães e gatos para castração. Até outubro deste ano, 1.933 animais já foram agendados para realizar o procedimento.

#PraTodosVerem: Veterinário do CCZ em atendimento a gato de cor clara (Foto: Divulgação/PMC)
O município possui convênio com 10 clínicas veterinárias credenciadas que realizam a prestação de serviços gratuitos à população no Programa de Controle Populacional.
Os interessados em participar do programa de castração devem aguardar abertura do agendamento, divulgado previamente no site da Prefeitura de Caraguatatuba. Depois de agendado, o proprietário deve comparecer ao CCZ, na data e horário marcado com o animal e apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de vacinação e de renda (Holerite, extrato da aposentadoria, comprovante do cadastramento ou folha de resumo do Cadastro Único – até três salários mínimos).
Antes da castração é implantado microchip no animal para identificar seu proprietário e o procedimento de implantação é realizado no Centro de Controle de Zoonoses. Somente neste ano, 2.228 animais foram microchipados. Após isso é feita avaliação do animal para efetuar o cadastro e o documento de encaminhamento às clinicas credenciadas no programa.
Os cães devem estar com guia, coleira e focinheira quando necessário e gatos em gaiolas e/ou caixas de transporte. Essas medidas evitam fugas e acidentes.
Outro serviço disponível no CCZ é a vacinação antirrábica, que fica disponível o ano inteiro para população. Até o momento, 2.650 animais foram vacinados neste ano.
O Centro de Controle de Zoonoses está aberto para orientações na Rua Ministro Dílson Funaro, 115, no Jardim Britânia, das 9h às 16h. Telefone para contato é (12) 3887-6888.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza 1º Festival de Vôlei Master Feminino com grandes jogos
O 1º Festival de Vôlei Master Feminino de Caraguatatuba reuniu atletas e equipes em uma celebração esportiva no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, o Cemug, no sábado (27). A organização ficou sob responsabilidade do professor Adriel e sua equipe, que garantiram a estrutura e o bom andamento da competição. Dentro

Espetáculo “Quanta Coisa o Lixo É” leva reflexão sobre sustentabilidade a alunos da rede municipal em Caraguatatuba
Olhinhos atentos e concentração redobrada. Os alunos do ensino fundamental 1 e 2 da EMEI/EMEF Prof.ª Maria Thereza de Souza Castro, no bairro Jetuba, tiveram um dia diferente e de muito aprendizado na terça-feira (7). Os estudantes acompanharam o espetáculo “Quanta Coisa o Lixo É”, que leva uma reflexão sobre

Feira do Rolo em Caraguatatuba é cenário da Saída Fotográfica deste domingo
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste domingo (28/9), das 9h às 13h, mais uma saída fotográfica. O cenário escolhido desta edição é a tradicional feira de rua do bairro do Tinga, conhecida popularmente como ‘Feira do Rolo’. O ponto

Teste físico seleciona 36 candidatos para curso de guarda-vidas temporários do verão 2025/2026 em Caraguatatuba
O teste de aptidão física (TAF) do processo seletivo simplificado para 24 Guarda-Vidas Temporários (GVTs) do governo municipal de Caraguatatuba reuniu 40 candidatos na última segunda-feira (22/9), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). No TAF, 36 candidatos se classificaram para fazer o curso de formação em GVT entre os

Cia. Paulicea de Teatro apresenta ‘Rio João’ e promove oficina de Produção Cultural neste sábado em Caraguatatuba
A memória viva do dramaturgo, diretor, ator e poeta João das Neves (1934–2018) chega a Caraguatatuba em forma de festa, música e resistência. O Polo Cultural do Travessão, na região sul da cidade, recebe o espetáculo ‘Rio João’, da Cia. Paulicea de Teatro, neste sábado (20/9), às 19h. A apresentação