Pesquisar No Site
Novos artesãos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima recebem alvarás de funcionamento

Novos artesãos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima recebem alvarás de funcionamento
A tão sonhada chave e o alvará de funcionamento foram entregues para 26 novos artesãos que ingressaram nos ateliês da Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (FEMAAC) da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, região central da cidade.

#PraTodosVerem: Artesã posa para foto com prefeito e secretários e segura chave e alvará (Foto: Divulgação/PMC)
Os beneficiados passaram por diversos processos, inclusive teste prático para comprovar a atividade de artesão. No alvará entregue constam todas as informações do permissionário e também o horário de funcionamento da feira, proposta sugerida pelos profissionais e que virou lei após ser aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Aguilar Junior.
Na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro, a FEMAAC terá atendimentos de sexta, sábado e domingo, das 18h às 22h. E também funcionará pelo menos uma quinta-feira no mês.
Os visitantes da FEMAAC podem encontrar trabalhos artesanais nas mais variadas técnicas de arte plástica e artesanato, inclusive artesanato identitário (com uso de conchas e escamas de peixes, palhas, fibras de coqueiros, reaproveitamento de materiais entre outros); tem também manualidades e souvenires; além das expressões culturais presentes como tererês, tranças raiz e tatuagem artesanal de henna.

#PraTodosVerem: Cerimônia de entrega, pessoas estão sentadas, enquanto prefeito faz abertura (Foto: Divulgação/PMC)
Para a artesã, Jussara Maria de Oliveira, a chave representa um troféu que recebeu como recompensa por todo seu trabalho. Ela realiza trabalhos manuais de crochê e vê como uma nova oportunidade para sua vida, já que é aposentada em outra profissão.
A mais jovem do grupo, Yasmim Roosevelt dos Santos, de 21 anos, trabalha com macramê, trança raiz e tererê. Segundo ela, ficou por um tempo na informalidade, expondo seus trabalhos na rua. “Estou muito feliz, pois agora tenho um ponto fixo e poderei atender melhor meus clientes e prosperar na minha área”, contou.
O prefeito Aguilar Junior disse que a Feira de Artesanato é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e com o diálogo com os artesãos, foi possível melhorar as condições de trabalho e oferecer um melhor atendimento aos visitantes, gerando mais renda aos permissionários.
A cerimônia também contou com a presença do secretário adjunto de Turismo, Rodrigo Tavano e do secretário da Fazenda, Nelson Hayashida.
Segundo a Secretaria de Turismo ainda nesta semana será aberto novo chamamento para preencher as vagas remanescentes, sendo publicado no Diário Oficial do Município.
Veja Também Recentes

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Viajante das Marés” de Litiane Fernandez em maio
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, apresenta no dia 16/5 (sexta-feira), às 19h, a pré-estreia do documentário “Viajante das Marés”, de Litiane Fernandez. A sessão tem entrada gratuita e convida o espectador a um mergulho em um universo no qual a tradição é tanto bênção quanto fardo, e o mar é

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas

Jovens nascidos em 2007 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
O prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) termina no dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos em 2024 (ano-base 2007), é obrigado a se alistar nas