Pesquisar No Site

Novos artesãos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima recebem alvarás de funcionamento

Publicado em: 30/10/2023
Novos artesãos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima recebem alvarás de funcionamento
Novos artesãos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima recebem alvarás de funcionamento

A tão sonhada chave e o alvará de funcionamento foram entregues para 26 novos artesãos que ingressaram nos ateliês da Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (FEMAAC) da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, região central da cidade.

#PraTodosVerem: Artesã posa para foto com prefeito e secretários e segura chave e alvará (Foto: Divulgação/PMC)

Os beneficiados passaram por diversos processos, inclusive teste prático para comprovar a atividade de artesão. No alvará entregue constam todas as informações do permissionário e também o horário de funcionamento da feira, proposta sugerida pelos profissionais e que virou lei após ser aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Aguilar Junior.

Na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro, a FEMAAC terá atendimentos de sexta, sábado e domingo, das 18h às 22h. E também funcionará pelo menos uma quinta-feira no mês.

Os visitantes da FEMAAC podem encontrar trabalhos artesanais nas mais variadas técnicas de arte plástica e artesanato, inclusive artesanato identitário (com uso de conchas e escamas de peixes, palhas, fibras de coqueiros, reaproveitamento de materiais entre outros); tem também manualidades e souvenires; além das expressões culturais presentes como tererês, tranças raiz e tatuagem artesanal de henna.

#PraTodosVerem: Cerimônia de entrega, pessoas estão sentadas, enquanto prefeito faz abertura (Foto: Divulgação/PMC)

Para a artesã, Jussara Maria de Oliveira, a chave representa um troféu que recebeu como recompensa por todo seu trabalho. Ela realiza trabalhos manuais de crochê e vê como uma nova oportunidade para sua vida, já que é aposentada em outra profissão.

A mais jovem do grupo, Yasmim Roosevelt dos Santos, de 21 anos, trabalha com macramê, trança raiz e tererê. Segundo ela, ficou por um tempo na informalidade, expondo seus trabalhos na rua. “Estou muito feliz, pois agora tenho um ponto fixo e poderei atender melhor meus clientes e prosperar na minha área”, contou.

O prefeito Aguilar Junior disse que a Feira de Artesanato é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e com o diálogo com os artesãos, foi possível melhorar as condições de trabalho e oferecer um melhor atendimento aos visitantes, gerando mais renda aos permissionários.

A cerimônia também contou com a presença do secretário adjunto de Turismo, Rodrigo Tavano e do secretário da Fazenda, Nelson Hayashida.

Segundo a Secretaria de Turismo ainda nesta semana será aberto novo chamamento para preencher as vagas remanescentes, sendo publicado no Diário Oficial do Município.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Cultura Popular e Religiosidade – 16ª Cavalaria do Divino reúne mais de 200 participantes
Cultura Popular e Religiosidade – 16ª Cavalaria do Divino reúne mais de 200 participantes

Foi realizada no domingo (25/5), a 16ª edição da Cavalaria do Divino, em Caraguatatuba. Aproximadamente 200 pessoas e mais de 120 cavalos e charretes participaram do evento, que integrou a programação de encerramento da 34ª Festa do Divino Espírito Santo – uma das principais manifestações religiosas do município. A concentração

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 26/05/2025
Reclamações de problemas financeiros e internet fixa dominam ranking de maio do Procon de Caraguatatuba
Reclamações de problemas financeiros e internet fixa dominam ranking de maio do Procon de Caraguatatuba

O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 677 procedimentos formalizados dos 1.372 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de maio. Desse total, 695 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de maio foi marcado por problemas com envio de produtos

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 11/06/2025
Com uma medalha de ouro, estudantes de Caraguatatuba se destacam na etapa regional dos Jogos Escolares do Estado
Com uma medalha de ouro, estudantes de Caraguatatuba se destacam na etapa regional dos Jogos Escolares do Estado

Os estudantes da EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá, e o estudante Luiz Arthur, da EMEF Ricardo Luques, na Praia das Palmeiras, representaram Caraguatatuba na etapa regional dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), na última semana. No dia 10 de junho, a equipe

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 16/06/2025
Usuários do CRAS Centro participam de passeio ao Parque Estadual Serra do Mar
Usuários do CRAS Centro participam de passeio ao Parque Estadual Serra do Mar

A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região central de Caraguatatuba promoveu, na tarde da última quarta-feira (28), um passeio ao Parque Estadual Serra do Mar com seus usuários. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, teve como objetivo proporcionar momentos de lazer, integração

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 29/05/2025
Caraguatatuba participa da 9ª Semana Nacional de Arquivos
Caraguatatuba participa da 9ª Semana Nacional de Arquivos

Dentro da 9ª Semana Nacional de Arquivos, que será realizada entre os dias 9 e 13 de junho, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove, por meio do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” e do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), uma série de atrações.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/06/2025