Pesquisar No Site
“A natureza e suas transformações” leva Prêmio FLUPP à CEI/EMEI Messias Mendes de Souza

“A natureza e suas transformações” leva Prêmio FLUPP à CEI/EMEI Messias Mendes de Souza
“A natureza e suas transformações” foi o tema do projeto da Professora Maria Djanice Alves, que recebeu o prêmio FLUPP de Educação, pela Fundação Lúcia e Pelerson Penido-FLUPP.

#PraTodosVerem : Menino observa com lupa uma raiz de batata doce colocada em pote com água (Foto: Divulgação/PMC)
Djanice é professora da CEI/EMEI Messias Mendes de Souza, no bairro Ipiranga, região central de Caraguatatuba.
O projeto desenvolvido pela professora junto aos alunos da 1ª Fase (4 a 5 anos de idade) ficou entre as 10 melhores experiências concorrentes e ela receberá uma viagem para um destino cultural ou ecológico, custeada pela FLUPP.
Os vencedores ainda concorrem à premiação “Experiência Destaque”, que será examinada por uma Banca de Avaliação, cujo prêmio pode chegar a R$ 6 mil para o 1º lugar.
A natureza e as crianças
A ideia de desenvolver o projeto “A natureza e suas transformações” foi desenvolvida a partir do hábito dos alunos de levar plantas e flores para a sala de aula. “Um desses raminhos levados pelas crianças floresceu depois de alguns dias dentro de um copo com água. Foi uma surpresa para todos. Mas surgiram as dúvidas: que planta é essa? Que cuidados ela exige?”
A partir daí, a professora começou a levar outras espécies de plantas e legumes como batata-doce, beterraba, inhame para serem colocados em água ou plantados. As experiências, segundo Djanice, foram crescendo e a turma começou a ganhar mais plantas.
“Eles gostam de tocar nas flores, de ver com uma lupa e também a olho nu. E começaram a perceber a diversidade de formas, tamanhos, tipos, coloração, triturar sementes, fazer trabalhos de recorte e colagem com as folhas”, conta ela. “Foi aí que nosso projeto deu mais um passo. Eu levei para eles alpiste para ser plantado em casa. E toda a experiência passou a ser desenvolvida individualmente, cada um fazendo suas observações a partir do plantio”.
Para Djanice, a experiência entre os alunos é gratificante e o prêmio é um reconhecimento do trabalho desenvolvido com amor. Ela conta que ainda não falou para os alunos sobre o projeto estar concorrendo ao prêmio para a “Experiência Destaque”. Ela espera poder dar mais essa alegria aos seus alunos, que continuam motivados a estudar a natureza e suas transformações.
Veja Também Recentes

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o