Pesquisar No Site

Outubro Rosa: Caraguatatuba promove ações e prevê realizar mais de 3,5 mil exames

Publicado em: 02/10/2023
Destaques
Caraguatatuba promove caminhada alusiva à Campanha Outubro Rosa na próxima segunda-feira
Outubro Rosa: Caraguatatuba promove ações e prevê realizar mais de 3,5 mil exames

Caraguatatuba inicia nesta segunda-feira (02), a Campanha Outubro Rosa para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Será um mês totalmente dedicado à saúde da mulher, com diversas ações para orientar e encaminhar as mulheres na realização de exames preventivos, como mamografia e papanicolau.

#PraTodosVerem: Profissionais de saúde em atendimento a uma munícipe (Foto: Divulgação/PMC)

A Secretaria de Saúde estima que sejam realizados 2 mil exames preventivos (papanicolau) e 1,5 mil mamografias durante todo mês e reforça que as mulheres procurem atendimento neste período de campanha, onde será montada uma força tarefa para atender todas que procurarem o serviço.

A Secretaria ainda destaca os números de que um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável.

Segundo o secretário de saúde, Gustavo Boher, alguns tipos de câncer, entre eles, o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais e detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade. “Por isso, a importância do exame como prevenção. Procure a UBS mais próxima e se informe sobre a campanha e faça o agendamento”, destacou.

#PraTodosVerem: Mulher está de costas durante exame de mamografia (Foto: Divulgação/PMC)

Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão com porta aberta, das 8h às 17h, para orientações, oferta de teste rápido para Sífilis e HIV/AIDS, agendamento para mamografia e papanicolau.

De 02 a 06 de outubro, durante o projeto Gabinete em Ação, no Perequê-Mirim, a Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto Sócrates Guanaes (ISG), estará com atendimento com enfermeiro, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, Delegacia da Mulher e cabeleireiro, para as mulheres que buscarem atendimento, além de agendar os exames de mamografia e papanicolau. Neste período, a UBS Ademir Reis, no mesmo bairro estará com atendimento em horário estendido até 19h, para atender todas as pacientes pré-agendadas.

No dia 7 de outubro (sábado), das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS): Perequê-Mirim (Maurício Borges), Porto Novo, Tinga, Sumaré e Massaguaçu estarão com coleta de papanicolau e agendamentos para mamografia.

De 9 a 20 de outubro, exceto finais de semana e feriado, a unidade móvel estará na Praça Ton Ferreira, no Centro, com serviços da Secretaria de Saúde e ISG, com porta aberta para coleta de papanicolau e diversos outros profissionais como nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, Delegacia da Mulher (dias 10, 16 e 17) e cabeleireiro (dias 16 e 25).

Os atendimentos não param. Nos dias 9, 10 e 11, as UBS dos bairros Perequê-Mirim (Ademir Reis) e Porto Novo estarão com atendimento estendido até 19h, para agendamento de exames e orientações diversas.

Para atender toda demanda de mamografia, o Centro de Referência da Saúde da Mulher, o Pró- Mulher abrirá aos sábados, para realização de exames, nas pacientes já agendadas.

E durante o 5º Empreenda Caraguatatuba, o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) estará em seu estande com atendimento multiprofissional às mulheres que passarem pelo evento.

Para marcar a Campanha, a Prefeitura irá iluminar o Morro Santo Antônio na cor rosa durante o mês de outubro, como forma de chamar atenção da população neste importante período.

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. É o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo.

A mamografia é indicada para mulheres a partir de 40 anos de idade e deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Mulheres a partir dos 60 anos devem fazer o exame a cada dois anos.

A mamografia não é indicada para mulheres com menos de 40 anos, só se tiver alguma suspeita, pois o exame não consegue mostrar com nitidez toda a mama, por ela ser muito densa. O tecido mamário começa a mudar só a partir dos 40 anos. O que facilita a compreensão do exame e o diagnóstico de possíveis nódulos.

Câncer de colo do útero

Esse tipo de câncer, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção por alguns tipos de papilomavíurs humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes.

Entretanto, em alguns casos ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também Papanicolau), indicado para mulheres acima de 21 anos de idade ou conforme a necessidade.

Dúvidas e informações procure a UBS de referência.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

VII Fórum de Aleitamento Materno segue com inscrições abertas até dia 12 em Caraguatatuba
VII Fórum de Aleitamento Materno segue com inscrições abertas até dia 12 em Caraguatatuba

Em alusão às ações do Agosto Dourado, Caraguatatuba vai promover o “VII Fórum de Aleitamento Materno: A Base da Sustentabilidade” no dia 15 de agosto. Os Interessados devem garantir a inscrição até a próxima terça-feira, dia 12, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/vii-forum-de-aleitamento-materno-a-base-da-sustentabilidade/3055275?share_id=copiarlink. O evento será realizado no auditório ‘Maristela de Oliveira’, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 06/08/2025
Quarta Literária com autora de ‘O Caiçarinha’ é atração na Biblioteca de Artes
Quarta Literária com autora de ‘O Caiçarinha’ é atração na Biblioteca de Artes

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza na quarta-feira (20/8), às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, um encontro literário com a escritora Beatriz Vaz e o ilustrador Adriano Art. O encontro é gratuito e é realizado em parceria com a Biblioteca Municipal Afonso Schmidt.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/08/2025
Guarda Civil de Caraguatatuba detém motorista com veículo clonado
Guarda Civil de Caraguatatuba detém motorista com veículo clonado

Um homem foi detido dirigindo um carro com sinais de identificação adulterados na noite de quarta-feira (13).  A ocorrência foi atendida pela Guarda Civil Municipal (GCM) durante patrulhamento preventivo no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba. Os agentes receberam um alerta do COI (Centro de Operações Inteligentes) que informou sobre a existência

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 14/08/2025
Secretaria de Serviços Públicos promove limpeza de vários bairros de Caraguatatuba no início de agosto
Limpeza urbana ganha reforço em vários bairros de Caraguatatuba no início de agosto

A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba começa o mês de agosto com a zeladoria dos bairros do Perequê-Mirim, Jardim Tarumãs, Travessão, Rio Claro, Barranco Alto, Porto Novo, Morro do Algodão, Tinga, Indaiá, Jardim Jaqueira, Ponte Seca, Jaraguazinho, Serraria (estrada), Cidade Jardim, Casa Branca, Jetuba, Capricórnio, Delfim Verde, Jardim do Sol

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 06/08/2025
Caraguatatuba reforça apoio à Pesca Artesanal em Audiência Pública
Caraguatatuba reforça apoio à Pesca Artesanal em Audiência Pública

Vinte e uma pessoas, entre pescadores e pescadoras da pesca artesanal de Caraguatatuba, participaram da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na última quarta-feira (13). O debate discutiu a adequação da atividade pesqueira artesanal às normas previstas na legislação, e a busca de soluções

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível Publicado em 15/08/2025