Pesquisar No Site
Prestação de contas da Secretaria de Saúde destaca mais de 14 mil consultas somente em especialidades neste ano
Prestação de contas da Secretaria de Saúde destaca mais de 14 mil consultas somente em especialidades neste ano
A Prestação de Contas do 2º Quadrimestre de 2023 da Secretaria de Saúde foi apresentada nesta sexta-feira (29), na Câmara Municipal, pelo secretário de Saúde, Gustavo Boher, juntamente da secretária adjunta, Derci Andolfo, e equipe técnica de diversos departamentos da Secretaria.

#PraTodosVerem: Plenário da Câmara com equipe da saúde e vereadores reunidos durante prestação de contas da Secretaria da Saúde (Foto Divulgação/PMC)
O presidente da Câmara de Caraguatatuba, Tato Aguilar e demais vereadores estiveram presentes e levaram suas considerações sobre os serviços prestados pela pasta.
A audiência pública é um instrumento de diálogo estabelecido com a sociedade para apresentação, fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde, oferecendo transparência, legalidade e legitimidade aos atos da Administração Pública.
A Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012 em seu art. 36 e 41 determina que seja elaborado relatório detalhado das ações e gastos com as despesas em saúde, referente ao quadrimestre anterior, estabelecendo limites dentro dos quais deverá ser apresentado o referido relatório, sejam eles, final dos meses de maio, setembro e fevereiro.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, destacou os investimentos feitos nos últimos anos pela gestão, sendo uma administração que investe recursos na pasta, prova disso, são os números de atendimentos de urgência e emergência e especialidades.
“Atualmente temos em média, 60 mil atendimentos médicos por mês nas UPAs, UBSs e Casa de Saúde Stella Maris. Nas especialidades, o AME que é do Estado, disponibiliza 1.333 consultas por mês, o Hospital Regional são 218 consultas por mês e a Prefeitura oferece 6.776 consultas médicas de especialidades por mês. É um número quatro vezes maior do que o governo estadual oferta. Por isso, reforço que é uma gestão municipal que se preocupa em melhorar a saúde do município”, destacou.
Em relação ao número de atendimentos foi apresentado que nos meses de maio a agosto deste ano, as três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) realizaram 82.620 consultas médicas de adulto e 29.747 de pediatria. Mais de 122 mil acolhimentos com a enfermagem foram realizados e 2.316 consultas odontológicas. Permaneceram em observação de até 24h, 1.435 adultos e 234 crianças.
A Secretaria de Saúde agendou 12.528 consultas no Centro de Especialidades Médicas do Centro e no Porto Novo; 5.331 no Ambulatório Médico de Especialidades (AME); 10 mil na Casa de Saúde Stella Maris; 872 no Hospital Regional do Litoral Norte e 303 pacientes foram encaminhados para consultas em outras cidades.
Além disso, foram agendados 7.708 exames na rede municipal, como mamografia, raio-X, densitometria óssea, entre outros. Para o AME, foram feitos 3.854 agendamentos; 4.472 para Casa de Saúde Stella Maris; 2.707 no Hospital Regional do Litoral Norte e 172 para outras cidades.
A Casa de Saúde Stella Maris teve 2.455 internações, sendo 272 eletivas e 2.183 de urgência. Dessas, 696 foram cirúrgicas, 639 médicas, 57 psiquiátricas, 701 obstétricas e 362 pediátricas. A unidade ainda realizou 17.207 consultas médicas de urgência e emergência no período. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram 757 pacientes adultos internados e 676 neonatal.
O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) realizou 2.981 consultas com ginecologista e 1.328 de pré-natal, 412 com a equipe de enfermagem, 85 com assistente social, 88 com nutricionista e 757 atendimentos psicológicos.
Na Atenção Básica foram 60.043 consultas médicas e 28.873 de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde.
A prestação de contas completa pode ser visualizada no canal do youtube da Câmara Municipal.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba conquista vice-campeonato da Liga Metropolitana de Basquete Feminino Adulta
Caraguatatuba conquistou o segundo lugar na Liga Metropolitana de Basquete Feminino, em competição realizada neste domingo (14), no SESC de Taubaté. Representando o município, as atletas Vitória, Waly, Jaqueline, Juliana, Larissa, Carolina, Catarina, Tamires, Javieira, Sabrina, Maria Eugênia e a capitã Thays demonstraram talento, determinação e espírito de equipe ao
“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” é na próxima semana em Caraguatatuba
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de e entidades socioassistenciais, parceiras no atendimento às pessoas com deficiência e as pessoas idosas de Caraguatatuba realizam mais uma edição do “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis”, na sexta-feira (3) a partir das 16h, na quadra do
PAT de Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (17). Ao todo, estão disponíveis 101 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Expediente da Prefeitura de Caraguatatuba encerra meio-dia nesta segunda-feira
A Seleção Brasileira de Futebol enfrenta o Japão, 2º colocado do Grupo F, na próxima segunda-feira (29/6), às 14h, no Estádio de Houston (Texas/EUA), pela 2ª fase do mundial (1/16 avos de final – eliminatórias). A disputa vale uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo dos Estados
Encontro na Sepedi reúne representantes da rede de combate à violência contra a pessoa idosa e a com deficiência
Dentro da programação da Campanha Junho Violeta, voltada ao combate à violência contra a pessoa idosa e a com deficiência – “Dignidade não tem prazo de validade”, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), reuniu representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde, do Conselho Municipal