Pesquisar No Site

Caraguatatuba é semifinalista em prêmio Braztoa com Vila Turística de Pescadores e Maricultores da Cocanha

Publicado em: 19/09/2023
Caraguatatuba é finalista em prêmio Braztoa com Vila Turística de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha
Caraguatatuba é semifinalista em prêmio Braztoa com Vila Turística de Pescadores e Maricultores da Cocanha

A Vila Turística de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha em Caraguatatuba concorre como semifinalista no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, uma iniciativa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, que conta com o apoio do Ministério do Turismo. A premiação é o principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil.

#PraTodosVerem: Fazenda de Mexilhão embaixo d’agua (Foto: Divulgação/PMC)

O projeto foi inscrito pela Secretaria Municipal de Turismo e nesta 11ª edição foram 98 inscrições válidas, e destas, 46 iniciativas apresentaram aderência aos princípios do prêmio e foram classificadas para a próxima etapa. O anúncio dos finalistas está previsto para o dia 20 de outubro.

Todas as iniciativas foram submetidas a um processo de verificação de elegibilidade e relevância que selecionou cases semifinalistas. A segunda fase de avaliação selecionará os finalistas do Prêmio Braztoa que serão convidados a participar da Convenção Braztoa no Espírito Santo.

O objetivo é incentivar, reconhecer e dar visibilidade para iniciativas que se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional no tripé social, ambiental e econômico, contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

A Vila Turística dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha atua no turismo de base comunitária, fundamentado na promoção da cultura caiçara e no desenvolvimento econômico pautado na proteção ambiental e dos fazeres e saberes tradicionais.

Sob a influência direta da Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Turismo, a Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) foi orientada para atuar pelo ordenamento do turismo, garantindo o uso racional dos recursos ambientais e a proteção da biodiversidade costeiro-marinha, que resultam na manutenção das funções sociais e culturais do território e em seu desenvolvimento sustentável.

Encontrou no turismo de base comunitária a possibilidade de gerar trabalho e renda complementar, especialmente importante em períodos de recuperação da produção ou de engorda dos moluscos. E, hoje, oferece mergulhos panorâmicos; passeios à Fazenda de Mexilhão da Vila (considerada a maior do Estado, sua produção em uma área de 36 mil metros quadrados pode chegar a 160 toneladas/ano); e organiza o Festival do Mexilhão.

A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, destaca que a Vila Turística da Cocanha tem tido um olhar muito especial da gestão como um polo importante do desenvolvimento da cultura caiçara, da sustentabilidade e da preservação ambiental, além de ser um vetor econômico para comunidade. “Estamos esperançosos em trazer esse prêmio para Caraguatatuba”, afirmou.

Mais informações sobre a Vila Turística dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha estão disponíveis no www.caragua.tur.br/atrativos-turisticos/de-base-comunitaria/.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Vôlei Adaptado de Caraguatatuba conquista prata e bronze no 2º Torneio da Amizade
Vôlei Adaptado de Caraguatatuba conquista prata e bronze no 2º Torneio da Amizade

As equipes masculina e feminina de Vôlei Adaptado 58+ e 68+ de Caraguatatuba participaram, no último sábado (26), do 2º Torneio Beneficente de Vôlei Adaptado – Torneio da Amizade, realizado no Centro de Apoio Educacional (CAE), no bairro Pontal da Cruz, em São Sebastião. A competição reuniu cerca de 300

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/10/2026
Peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” estreia em Caraguatatuba com entrada gratuita
Peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” estreia em Caraguatatuba com entrada gratuita

O Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, recebe nos dias 2 e 3 de outubro (sexta-feira e sábado), às 19h, a estreia da peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” com a palhaça Bizuka, interpretada pela atriz Gabriela Antonakis. A entrada é gratuita. Dirigida por Rafael Carvalho, a peça

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/09/2026
Caraguatatuba conta com 133 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira
Caraguatatuba conta com 133 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 133 vagas de emprego nesta quarta-feira (28), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 30/09/2026
Prefeitura de Caraguatatuba convoca estagiários de dois cursos do processo seletivo de 2026
Prefeitura de Caraguatatuba convoca estagiários de dois cursos do processo seletivo de 2026

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou dois aprovados  do Processo Seletivo Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários nº 01/2026 para se apresentarem até a próxima quarta-feira (16/9), das 9h às 12h e das 14h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 14/09/2026
Servidores eleitos na CIPA 2026/2027 da Prefeitura de Caraguatatuba tomam posse na próxima semana
Servidores eleitos na CIPA 2026/2027 da Prefeitura de Caraguatatuba tomam posse na próxima semana

A posse dos eleitos e indicados do poder público na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba da Gestão 2026/2027 será na próxima sexta-feira (18/9), às 14h30, na Secretaria de Educação, no Indaiá. O resultado definitivo da eleição on-line da foi publicado na Edição 1.972 do

Leia Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 11/09/2026