Pesquisar No Site
Usuários da APAE se apresentam em escolas estaduais e no IFSP de Caraguatatuba na programação do “Setembro Verde”

Usuários da APAE se apresentam em escolas estaduais e no IFSP de Caraguatatuba na programação do “Setembro Verde”
No mês de luta das pessoas com deficiência, o “Setembro Verde”, o grupo de dança “Passos Vibrantes”, formado por alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) fará apresentações nas escolas estaduais Mário Trombini e Benedita Pinto e no IFSP (Instituto Federal São Paulo) Campus Caraguatatuba.
O “Passos Vibrantes” é resultado de um projeto de dançaterapia da APAE liderado pela psicopedagoga, Roseli França, e tem como objetivo promover a interação social, física, mental, entre alunos e usuários da instituição, estimular a coordenação motora e ritmo, proporcionando aos participantes o autoconhecimento e o desenvolvimento da sua criatividade.
“Nossa intenção é que todos os usuários da APAE participem do projeto. A primeira apresentação desse grupo foi em maio, durante a comemoração dos 46 anos da associação. Levar esse trabalho aos alunos de outras escolas é demonstrar que as pessoas com deficiência são capazes de fazer tudo, dentro das limitações e do tempo deles”, afirmou França.
De acordo com a psicopedagoga, as duas escolas estaduais e o IFSP serão as primeiras a conhecer o resultado da dançaterapia com o “Passos Vibrantes”. “No mês passado, estive nessas instituições de ensino para palestrar aos alunos sobre o tema inclusão. Inclusão é um direito humano e uma responsabilidade de toda a sociedade. Agora, eles terão a oportunidade de verem, na prática, o que é inclusão”, disse.
O grupo “Passos Vibrantes” está aberto a convites das demais escolas da rede estadual e municipal como também de colégios particulares. Para mais informações e agendamentos, entre em contato com a APAE pelo telefone (12) 3883-2743.
“Setembro Verde”
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído, oficialmente, pela Lei nº 11.133/2005, com o objetivo de conscientizar a população de que as pessoas com deficiência devem ter seus direitos respeitados.
O dia 21 foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a ressaltar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos. A cor verde representa o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos.
Serviço
Apresentações do grupo “Passos Vibrantes: dia 18/9, às 9h, na Escola Estadual Mario Trombini (Jaraguazinho); dia 20/9, às 9h30, no IFSP Campus Caraguatatuba (Indaiá); e no dia 22/9, às 9h, na Escola Estadual Benedita Pinto (Casa Branca).
Veja Também Recentes

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Estudantes aprovados para estágio são aguardados nesta semana em Caraguatatuba
Mais 92 alunos aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro são esperados até a próxima quarta-feira (2/4), das 9h às 10h30

Corrida de Aniversário da Cidade reúne mais de mil participantes em Caraguatatuba
Choveu muito forte na tarde de sábado (19), em Caraguatatuba, mas o mau tempo não foi suficiente para impedir os mais de mil corredores a participarem de mais uma edição da Corrida de Aniversário da Cidade. Sob chuva, a largada ocorreu na Praça da Cultura, no centro. Os corredores seguiram

2º De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante é atração neste sábado em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional da Dança lembrado em 29/4, Caraguatatuba recebe no próximo sábado (26) o “2º De Ponta a Ponta”. A classificação é livre e o evento é gratuito. As apresentações serão realizadas em três pontos da cidade, Massaguaçu, Centro e Travessão. No Travessão a apresentação será às

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação