Pesquisar No Site
Oficina Atuação para Cinema é nesta quinta-feira
Oficina Atuação para Cinema é nesta quinta-feira
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) oferece, em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), a Oficina Atuação para Cinema com Vanise Carneiro, no dia 14 de setembro, às 18h, na Videoteca Lúcio Braun.
A atividade é gratuita e tem a duração de 4 horas. São 20 vagas para pessoas a partir de 14 anos e as inscrições podem ser feitas neste link https://forms.gle/2eqVrcH5obm5ME4z6 .
Atuação para Cinema é uma oficina prática, onde são realizados exercícios com câmera, gravação de cenas em duplas e grupos, introduzindo o trabalho do ator na linguagem audiovisual. Com ênfase na presença e organicidade da atuação para esta linguagem, a oficina apresenta um caminho de exposição do ator, de forma natural, não interpretativa. As dinâmicas propostas envolvem exercícios para trazer o ator para o momento presente (aqui e agora), estimulando sua disponibilidade corporal, sensorial e emocional e a conexão com o outro através da ampliação da escuta. Esse trabalho envolve também como educar o olhar para o entendimento da linguagem audiovisual, explorando a relação ator/personagem e as relações da atuação com outras áreas da criação: fotografia, roteiro, som, direção de arte etc.
Sobre a oficineira Vanise Carneiro é atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco e pesquisadora em cinema, cursou Bacharelado em Artes Cênicas pela UFRGS. Atuou em diversos espetáculos teatrais, curtas, longas-metragens e minisséries para TV. Por sua atuação em cinema e teatro recebeu diversos prêmios entre eles prêmio Açorianos e prêmio José Lewgoy de Melhor Atriz, foi também premiada nos festivais de cinema de Gramado, Brasília, Ceará e São Luís do Maranhão. Desenvolveu a pesquisa: Atuação para cinema – o trabalho do ator da preparação à filmagem, com bolsa de pesquisa do Fundo Municipal de Apoio à Arte de Porto Alegre. Nos últimos anos vêm ministrando oficinas de atuação e desenvolvendo o trabalho de preparação de elenco, com atores e não atores, para cinema. Vive em São Paulo desde 2011.
A Videoteca Lúcio Braun está localizada atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), no Centro de Caraguatatuba.
Projeto Cine Clube

A programação do Cine Clube em parceria com o Pontos MIS segue e as projeções serão ao ar livre, na Praça do Caiçara, às terças-feiras, sempre às 19h. Caso chova, será na Videoteca Lúcio Braun. A Praça está localizada atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC). A entrada é franca.
No dia 12, próxima terça-feira, tem a apresentação do filme Três Vidas e um sonho, com direção de Marcelo Galvão. A classificação é livre. Um documentário narrado por três mães que precisando superar todos os preconceitos criaram três filhos com síndrome de Down. Os filhos são personagens do filme “Colegas”, e foram capazes de realizar sonhos jamais sonhados por suas mães.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba é pódio na 2ª etapa do Circuito Grow Up Vale/Litoral
Atletas de Caraguatatuba participaram da 2ª etapa do Circuito Grow Up Vale/Litoral e garantiram presença no pódio em diferentes categorias da competição. O município foi representado desde as categorias infantis até a Master/Pro e terminou o evento como a cidade com maior número de atletas premiados. Na categoria infantil, Kennedy
Dia do Cinema Brasileiro: Fundacc lança 10º Festival Curta Caraguá na próxima sexta
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima sexta-feira (19/6), às 10h, no Auditório Maristela de Oliveira, o lançamento oficial do 10º Festival de Cinema Curta Caraguá 2026. A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever. O evento, que também celebra o Dia do Cinema
Inscrições abertas para “Trilha Formativa” do Caraguá a Gosto voltada a empresários que estarão no Festival Gastronômico
Os donos de restaurantes, bares, quiosques e lanchonetes do município empreendedores que pretendem participar do Caraguá A Gosto, ainda têm a oportunidade de se inscreverem para a “Trilha Formativa”, que terá início nesta terça-feira, às 15 horas, no Teatro Mario Covas, no bairro Indaiá. A “Trilha Formativa” para o Caraguá
Roda de Conversa reúne usuários do CRAS Centro na campanha “Junho Violeta” em Caraguatatuba
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) promoveram uma Roda de Conversa voltada ao combate à violência contra a pessoa idosa e a com deficiência – “Dignidade não tem prazo de validade”,
Caraguatatuba é pódio na Copa do Brasil de Tênis de Mesa em São José dos Campos
A equipe de tênis de mesa de Caraguatatuba teve participação de destaque na Copa do Brasil, realizada entre os dias 17 e 22 de junho, em São José dos Campos. O torneio reuniu mais de 800 atletas de diversas regiões do país e contou com representantes caraguatatubenses em diferentes categorias.