Pesquisar No Site

Setembro Amarelo: Caraguatatuba reforça importância da prevenção ao suicídio

Publicado em: 01/09/2023
Setembro Amarelo: Caraguatatuba reforça importância da prevenção ao suicídio
Setembro Amarelo: Caraguatatuba reforça importância da prevenção ao suicídio

A Campanha Setembro Amarelo inicia nesta sexta-feira (1º/9) para reforçar a prevenção ao suicídio, com o tema “Se precisar, peça ajuda!”. Caraguatatuba promoverá diversas ações para falar sobre o assunto.

#PraTodosVerem: Arte da Campanha com fundo amarelo escrito: Setembro Amarelo – Mês de Valorização da Vida. Se precisar de ajuda, disque 188 (Foto: Arte/PMC)

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde, em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, que estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. 

Para mudar esta realidade, Caraguatatuba possui uma estrutura ampla para atender e evitar estes casos. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, no bairro Sumaré, atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar.

Já no Perequê-Mirim, o município possui o CAPS-AD que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Destaca-se pelo trabalho especializado nesse grave problema humano e social, com estrutura e equipes próprias focadas nas questões de saúde relacionadas à dependência química.

E voltado ao atendimento de crianças e adolescentes, a cidade possui no bairro Jardim Primavera, o Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil, que é um passo a mais neste importante trabalho. Além do setor de reabilitação neuro infantil que fica no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Desde 2021, Caraguatatuba possui também o Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris, para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.

A Secretaria de Saúde reforça que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão abertas para atender qualquer pessoa que queira ajuda. Elas são a porta de entrada para qualquer atendimento.

O secretário de Saúde, Gustavo Boher, destaca que é muito importante falar sobre o assunto, para que as pessoas que estejam passando por algum momento difícil busque ajuda e tenha certeza que a vida é a melhor escolha.

A programação segue durante todo o mês com atividades nas UBS e nos equipamentos de referência. No dia 14 (quinta-feira), das 8h às 12h, haverá uma mesa redonda na Fundacc, com os profissionais da rede de Caraguatatuba. Qualquer pessoa pode participar.

No dia 30 (sábado), das 8h às 12h, a Secretaria de Saúde estará na Praça do Caiçara (Museu), com panfletagem e orientações à população.

Você não está sozinho, se precisar de ajuda, disque 188.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Alunos do 6º ano da EMEF Professor Auracy Mansano aprendem e se divertem com lançamento de foguete de garrafa pet
Alunos do 6º ano da EMEF Professor Auracy Mansano aprendem e se divertem com lançamento de foguete de garrafa pet

A quarta-feira (30/4) foi dia de aprendizado e diversão para os alunos do 6º anos da EMEF Professor Auracy Mansano, no Jetuba, zona norte de Caraguatatuba. As crianças tiveram aula com os professores Rafael Silva Nunes (Ciências) e Osias de Barros Anunciação (Ciências e Matemática) sobre como montar um foguete

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 30/04/2025
Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba

Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 29/04/2025
Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade

A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 28/04/2025
Jovens nascidos em 2007 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
Jovens nascidos em 2007 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho

O prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) termina no dia 30 de junho.  Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos em 2024 (ano-base 2007), é obrigado a se alistar nas

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2025
Município trata de habitação, royalties e infraestrutura em agenda institucional em Brasília
Município trata de habitação, royalties e infraestrutura em agenda institucional em Brasília

Nesta terça-feira (29), representantes de Caraguatatuba participaram da Assembleia Geral da ABRAMT (Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural), em Brasília. A pauta abordou a recuperação das receitas de royalties do petróleo e gás, com destaque para decisões

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 29/04/2025