Pesquisar No Site
Mais de 250 alunos da rede municipal recebem palestra sobre ‘Linha Sem Cerol’
Mais de 250 alunos da rede municipal recebem palestra sobre ‘Linha Sem Cerol’
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, continua sua campanha educativa ‘linha sem cerol’ com a realização da terceira palestra, nesta quarta-feira (30), na EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, no bairro Massaguaçu. A iniciativa já envolveu mais de 250 alunos desde o início das atividades no começo de agosto.
O principal objetivo do evento foi conscientizar os jovens estudantes sobre os riscos associados ao uso do cerol, linha chilena e outras linhas cortantes em pipas. A Prefeitura tem se concentrado nas escolas da rede municipal de ensino, priorizando as crianças como seu público-alvo, a fim de promover uma conscientização em larga escala e transformar os hábitos negativos relacionados ao uso de cerol e linhas cortantes.

#PraTodosVerem: Alunos do 4º ano da EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares recebem palestra sobre ‘Linha sem Cerol’ (Divulgação/PMC)
A palestra foi ministrada por Alex Catapani, fiscal de posturas da Secretaria de Urbanismo, e direcionada aos alunos das turmas dos 4° anos. Com sua experiência e conhecimento sobre o assunto, Catapani esclareceu os riscos envolvidos nesta prática, diferenciou os tipos de linhas e abordou a regulamentação que proíbe o uso dessas linhas cortantes em pipas. Além disso, foram compartilhados relatos de acidentes envolvendo linhas com cerol.
Durante a palestra, os alunos demonstraram grande interesse e contribuíram com comentários pertinentes, como Lívia de Sousa Santos, de 9 anos, que destacou o perigo das linhas enroscarem nas fiações dos postes públicos. “Essas linhas que cortam podem se enroscar nos fios dos postes também. Se a gente tentar pegar a pipa, acabamos tomando um choque.”, disse.
A utilização irresponsável de linhas cortantes pode resultar em consequências graves, como acidentes e até mesmo fatalidades. Por isso, a Prefeitura está empenhada em alertar toda a sociedade sobre os perigos envolvidos e encorajar a adoção de práticas mais seguras e responsáveis quando se trata da diversão com pipas.
Outros colegas também contaram que a palestra foi muito importante para aprender sobre os locais adequados para essa prática e como brincar de maneira saudável. Gustavo Francisco Cortes Amaral, de 10 anos, explicou que já sabia dos perigos da linha com cerol e, inclusive, contou a seu pai. “Já ensinei que não podemos usar o cerol, pois, além de machucar a nossa mão, também pode ferir outras pessoas”, explicou.
A palestra também foi bastante elogiada pelos alunos Wesley Lucas Cruz Nascimento, de 10 anos, Daniel Felipe de Matos Oliveira e Samara da Silva Rangel de Oliveira, ambos de 9 anos, todos estudantes do 4° ano C, que além de enaltercerem a importância do tema se comprometeram a repassar as informações adiante, alertando amigos e pais sobre a responsabilidade de soltar pipas com segurança.
A utilização irresponsável dessas linhas pode resultar em consequências graves, como acidentes e até mesmo fatalidades. A Prefeitura está empenhada em alertar toda a sociedade sobre os perigos envolvidos e encorajar a adoção de práticas mais e responsáveis.
A Secretaria de Urbanismo realizará uma última palestra no início de setembro, também na EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, para alunos do 5° ano. O evento está marcado para o dia 06/09.
A última etapa da campanha será a realização de um campeonato de pipa na cidade, que terá como objetivo reunir e promover a interação das crianças, jovem e até adultos, mostrando como o ato de soltar pipa pode ser divertido e seguro.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba conta com 113 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 113 vagas de emprego nesta segunda-feira (28), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba localiza suspeito de furtar dois celulares em laboratório da cidade
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi acionada por munícipes, na tarde de terça-feira (8), durante patrulhamento pela Avenida Prisciliana de Castilho, após informações sobre um furto cometido em um laboratório clínico da região. Segundo o relato, um homem teria subtraído dois celulares no estabelecimento e fugido a pé,
Prefeitura de Caraguatatuba capacita mais uma turma de servidores no curso de Excel Básico
A Escola de Governo da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba promove o Curso de Excel Básico – Aperfeiçoamento de Fórmulas para mais uma turma de servidores de todas nas secretarias nos dias 2, 9, 16 e 23 de outubro, das 9h às 12h, no Instituto Federal de São
Fórum de Educação Étnico-Racial fortalece ações conjuntas no Litoral Norte
Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (9), no Teatro Mario Covas, o 2º Fórum de Educação Étnico-Racial do Litoral Norte de São Paulo. O encontro reuniu profissionais das redes de ensino de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba para discutir práticas e políticas voltadas à equidade, diversidade e educação antirracista. Realizado pela
Porto Novo Night Run Caraguatatuba será realizada em dezembro
A Praça de Eventos do Porto Novo recebe, no dia 5 de dezembro de 2026, a segunda edição da Corrida de Rua Porto Novo Night Run Caraguatatuba. A prova terá percursos de 5 km e 10 km, nas categorias feminino e masculino. Com largada prevista para as 18h, o evento