Pesquisar No Site
Secretaria de Educação realiza Parada Avaliativa para traçar estratégias pedagógicas para rede municipal de ensino
Secretaria de Educação realiza Parada Avaliativa para traçar estratégias pedagógicas para rede municipal de ensino
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba realiza nas 58 unidades escolares do município a Parada Avaliativa 2023.
O objetivo do movimento é engajar todos (direção, supervisão, professores, funcionários, estudantes e pais/responsáveis) nas reflexões e ações que promovam uma escola de qualidade. Visa também ampliar o repertório sobre avaliação relacionando com os objetivos de aprendizagem e as habilidades em função das competências e matrizes de avaliação, bem como incorporando a autoavaliação às práticas escolares.
Segundo a secretária de Educação, Márcia Paiva, ao longo dos cinco anos, a rede municipal dedica uma semana do tempo letivo, de forma democrática, para discutir ações benéficas para cada modalidade de ensino, desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental.

#PraTodosVerem: Comunidade escolar recebe instruções e participa de Parada Avaliativa em unidade
“Após os dois últimos anos de aulas remotas por conta da pandemia, tais objetivos se configuram para que a rede tenha mais êxito no trabalho frente às habilidades previstas no currículo flexibilizado, sem desmerecer a importância de cada um e também as fragilidades e potencialidades diagnosticadas anteriormente”, explica.
Ainda, de acordo com a secretária, a Parada Avaliativa almeja a continuação do envolvimento dos atores na Unidade Escolar para conversar, partilhar, retomar, alinhar, ouvir todos, bem como traçar ações pedagógicas para o segundo semestre.
“A ideia é repensar boas práticas que potencializem a aprendizagem, enaltecendo o Projeto Político Pedagógico, bem como ampliando os saberes das crianças e estudantes”, finaliza.
A Parada Avaliativa segue um cronograma e nesta semana o encontro é voltado aos estudantes, professores, pais e funcionários.
De 28 de agosto a 05 de setembro haverá a aplicação de um simulado e um questionário socioeconômico nas escolas que atendem os 2º, 5º e 9º anos. A partir daí, as equipes dos Setores de Apoio Pedagógico e Supervisão Escolar realizarão o estudo de caso em cada unidade para posteriormente apresentar nos grupos os cenários dos dados da escola. Com os resultados em mão, juntos traçarão mais ações colaborativas que possibilitem a formação integral dos estudantes.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe I Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Entre os dias 24 e 26 de julho, de sexta-feira a domingo, Caraguatatuba recebe o I Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que será realizado no Centro Universitário Módulo, no bairro Martim de Sá. A entrada é gratuita e a inscrição pode ser realizada
Defesa Civil alerta para ventos a partir de 90 km/h nesta sexta-feira e no sábado
A Defesa Civil de Caraguatatuba informa que a partir desta quinta-feira (6), chega ao Litoral Norte uma nova frente fria que deve provocar mudança no tempo, com rajadas de vento a partir das 14 horas. Na sexta-feira (7) e no sábado (8), as rajadas se intensificam e devem chegar a
Rua da Família oferece esporte cultura e lazer na Avenida da Praia neste domingo
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza neste domingo (26) mais uma edição do programa Rua da Família, na Avenida da Praia, no Centro. O evento ocorre das 8h às 12h, com atividades gratuitas voltadas a moradores, turistas e visitantes. Promovida pela administração municipal, a iniciativa transforma um trecho da orla em
Abertura das inscrições para eleição do COMAS 2026/2028 começa nesta quinta-feira (16)
O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) de Caraguatatuba abre, nesta quinta-feira (16), as inscrições para o processo eleitoral que deve definir os representantes da sociedade civil para a gestão 2026/2028. O período de inscrições segue até o dia 31 de julho e é regulamentado pela resolução nº 012/2026, aprovada
Adesão ao benefício do Refis da Prefeitura de Caraguatatuba pode ser feita até dia 31 de agosto
Contribuintes têm a chance de aderir ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, no Paço Municipal, na Seção de Recuperação de Créditos Fiscais (Dívida Ativa) da Secretaria da Fazenda, ou on-line pelo Portal