Pesquisar No Site

Caraguatatuba reforça alerta sobre cuidados para evitar contaminação pela gripe aviária

Publicado em: 16/08/2023
Caraguatatuba reforça alerta sobre cuidados para evitar contaminação pela gripe aviária
Caraguatatuba reforça alerta sobre cuidados para evitar contaminação pela gripe aviária

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população dos cuidados ao encontrar qualquer ave silvestre debilitada com sinais de doença. Até o momento, o município tem três casos notificados, sendo um positivo, um negativo e um em investigação.

#PraTodosVerem: Profissional com roupa apropriada retira o animal da rua (Foto: Divulgação/PMC)

O último registro foi de uma ave migratória da espécie trinta-réis-real, encontrada doente no bairro Martim de Sá, nesta segunda-feira (15), sendo capturada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e aguardando resultado da Secretaria Estadual de Defesa Agropecuária.

Segundo o coordenador do CCZ, Guilherme Garrido, duas das aves envolvidas são migratórias, sendo uma com resultado positivo. Quanto ao animal com resultado negativo, é uma espécie silvestre aquática e comum na região.

A orientação é que ao encontrar alguma ave debilitada, ligue para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no telefone 12 3887-6888, para que o órgão adote as providências cabíveis.

A influenza aviária é considerada uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. Entre os sintomas, estão: andar cambaleante; pescoço torto; aspecto abatido; dificuldade respiratória; diarreia; alterações bruscas no consumo de água e ração nas aves de criação e redução na produção ou má formação de ovos.

A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e de ovos. As infecções humanas pelo vírus da influenza aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas. No Brasil, ainda não foi registrado nenhum caso.

Decreto estadual

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo em atendimento a um pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento decretou estado de emergência zoosanitária no Estado de São Paulo, nesta segunda-feira (15), em caráter preventivo, por 180 dias, em razão da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil. A medida visa reduzir a burocracia nas ações de prevenção e controle da doença.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

0412 Ação Cidadania - Hugo Labanca-39566
Ação Cidadania – edição especial aniversário da cidade atende mais de 1,5 mil pessoas no Perequê-Mirim

Cerca de 1,5 mil famílias circularam pelo programa Ação Cidadania realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba e Fundo Social para os moradores da zona sul da cidade.  O evento ocorreu no Centro Integrado de Ações Socioeducativas – CIDE do Perequê-Mirim, entre 9h às 13h, no domingo (12) e integrou a programação

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 13/04/2026
Governo Municipal lança Plataforma Caraguá Libras no Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais
Governo Municipal lança Plataforma Caraguá Libras no Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

A Administração Municipal lança, no Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e dentro das comemorações dos 169 anos da cidade, a Plataforma Caraguá Libras. A solenidade de apresentação será nesta sexta-feira (24), às 14h, no salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 23/04/2026
Rodada de palestras da CIPAA da Prefeitura de Caraguatatuba aborda saúde mental e ocupacional dos servidores
Rodada de palestras da CIPAA da Prefeitura de Caraguatatuba aborda saúde mental e ocupacional dos servidores

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPAA) – Gestão 2025/2026 da Prefeitura de Caraguatatuba promoveu um ciclo de palestras voltado à saúde e ao bem-estar dos servidores públicos municipais com foco na valorização do trabalhador e na promoção de ambientes mais seguros e saudáveis no serviço público. 

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 04/05/2026
Programa Pontes para o Futuro reforça ordenamento urbano em Caraguatatuba
Programa Pontes para o Futuro reforça ordenamento urbano em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na manhã de terça-feira (5), mais uma ação integrada do programa “Pontes para o Futuro”, desenvolvido em áreas estratégicas do município. A iniciativa tem como foco o ordenamento urbano, a limpeza de espaços públicos e o atendimento com encaminhamento de pessoas em situação de rua.

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/05/2026
2026 0213 Procon - Hugo Labanca-31255
Reclamações financeiras e internet fixa lideram ranking de março do Procon de Caraguatatuba

O relatório de atividade do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 564 atendimentos formalizados dos 1.102 realizados entre os dias 1º e 31 de março, além de outros 538 relacionados às orientações e encaminhamentos para outros órgãos. Foram 206 queixas de envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/04/2026