Pesquisar No Site

Fórum de Política para Mulheres reúne mais de 100 pessoas na Fundacc

WhatsApp Image 2017-11-25 at 12.53.14
Fórum de Política para Mulheres reúne mais de 100 pessoas na Fundacc

Mais de 100 pessoas participaram do 1º Fórum Municipal de Políticas para Mulheres, realizado em Caraguatatuba, no sábado, dia 25 de novembro, data lembrada como o “Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher”. O evento foi realizado pela Prefeitura e o Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF).

O tema do fórum foi “Conscientização da sociedade na luta contra violência à mulher”. Durante o evento foram debatidos e avaliados projetos e ações para otimizar o atendimento desse público no município.

Participaram profissionais em assistência social, saúde, educação e outras áreas, não só da rede pública de Caraguatatuba, mas também de todo o litoral Norte.

Fórum de Política para Mulheres reúne mais de 100 pessoas na Fundacc

Fotos: Divulgação/PMC

A presidente do CMCF, Graziela Chacon Borba, contou a história da criação do Conselho e prestou homenagem a uma das criadoras do Clube da Mulher, Cida Waac. A entidade tornou-se, em 1997, o CMCF. Graziela também fez uma breve apresentação do diagnóstico de atendimentos feitos na Delegacia da Mulher, em Caraguatatuba.

A advogada do Conselho, Sandra Amado, apresentou ao público uma Cartilha que fala sobre as formas de prevenção à violência e a procuradora do Município, Márcia Paiva de Medeiros, falou sobre a criação da Lei Maria da Penha, a história de sua inspiradora e sobre as outras diversas formas de violência, que não a violência física.

A Saúde da Mulher também foi tratada durante o Fórum, pela médica da rede pública, Hebe Teixeira Soares. Os temas abordados foram sexualidade, a importância dos auto-exames entre outras questões levantadas pelo público.

Também na área da Saúde, a enfermeira Ana Cláudia Tripac falou sobre a importância do leite materno e o trabalho realizado pelo Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI).

Outro assunto no Fórum foi a prevenção do suicídio, tratado pelo psicólogo Giulio Medrado. O evento contou ainda com a apresentação de um grupo de dança da Fundacc.

O Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, considerou o evento de grande importância não só pela significativa participação do público feminino. “Essa presença nos incentiva a dar prosseguimento às políticas públicas para as mulheres”.

25 de novembro

A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente pelo maior ato de violência cometido contra mulheres. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país, foram perseguidas e presas até serem brutalmente assassinadas.

A partir daí, 25 de novembro passou a ser uma data importante, principalmente para aquelas mulheres que sofrem ou já sofreram violência.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Programa Saúde em Primeiro Lugar comemora mais de 37 mil participações em Caraguatatuba
Programa Saúde em Primeiro Lugar comemora mais de 37 mil participações em Caraguatatuba

Desenvolvido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), em parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, o Programa Saúde em Primeiro lugar já realizou aproximadamente 3,2 mil ações, com mais de 37 mil participações em ações voltadas à prevenção de doenças, promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. São atividades

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/09/2026
Prova Nacional Docente será aplicada neste domingo em Caraguatatuba
Prova Nacional Docente será aplicada neste domingo em Caraguatatuba

Professores e estudantes de licenciatura participam neste domingo (20), em Caraguatatuba, da Prova Nacional Docente (PND) 2026. O exame ganha importância para quem pretende ingressar na rede pública, já que a nota poderá ser utilizada por estados e municípios que aderiram à iniciativa em concursos e processos seletivos para contratação

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 18 - Igualdade Étnico-Racial ODS 4 - Educação de qualidade ODS 5 - Igualdade de gênero ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 18/09/2026
Campeonato Paulista de BMX retorna a Caraguatatuba nos dias 26 e 27 de setembro
Campeonato Paulista de BMX retorna a Caraguatatuba nos dias 26 e 27 de setembro

A 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX Racing tem nova data e será realizada nos dias 26 e 27 de setembro, em Caraguatatuba. A competição, que estava prevista para o último fim de semana, foi suspensa em razão das condições climáticas na região, com o objetivo de preservar a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 15/09/2026
Vestibulinho da Etec de Caraguatatuba oferece 158 vagas para cursos técnicos e Ensino Médio
Vestibulinho da Etec de Caraguatatuba oferece 158 vagas para cursos técnicos e Ensino Médio

Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho da Escola Técnica Estadual (Etec) de Caraguatatuba para ingresso no primeiro semestre de 2027. O processo seletivo oferece 158 vagas em quatro opções de formação nas áreas de Administração, Meio Ambiente e Recursos Humanos. Os interessados podem se inscrever até as 20h do

Leia Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 04/09/2026
Caraguatatuba lidera Litoral Norte em indicadores da Atenção Primária à Saúde
Caraguatatuba lidera Litoral Norte em indicadores da Atenção Primária à Saúde

Caraguatatuba ficou em primeiro lugar entre os municípios do Litoral Norte nos indicadores de Vínculo, Acompanhamento e Qualidade da Atenção Primária à Saúde (APS), referentes ao primeiro quadrimestre de 2026. A avaliação considera, entre outros pontos, o acesso aos serviços, o acompanhamento dos pacientes, a prevenção e a continuidade do

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 02/09/2026