Pesquisar No Site
Caraguatatuba terá ‘Hora do Mamaço’ neste sábado em incentivo ao aleitamento materno
Caraguatatuba terá ‘Hora do Mamaço’ neste sábado em incentivo ao aleitamento materno
Para garantir que mães amamentem em locais públicos e sem constrangimentos, a Prefeitura de Caraguatatuba promove neste sábado (12), a tradicional ‘Hora do Mamaço’ como incentivo ao aleitamento materno.

#PraTodosVerem: Bebê sendo amamentado pela mãe (Foto: Divulgação/PMC)
A ação será realizada na Praça Cândido Mota (Praça do Coreto), às 16h e podem participar mulheres que estejam amamentando, gestantes e todos apoiadores da causa, sem necessidade de inscrição prévia.
Para a enfermeira e coordenadora do Centro de Atendimento Materno Infantil e do Banco de Leite Humano, Ana Cláudia de Oliveira, a amamentação traz diversos benefícios ao bebê, à saúde da mulher e para toda sociedade.
“O leite materno é o melhor alimento para a criança, é completo, reduz o risco de doenças respiratórias, gastrointestinais e alergias e ajuda no desenvolvimento cognitivo da criança. Quem amamenta tem menos risco de desenvolver câncer de mama, ovário e depressão pós-parto, além de estreitar os laços entre mãe e filho”, destaca.
A ‘Hora do Mamaço’ integra a programação da campanha Agosto Dourado, conhecida por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

#PraTodosVerem: Convite para população participar do Fórum de Aleitamento Materno (Foto: Divulgação/PMC)
Programação
Até quinta-feira (10) está aberto concurso fotográfico com o tema: “Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”. Para participar as mamães devem enviar fotos com foco na amamentação e o retorno ao trabalho. São aceitas, além da imagem da mãe e da criança, o auxílio de empregadores, familiares e profissionais da saúde.
A foto deve ser enviada para o whatsapp (12) 99653-6205 até 10 de agosto. A fotografia mais curtida ganhará uma sessão de fotos com a fotógrafa voluntária Dani Campos. A votação será a partir do dia 11 de agosto e será publicado um álbum com as fotografias recebidas, sendo encerrada a votação no dia 25 de agosto. O resultado será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura no dia 28 de agosto.
Para finalizar as comemorações, no dia 28 de agosto (segunda-feira), às 8h, será realizado o 5º Fórum de Aleitamento Materno, no Teatro Mario Covas. Para participar é necessário se inscrever aqui.
Confira a programação do Fórum:
8h: Credenciamento
8h30: Abertura oficial (mesa de autoridades)
9h: Palestra “A Importância do apoio durante a gestação e amamentação”, com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Aguilar.
9h20: Palestra ‘Habilidades de comunicação’, com a Dra Keiko Teruyo, especialista em aleitamento materno.
10h10: Apresentação cultural da Fundacc
10h20: Palestra ‘Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham’, com Dr. Yechiel Moises Chencinski, membro afiliado da WABA (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno).
11h10: Apresentação final e sorteio de brindes
Veja Também Recentes
Caraguatatuba é destaque no Campeonato Regional de Karatê Kyokushin em São Sebastião
A equipe de Caraguatatuba foi destaque no 2º Campeonato Regional IKO Nakamura Brasil de Karatê Kyokushin, realizado no último sábado (26), na cidade de São Sebastião. O evento reuniu mais de 20 atletas e integrou o calendário da modalidade, promovido pela IKO Nakamura São Sebastião. Representando o município, mais de
Profissionais de saúde recebem capacitação sobre acidentes por animais peçonhentos em Caraguatatuba
Profissionais da rede municipal e estadual de saúde participam na próxima semana, dias 27 e 28, do Curso de aperfeiçoamento sobre “diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos”. A atividade será no campus de Medicina da Universidade de Taubaté (Unitau), localizado no Serramar Shopping. A capacitação é organizada pelo
Campeonato Master Sul-Sudeste de Basquete é destaque em Caraguatatuba
O Campeonato Master Sul-Sudeste de Basquete de Caraguatatuba foi destaque entre os dias 29 de abril e o último domingo (3), com a presença de muitos torcedores e mais de mil atletas distribuídos em 95 equipes. Durante cinco dias de competição intensa, a Praça da Cultura foi palco de jogos
Sucessos da Legião Urbana embalam noite especial no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 16 de maio (sábado), às 20h, o show “Legião Urbana Cover do Brasil” – considerada a primeira banda tributo oficial à Legião Urbana formada após a morte de seu líder, Renato Russo. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Bilheteria Express,
Paratletas da natação de Caraguatatuba faturam 14 medalhas nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo
Mais uma vez, os atletas do programa Inclusão e Movimento de Caraguatatuba foram destaque nos Jogos Escolares Estaduais de São Paulo. Os paratletas participaram de 18 provas, conquistaram 14 medalhas e índice para a Etapa Nacional dos Jogos Escolares em 13 provas. A competição foi disputada nos dias 29 e