Pesquisar No Site
Alunos de escola do Perequê participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola

Alunos de escola do Perequê participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, formou mais uma turma no Programa Bombeiro na Escola, nessa sexta-feira (4). Desta vez, foram 148 formandos do 8º ano da EMEF Professora Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim).
O Programa tem o objetivo estratégico de aproximar o Corpo de Bombeiros à comunidade e incutir nos participantes sentimento e atitudes de prevenção de acidentes domésticos evitáveis. Durante o programa os alunos participam de aulas de primeiros socorros, prevenção a acidentes domésticos, meio ambiente, ética e cidadania.
De acordo com o instrutor cabo PM Sérgio, as aulas são dinâmicas e inclusive com parte prática. “Durante os encontros explicamos como acionar o Corpo de Bombeiros, consequências dos trotes, dia a dia dos bombeiros, consequências dos trotes, como sair de um incêndio em segurança, o que fazer durante um engasgamento de criança, adulto ou pessoa idosa ou no caso de parada cardiorrespiratória, afogamento, como usar da forma correta o botijão de gás de cozinha e ainda sobre as brincadeiras de mau gosto divulgadas na internet, que podem acarretar acidentes graves ou até mortes”, contou.

#PraTodosVerem Quadra poliesportiva da EMEF Professora Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim). Alunos formandos do Programa Bombeiros na Escola estão sentados em cadeiras durante a cerimônia.
Uma das alunas participantes, Kleiciane Costa Vilar, 13 anos, disse que foi importante participar do programa e aprender noções de primeiros socorros. “Achei legal aprender os procedimentos no caso de uma criança ou adulto engasgar. Também que passar trote para o Corpo de Bombeiros é crime e pode atrapalhar a equipe de prestar socorro a quem realmente precisa. Além disso, que brincadeiras nas salas de aula ou nos corredores, entre colegas, pode causar acidentes graves por conta de tombos”, ressaltou.
Outro formando, Edgar Ornelas Queiroz, 13 anos, contou que aprendeu como agir em caso de uma pessoa sofre um acidente vascular cerebral (AVC) e também em situação de afogamento. “São muitas as ações dos bombeiros realizadas no dia a dia e foi interessante conhecer um pouco de cada uma. É uma corporação que merece mais reconhecimento pela ajuda que presta às pessoas”, afirmou.
Para os pais do aluno Gustavo, 13 anos, Ronie e Luciana dos Santos, essa atividade escolar foi motivo de aproximação em família. Santos contou que o filho sempre se interessou pelo trabalho dos bombeiros e ficou motivado com as aulas.
“Meu marido é técnico em Segurança no Trabalho. Então, muitas das situações que ele se depara no trabalho, necessitam de técnicas que o Corpo de Bombeiro utiliza. Os dois puderam conversar sobre vários assuntos relativos ao aprendizado do programa”, disse a mãe.
A cerimônia contou com a presença da supervisora de ensino, Carmem Emília Abdalla, representando a secretária de Educação, Márcia Paiva, da diretora da unidade escolar, Adriana Pileggi; do comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros de Caraguatatuba, Capitão PM Newton Krüger Tallens Júnior e do cabo PM Sérgio Giovani Vieira da Silva Costa, instrutor do Programa Bombeiro na Escola.
Veja Também Recentes

Fundacc e CIEE seguem com inscrições abertas para processo seletivo
O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) estão com as inscrições abertas do processo seletivo para formação de cadastro reserva para estágio na instituição. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até meio-dia de 5 de junho, incluindo sábados, domingos

Inicia curso gratuito de LIBRAS na Sepedi
Teve início na segunda (2), à noite, o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), gratuito, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), ao público em geral. As aulas para iniciantes tem a duração de três meses, com uma turma às segundas e outra

Inscrições abertas para saída fotográfica no Entreposto de Pesca do Camaroeiro
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza no dia 31 de maio (sábado), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. O ponto de encontro é o mirante da Pedra da Freira, no Centro.

Piquenique Literário é atração no Parque Juqueriquerê em junho
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza no dia 8 de junho (domingo), das 13h às 16h, no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, um Piquenique Literário, como integração ao Projeto Literatura a Beira Mar. A ação é gratuita e aberta ao público.

Caraguatatuba realiza Congresso Técnico para Copa Criança de Futsal 2025
Caraguatatuba realiza nesta terça-feira (28), o Congresso Técnico da Copa Criança de Futsal 2025. O encontro está marcado às 19h30, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), e deve reunir representantes das equipes inscritas para discutir as diretrizes da competição e realizar o sorteio dos chaveamentos. A edição deste ano