Pesquisar No Site
Auxiliares de Educação Infantil e Agentes de Apoio Escolar participam de formação multidisciplinar
Auxiliares de Educação Infantil e Agentes de Apoio Escolar participam de formação multidisciplinar
O setor de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Caraguatatuba reuniu 975 educadores no “Encontro Formativo de Auxiliares de Educação Infantil e Agentes de Apoio Escolar”, no Teatro Mario Covas, na última sexta-feira (28).

#PraTodosVerem: Teatro Mario Covas. Vários auxiliares de desenvolvimento infantil e agentes de apoio escolar estão sentados e fazem alongamento com os braços conduzidos por uma professora que está no palco (Foto: Divulgação/PMC)
O evento abordou assuntos diversos como comunicação não violenta, direitos da criança e adolescentes, a importância do profissional de apoio como auxiliar na promoção do desenvolvimento da criança, estratégias de ensino inclusivo e boas práticas para lidar com comportamentos desafiadores, para que os participantes desenvolvam ferramentas a oferecer um atendimento mais adequado e individualizado para cada criança, considerando suas habilidades, dificuldades e potencialidades.
A diretora do Setor de Educação Inclusiva, Fabiana Matos, avaliou que o encontro foi bem produtivo. “O retorno dos participantes foi muito positivo. Fizemos um evento dinâmico, onde houve troca de informações e contribuições importantes para as atividades cotidianas nas escolas. Agradeço a todos os nossos colaboradores e também aos profissionais da Forma Atlética, Ana Carolina Murakawa e ao Gustavo Fenich e Rafael Dede da empresa Mr. Lobato, que contribuíram especialmente com a formação”, disse.

#PraTodosVerem: Vários auxiliares de desenvolvimento infantil e agentes de apoio escolar estão de pé, aplaudindo, no Teatro Mario Covas, durante encontro de formação. (Foto: Divulgação/PMC)
A agente de apoio escolar, Tatiane Leme de Siqueira Vieira, da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar, uma das participantes declarou que a experiência foi alegre e bem motivadora. “Recebemos orientações para o nosso dia a dia com as palestras de profissionais especializados (psicólogo, terapeuta ocupacional e assistente social). Foi um ótimo aprendizado profissional”, ressaltou.
Para Eliane Aparecida Ferreira agente de apoio escolar, da EMEF Professor Oswaldo Ferreira, a formação superou as expectativas.
“Agradeço à equipe da Secretaria Municipal de Educação, em nome do segmento que represento no Conselho Municipal de Educação, pela formação dos ADI e AAE realizada no Teatro Mário Covas na última sexta-feira. Fomos da Psicanálise à técnicas de recreação, da teoria da Terapia Ocupacional à prática do atendimento à criança, do conhecimento da Lei a emocionante da apresentação das crianças da Casa Beija-flor. Percebemos o cuidado na escolha de cada formador, pelos organizadores. Um encontro onde fiquei feliz em fazer parte da Educação Pública de Caraguatatuba e me fez acreditar que realmente pode ser luz na vida de nossas crianças”, declarou.
Veja Também Recentes
Treino Especial de Krav Maga aguarda 300 praticantes em Caraguatatuba
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) recebe, entre os dias 14 e 16 de agosto, o Treino Especial Lehikaness da escola Bukan de Krav Maga, ministrado pelo Grão Mestre Yaron Lichtenstein e Rotem Lichtenstein. O encontro deve reunir aproximadamente 300 alunos de diversos estados brasileiros e promete fortalecer a
Polícia Militar e GCM prendem criminosos e apreendem drogas em mais uma etapa da “Operação Caraguá Segura”
Em Caraguatatuba, o efetivo do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior (20º BPM/I), da Força Tática, do Comando de Policiamento de Trânsito, da Atividade Delegada, com o apoio do helicóptero Águia e uso de drones, e parceria com a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba (GCM) realizou mais uma etapa
Centro de Atendimento ao Migrante amplia acolhimento e acesso a direitos em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou, na última quinta-feira (16), o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), novo equipamento público criado para acolher, orientar e apoiar pessoas em situação de migração, trânsito ou vulnerabilidade social. Localizado ao lado do Terminal Rodoviário de Caraguatatuba, o CAM foi estruturado para oferecer atendimento humanizado,
Prefeitura chama mais bolsistas do PEAD para manutenção urbana dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais nove bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até sexta-feira (17/7), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato,
1ª parcela do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence segunda-feira (20/7)
A 1ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima segunda-feira (20/7). Os demais vencimentos dos tributos são nos dias 20 de agosto, 21 de setembro, 20 de outubro, 23 de novembro e 21 de