Pesquisar No Site
Auxiliares de Educação Infantil e Agentes de Apoio Escolar participam de formação multidisciplinar

Auxiliares de Educação Infantil e Agentes de Apoio Escolar participam de formação multidisciplinar
O setor de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Caraguatatuba reuniu 975 educadores no “Encontro Formativo de Auxiliares de Educação Infantil e Agentes de Apoio Escolar”, no Teatro Mario Covas, na última sexta-feira (28).

#PraTodosVerem: Teatro Mario Covas. Vários auxiliares de desenvolvimento infantil e agentes de apoio escolar estão sentados e fazem alongamento com os braços conduzidos por uma professora que está no palco (Foto: Divulgação/PMC)
O evento abordou assuntos diversos como comunicação não violenta, direitos da criança e adolescentes, a importância do profissional de apoio como auxiliar na promoção do desenvolvimento da criança, estratégias de ensino inclusivo e boas práticas para lidar com comportamentos desafiadores, para que os participantes desenvolvam ferramentas a oferecer um atendimento mais adequado e individualizado para cada criança, considerando suas habilidades, dificuldades e potencialidades.
A diretora do Setor de Educação Inclusiva, Fabiana Matos, avaliou que o encontro foi bem produtivo. “O retorno dos participantes foi muito positivo. Fizemos um evento dinâmico, onde houve troca de informações e contribuições importantes para as atividades cotidianas nas escolas. Agradeço a todos os nossos colaboradores e também aos profissionais da Forma Atlética, Ana Carolina Murakawa e ao Gustavo Fenich e Rafael Dede da empresa Mr. Lobato, que contribuíram especialmente com a formação”, disse.

#PraTodosVerem: Vários auxiliares de desenvolvimento infantil e agentes de apoio escolar estão de pé, aplaudindo, no Teatro Mario Covas, durante encontro de formação. (Foto: Divulgação/PMC)
A agente de apoio escolar, Tatiane Leme de Siqueira Vieira, da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar, uma das participantes declarou que a experiência foi alegre e bem motivadora. “Recebemos orientações para o nosso dia a dia com as palestras de profissionais especializados (psicólogo, terapeuta ocupacional e assistente social). Foi um ótimo aprendizado profissional”, ressaltou.
Para Eliane Aparecida Ferreira agente de apoio escolar, da EMEF Professor Oswaldo Ferreira, a formação superou as expectativas.
“Agradeço à equipe da Secretaria Municipal de Educação, em nome do segmento que represento no Conselho Municipal de Educação, pela formação dos ADI e AAE realizada no Teatro Mário Covas na última sexta-feira. Fomos da Psicanálise à técnicas de recreação, da teoria da Terapia Ocupacional à prática do atendimento à criança, do conhecimento da Lei a emocionante da apresentação das crianças da Casa Beija-flor. Percebemos o cuidado na escolha de cada formador, pelos organizadores. Um encontro onde fiquei feliz em fazer parte da Educação Pública de Caraguatatuba e me fez acreditar que realmente pode ser luz na vida de nossas crianças”, declarou.
Veja Também Recentes

Dois Velhinhos Pelo Mundo participam da Quarta Literária nesta semana
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quarta-feira (6/8), às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, a Quarta Literária. Os convidados deste primeiro encontro são Júlio e Débora D’Zambê, conhecidos como Dois Velhinhos Pelo Mundo. Os multiartistas são professores de arte, músicos, atores e escritores.

Alerta para queda de temperatura em Caraguatatuba
Entre sexta-feira (8) e domingo (10), o clima muda e exige atenção dos moradores e visitantes da região. Uma frente fria avança pelo litoral norte de São Paulo com chuvas moderadas, que devem ocorrer entre a tarde e a noite desta sexta-feira (8). A instabilidade vem acompanhada de rajadas de

Caraguatatuba promove palestras sobre violência contra a mulher em escolas estaduais durante ‘Agosto Lilás’
Promovida pelo Centro de Referência na Saúde da Mulher, duas escolas estaduais no município recebem palestras educativas nos dias 18 e 21 de agosto, como parte da campanha ‘Agosto Lilás’, que marca a criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). As ações são voltadas ao público adolescente e

Caraguatatuba retoma vistoria de transportes escolares
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana retomou as vistorias obrigatórias nos veículos que realizam o transporte escolar no município, antes do início das aulas, para melhor adequação e segurança dos alunos. Durante as vistorias, os agentes de Fiscalização de Trânsito e Transporte verificam mais de 50 itens

Caraguatatuba instaura protocolo de atendimento aos usuários com indicação para uso de cateter hidrofílico
O município vai implantar um protocolo clínico voltado ao atendimento de usuários com indicação para uso de cateter hidrofílico. O lançamento oficial será nesta quinta-feira (14), às 8h30, na sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), com a programação “Caraguatatuba em Ação – Um