Pesquisar No Site
Caraguatatuba continua em estado de alerta para infestação do mosquito Aedes aegypti
Caraguatatuba continua em estado de alerta para infestação do mosquito Aedes aegypti
A Prefeitura de Caraguatatuba, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou a terceira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) deste ano. O índice obtido foi de 2,2% para infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, mantendo o município em estado de alerta.

#PraTodosVerem: Agente de zoonoses vistoria calha em residência (Foto: Divulgação/PMC)
Durante o mês de julho foram vistoriados 2.324 imóveis em todo município. Se comparado com a última ADL houve um aumento quando registrou 1,7% no mês de abril.
Segundo o CCZ, a área ‘6’ que contempla os bairros: Pegorelli, Travessão, Perequê-Mirim e Barranco Alto registrou ADL mais alta com taxa de 2,98% ainda em alerta. Os trabalhos de aplicação de inseticida (bloqueio mecânico) estão sendo intensificados nesta região.
Segundo o Ministério da Saúde, quando o índice obtido é menor que 1,0% o resultado é satisfatório e acima de 4,0% é considerado alto risco.
A ADL é uma ação onde os agentes do CCZ vistoriam imóveis e coletam amostras em possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti para medir a infestação da dengue nos bairros. A partir disso é possível ter um panorama da situação no município. Durante o ano são realizadas quatro avaliações, a próxima será no mês de outubro.
“É importante que a população continue com os cuidados dentro de casa, mantendo limpo qualquer criadouro que possa acumular água limpa. A atenção é primordial!”, reforça o coordenador das equipes de controle da dengue, Ricardo Fernandes.
Segundo a Secretaria de Saúde, a cidade registrou até o momento, 492 casos positivos de dengue e nenhum óbito. Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones: (12) 3887-6888 ou 156.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe 2ª edição do CFC Championship no próximo sábado
Caraguatatuba será palco da 2ª edição do CFC Championship, campeonato de artes marciais que promete movimentar o cenário esportivo da cidade. O evento será realizado no próximo sábado (6), a partir das 10h, no Ginásio Poliesportivo do Cide Perequê-Mirim (Ginásio Coliseu), com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da
Encontro na Sepedi reúne representantes da rede de combate à violência contra a pessoa idosa e a com deficiência
Dentro da programação da Campanha Junho Violeta, voltada ao combate à violência contra a pessoa idosa e a com deficiência – “Dignidade não tem prazo de validade”, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), reuniu representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde, do Conselho Municipal
Mutirão recolhe 190 quilos de resíduos durante limpeza de praia em Caraguatatuba
A Praia do Aruan recebeu, no último sábado (6), uma ação de limpeza que reuniu cerca de 50 voluntários em mais uma atividade da programação especial do Mês do Meio Ambiente, celebrado em junho. O mutirão resultou na retirada de aproximadamente 190 quilos de resíduos. Durante a ação, os participantes
Caraguatatuba realiza formatura unificada para alunos dos cursos em parceria com o Senai São José dos Campos
Alunos que concluíram os cursos de Aperfeiçoamento Profissional de Técnicas para Pintura Predial, Técnicas para Assentamento de Revestimentos Cerâmicos, Aperfeiçoamento Profissional de Funilaria de Brilho, oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Governo e ministrados por instrutores do Senai São José dos Campo, participaram da formatura conjunta, na quarta-feira (3), no Centro
Cães e gatos estão para adoção neste sábado em Caraguatatuba
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba promove mais uma feira de adoção de cães e gatos neste sábado (20), das 9h às 13h, com cerca de 30 animais disponíveis à espera de um lar. Todos estão vacinados, vermifugados e identificados com microchip, como é prática do CCZ