Pesquisar No Site
18° Festival da Tainha & Pescados Caiçaras movimenta a região Sul até domingo

18° Festival da Tainha & Pescados Caiçaras movimenta a região Sul até domingo
O primeiro dia do 18º Festival da Tainha & Pescados Caiçaras atraiu diversos visitantes na noite desta quinta-feira (6), no Entreposto de Pesca do Porto Novo. A abertura oficial contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, autoridades municipais e dos protagonistas da festa, a comunidade pesqueira.

#PraTodosVerem: Autoridades durante homenagem aos idealizadores da festa (Foto: Divulgação/PMC)
A presidente da Associação de Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca), Ladisla Coelho, agradeceu à Prefeitura por todo reconhecimento e valorização da comunidade pesqueira, mantendo mais um ano, no local pertencido aos pescadores, o entreposto de pesca.
Na ocasião, Ladisla aproveitou para homenagear duas pessoas responsáveis pela idealização do evento: Maria Antônia da Silva Quirino e Ronan Carvalho da Silva Junior. “Sem os dois, o festival da Tainha não existiria. Parabéns pelos anos de dedicação, compromisso e respeito com essa grande festa”, homenageou.

#PraTodosVerem: Pratos expostos feitos à base de Tainha (Foto: Divulgação/PMC)
A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, disse ser uma alegria imensa estar em mais um ano de festival da Tainha, fortalecendo a cultura caiçara e fomentando a riqueza natural que é o rio Juqueriquerê. “Festa recheada de saberes e sabores caiçara sendo prestigiada por moradores e turistas. Ótima festa a todos”.
Já o prefeito Aguilar Junior reforçou a parceria com os pescadores, sempre ouvindo suas solicitações e atendendo aos pedidos da comunidade, para cada vez mais investir na cultura caiçara e fortalecer suas raízes.
“É uma festa alinhada com turismo, cultura, meio ambiente e o desenvolvimento da nossa região, sempre pensando no futuro da população”, destacou.
O Festival conta com uma vasta programação musical, barracas típicas da gastronomia caiçara, artesanato e o passeio no rio Juqueriquerê, que custa a partir de R$ 15, com duração de 30 minutos.

#PraTodosVerem: Entrada do evento com portal símbolo da festa (Foto: Divulgação/PMC)
O público poderá degustar pratos tradicionais como a tainha espalmada (aberta) e recheada, além de pastel de camarão, porção de cação e outras opções gastronômicas. Serão oito barracas de pratos salgados e duas de doces, além de artesãos e produtores de cambuci.
A programação segue nesta sexta-feira (7) com cinco atrações dos mais variados estilos musicais, a partir das 12h até 23h. Já no sábado (8), o sertanejo toma conta da grade musical, a partir das 12h até o encerramento do Festival. E para finalizar, no domingo, muito forró, das 12h às 19h30.
O Festival tem por objetivo fortalecer a cultura caiçara, incentivar o turismo e movimentar a economia da cidade. A expectativa é reunir mais de 30 mil pessoas durante os quatro dias de festa.
As barracas, boxes e estandes funcionarão na sexta e sábado, das 11h às 22h e, no domingo (9), das 11h às 20h.
O evento é organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), e Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca), com apoio do Conselho de Turismo (Comtur).
Programação musical
7 de julho (sexta-feira)
12h – Carlinhos Gilbert
14h – Mirian Mendes
16h – Sinézio Libano
18h – Us Karas
20h – Samba 5
8 de julho (sábado)
12h – Zé da Viola e Washington Oliveira
14h – César Nanico
16h – Jaque Ferreira
18h – João Marcos e Vinícius
20h – Conexão Sertaneja
9 de julho (domingo)
12h – Paulinha Herus
14h – Everson e Maine
16h – Manauê
18h – Trio Praiano
18º Festival da Tainha & Pescados Caiçaras
Data: de 6 a 9 de julho
Local: Entreposto de Pesca do Porto Novo
Horário: espaços abertos na quinta-feira, das 18h às 22h, na sexta e sábado, das 11h às 22h e, no domingo, das 11h às 20h
Entrada: gratuita
Veja Também Recentes

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área