Pesquisar No Site
Reflexões sobre a cultura negra movimentam escolas do Perequê-Mirim e Estrela D’Alva
Reflexões sobre a cultura negra movimentam escolas do Perequê-Mirim e Estrela D’Alva
As temáticas abordadas pela professora de História, Juliana Lunardi, sobre a cultura e a história dos negros e sua importância na formação do povo brasileiro, para os 8º anos da EMEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim) e da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar, durante o ano letivo, se transformaram em uma grande mostra, que movimentou os alunos, nesta sexta-feira (17/11).

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Na parte da manhã, houve apresentações de dança, canto, poesia, capoeira e do vídeo “Ninguém nasce racista” na unidade escolar do Perequê-Mirim. Além de um ambiente enfeitado com painéis expondo trabalhos dos adolescentes ressaltando a beleza, personalidades e curiosidades da cultura afro-brasileira.
Também foram eleitos Miss e Mister Simpatia, Tailane Bastos e Abrahão Lincoln da Silva Pinheiro, ambos 14 anos. Juntamente com o Rei e Rainha, Bruno Pereira, 16 anos e Pamela dos Santos, 15 anos.
“Sou muito envergonhada, mas fui incentivada pelas amigas a desfilar. Estou muito feliz com o resultado. Um tempo atrás, não me achava bonita, não gostava do meu cabelo e já senti preconceito em algumas situações na minha vida. Hoje me acho bonita como sou”, contou Pamela. Com um desfile descolado e cheio de ginga, Bruno disse que o segredo é ter autoestima e não ligar para comentários preconceituosos ou racistas. “O que importa é que eu sei das minhas qualidades”, afirmou.
Já Caroline Elaine Santos Silva, 14 anos, e Mariana Ferreira da Silva, 13 anos, ganharam o concurso de paródia modificando a letra da música “Fico assim sem você”, sucesso com Claudinho e Bochecha e Adriana Calcanhoto. A letra foi transformada em grupo e exalta a igualdade entre as pessoas, o combate ao preconceito e ao racismo.
As mesmas apresentações foram feitas na parte da tarde aos alunos do 6º e 7º anos da escola do Estrela D’Alva. Na EMEF Prof Antonio de Freitas Avelar fez seu concurso de beleza onde elegeu Letícia Evelin Oliveira Carvalho, 12 anos, 7º ano, como rainha e Ana Laura da Conceição Silva e Yamim Medeiros de Oliveira como miss simpatia. Também houve apresentação dos discentes no musical de Navio Negreiro.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
“Nas duas mostras vimos o trabalho de pesquisa e aprendizado dos alunos, o despertar para as belezas e riquezas que vieram da África e hoje fazem parte da cultura brasileira. Principalmente debatemos o respeito entre os seres humanos e seus direitos, que não tem nada a ver com a cor da pele”, afirmou Juliana.
Dia da Consciência Negra
Na segunda-feira (20/11) é comemorado no Brasil o Dia da Consciência Negra. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695.
O objetivo da data é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe ações em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal
No próximo dia 20 de março, quando é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, Caraguatatuba promove uma série de ações voltadas à prevenção e ao combate à cárie, principal problema que afeta a saúde bucal infantil. Como parte da estratégia, equipes odontológicas realizam triagens em todas as escolas de
Caraguatatuba inicia curso de Promotoras Legais Populares para fortalecimento dos direitos das mulheres
O Governo Municipal de Caraguatatuba promoveu, na tarde da última terça-feira (24), o cerimonial de abertura do curso de Promotoras Legais Populares (PLP), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP), no Indaiá. A formação é voltada a mulheres referenciadas pelos equipamentos socioassistenciais
Caraguatatuba abre processo eleitoral para preenchimento de vagas no Conselho de Alimentação Escolar (CAE)
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou edital de convocação para o preenchimento de vacâncias no Conselho de Alimentação Escolar (CAE) para o ano de 2026. O processo visa recompor a estrutura do conselho, garantindo a continuidade das atividades da atual gestão, com mandato vigente
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza Praça Irmã Lucila no Massaguaçu
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, iniciou a revitalização da Praça Irmã Lucila (Praça Santa Cruz), no Massaguaçu. Trata-se de uma reforma geral com troca de piso, bancos e acessibilidade nos 1.050,02 m² do espaço, localizado ao lado da Capela Santa Cruz. Além da revitalização
1º Startup Day do Litoral Norte reúne mais de 150 pessoas em Caraguatatuba
O maior movimento de startups do Brasil (12º Startup Day/Sebrae) foi realizado no sábado (21) e Caraguatatuba foi escolhida entre 39 cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba para receber o encontro este ano, junto com Jacareí e Taubaté, simultaneamente. O 1º Startup Day do Litoral Norte foi realizado