Pesquisar No Site
Prefeitura inicia revitalização da vegetação da Martim de Sá com substituição de árvores de espécies exóticas por nativas

Prefeitura inicia revitalização da vegetação da Martim de Sá com substituição de árvores de espécies exóticas por nativas
Os quiosques da praia Martim de Sá passam por diversas intervenções que atendem às condições estabelecidas no Projeto de Intervenção Urbanística (PIU). Um trabalho de readequação urbanística e ambiental, conforme decisão da Justiça Federal, por meio de uma Ação Civil Pública.
Esta decisão também compreende diversas outras solicitações, como a obrigatoriedade de regularização da orla do município, com revitalização da vegetação nativa, ou seja, a substituição de árvores de espécies exóticas, aquelas que não são originárias da região e foram introduzidas no ambiente pela ação humana, como por exemplo, as popularmente conhecidas chapéu de sol (Terminalia) ou a figueira-comum (Ficus).
Essas espécies estão muito próximas aos quiosques, e por não serem naturais da praia, estão inadequadas ao local, inclusive por oferecerem considerável risco de queda devido ao porte que atingiram, além de impedirem a regeneração da vegetação nativa.
Devido suas dimensões e grande peso, possuem raízes grandes que se espalham por baixo das calçadas e danificam a rede coletora de esgoto, além de toda estrutura de passeio de pedestres.
Assim que as adequações dos quiosques forem finalizadas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciará projeto de recuperação com a implantação de núcleos de vegetação nativa originária das proximidades das praias. As espécies nativas são naturais do local e crescem dentro dos limites, incluindo a sua área potencial de dispersão.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a supressão de árvores de espécies exóticas próximas aos quiosques já iniciaram nesta semana. O replantio de espécies nativas faz parte do cumprimento da sentença judicial, e serão realizados de acordo com a legislação, respeitando a passagem de pedestres na praia.
Termo de Convênio
Todas as praias da cidade serão contempladas pelo trabalho de readequação urbanística e ambiental, conforme decisão da Justiça Federal, por meio da Ação Civil Pública nº 0007417-57.2010.403.6103.
Toda a orla de Caraguatatuba é objeto do Termo de Convênio entre a Prefeitura e a Superintendência de Patrimônio da União (SPU), e uma das obrigações que a Prefeitura assumiu é a regularização das praias, bem como a parte de infraestrutura de saneamento ambiental e de acessibilidade, além de recuperação da vegetação nativa, através do PIU.
A primeira praia do Litoral Norte a ter o projeto de reurbanização da orla aprovado pela Superintendência de Patrimônio da União foi a Mococa, na região norte da cidade.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,