Pesquisar No Site

Caraguatatuba lança programa para fomentar empregabilidade de reeducandos e egressos do CDP de Caraguatatuba

Publicado em: 16/05/2023
Destaques
Caraguatatuba lança programa para fomentar empregabilidade de reeducandos e egressos do CDP de Caraguatatuba
Caraguatatuba lança programa para fomentar empregabilidade de reeducandos e egressos do CDP de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba reuniu nesta terça-feira (16) diversos empresários da cidade para apresentar o programa Pró-Egresso, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SAP).

#PraTodosVerem: Plateia com pessoas olhando para o palco, enquanto homem fala ao microfone (Foto: Divulgação/PMC)

A ideia surgiu após avaliações positivas do projeto ‘Ressocialização’, uma parceria já existente entre a Prefeitura e o Centro de Detenção Provisória (CDP), onde os reeducandos em regime semiaberto realizam trabalhos de zeladoria nos equipamentos públicos.

Diante disso, surgiu a necessidade da criação de um programa voltado à reinserção no mercado de trabalhos dos egressos do sistema prisional, aqueles que já cumpriram a pena.

Segundo dados da Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF), são aproximadamente 400 egressos em Caraguatatuba. Destes, pelo menos 80 realizam algum trabalho autônomo ou empreendedor e serão acompanhados pelo Empreenda Já e 70 já estão no mercado de trabalho. Aproximadamente 250 estão no trabalho informal ou ainda desempregados.

O programa tem como meta colocar 100 egressos em empregos formais até o final do ano. Por isso, o objetivo de reunir empresários para sensibilizar sobre a empregabilidade de reeducandos e egressos, contribuindo com uma sociedade com mais oportunidades para todos.

O diretor do CDP, Alan Carlos Scarabel, ressaltou a importância de dar oportunidades. “São seres humanos que dependem dessa chance para recomeçar a vida. Basta uma oportunidade para seguir a vida”.

#PraTodosVerem: Prefeito em cima do palco fala com os participantes (Foto: Divulgação/PMC)

Para a diretora técnica da SAP, Raquel Alvarez, as pessoas só precisam de um incentivo para recomeçar e a hora é agora de abrir portas. “Parabéns ao prefeito de Caraguatatuba por todo trabalho realizado com este público na cidade”.

Segundo o prefeito Aguilar Junior, a Prefeitura deu um passo importante para que as pessoas privadas de liberdade tenham uma segunda chance. “O Pró-Egresso permite encontrar pessoas capacitadas em busca de oportunidades e oportuniza a empresa a impulsionar a reintegração social. O objetivo é fortalecer as políticas públicas de empregabilidade e com isso contribuir com os mais diversos setores da cidade, como Educação e Segurança Pública”, concluiu.

A cerimônia contou ainda com apresentação da equipe da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) com uma breve explicação da contratação de mão de obra das pessoas privadas de liberdade, que pode ser feita por órgãos e empresas públicas ou empresas da iniciativa privada e está prevista na Lei de Execuções Penais (LEP).

As modalidades de contratação estão consolidadas no Programa de Alocação de Mão de Obra da Funap e abrangem as pessoas privadas de liberdade em regime de cumprimento de pena fechado e semiaberto.

O emprego das pessoas privadas de liberdade em atividades laborativas pode ocorrer em espaços sob a administração penitenciária ou, no caso dos submetidos ao regime semiaberto, em próprios públicos ou ambientes empresariais.

Quem tiver interesse em participar do programa, pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba, Rua Taubaté, 520, no Sumaré. Mais informações no telefone (12) 3882-5211.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Alistamento militar de jovens nascidos em 2007 termina no dia 30 de junho
Alistamento militar de jovens nascidos em 2007 termina no dia 30 de junho

Os jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) nascidos em 2007 têm até o dia 30 de junho se alistar nas Forças Armadas pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/, após a criação de uma conta gov.br, ou na Junta Militar mais próxima da

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 10/06/2025
Remoção de coqueiros na Praça Diógenes continua por recomendação da Defesa Civil
Substituição de coqueiros na Praça Diógenes continua por recomendação da Defesa Civil

Os coqueiros da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, serão removidos por recomendação da coordenadoria municipal da Defesa Civil e substituídos por espécies mais adequadas ao ambiente urbano. Uma parte das árvores já foi removida e após nova vistoria, o órgão identificou risco iminente à população

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 16/06/2025
Fundacc inicia audiências públicas da Política Nacional Aldir Blanc
Fundacc inicia audiências públicas da Política Nacional Aldir Blanc

As audiências públicas do 2º Ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) já têm data marcada em Caraguatatuba. Os encontros serão realizados de norte ao sul do município, para oportunizar a participação de todos. No dia 11 de junho às 18h será no Auditório do Instituto

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 27/05/2025
Usuários do CRAS Centro participam de passeio ao Parque Estadual Serra do Mar
Usuários do CRAS Centro participam de passeio ao Parque Estadual Serra do Mar

A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região central de Caraguatatuba promoveu, na tarde da última quarta-feira (28), um passeio ao Parque Estadual Serra do Mar com seus usuários. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, teve como objetivo proporcionar momentos de lazer, integração

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 29/05/2025
Pais e filhos participam da ação “Dentista na Escola” em Caraguatatuba
Pais e filhos participam da ação “Dentista na Escola” em Caraguatatuba

A educação odontológica desde cedo ajuda a criança a desenvolver hábitos saudáveis de higiene bucal, que são importantes para prevenir a cárie, gengivite e outras doenças que podem afetar a saúde geral da criança. Esse é um dos objetivos do projeto “Dentista na Escola”, uma parceria entre as secretarias de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/05/2025