Pesquisar No Site
Prefeitura reforça abordagem da população em situação de rua por conta de baixas temperaturas

Prefeitura reforça abordagem da população em situação de rua por conta de baixas temperaturas
Com a proximidade da estação mais fria do ano e o período de baixas temperaturas principalmente nas madrugadas, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, intensificou a abordagem destinada ao atendimento da população adulta em situação de rua.
A Prefeitura de Caraguatatuba orienta que, ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes de abordagem, que tomarão com as devidas providências.

#PraTodosVerem: Equipe de abordagem realiza atendimento de homem em situação de rua
O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.
Em 2023, foram realizadas 4.078 abordagens com 1.078 acolhimentos (sendo 604 em Casas de Passagem e 474 em albergue).
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mariana Cestari, explica que a ação preventiva inicia muito antes do frio intenso. “O objetivo não é dar apenas o acolhimento, mas também, respeitar as condições de dignidade dos usuários, fortalecer os vínculos sociais, familiares e comunitários”, explicou.
O serviço de abordagem é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados (manhã/tarde). Durante o atendimento, os profissionais ofertam os serviços de acolhimento provisório, acompanhamento psicossocial, alimentação e retorno à cidade de origem, se necessário.
Somente em 2022, foram 6.180 abordagens e 2.707 acolhimentos de pessoas que são encaminhadas aos abrigos, onde recebem alimentação completa e banho garantindo sua dignidade. Todas são acompanhados pela equipe técnica.
Ao longo do acompanhamento social são realizados diversos encaminhamentos visando a reestrutura de vínculos sociais e familiares. Alguns recebem ainda acompanhamento técnico pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no serviço do Programa de Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI).
Quando identificadas situações que envolvam dependência química, são realizadas as articulações junto à Secretaria de Saúde, através do CAPS AD e das comunidades terapêuticas existentes no município.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, a maioria das pessoas abordadas pertence aos municípios vizinhos ou outros Estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Como ajudar
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes de abordagem, que tomarão com as devidas providências.
O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.
Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.
Segue os locais e serviços oferecidos:
Centro de Acolhimento Popular Temporário Masculino
Rua: Banco Itaú, 201, Porto Novo
Telefone: (12) 3887-6287
Centro de Acolhimento Temporário Feminino e Famílias
Rua: Antonio Francisco Peliciari 955, Cantagalo
CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social)
Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan
Telefone: (12) 3886-2960
Veja Também Recentes

Estudantes aprovados para estágio são aguardados nesta semana em Caraguatatuba
Mais 92 alunos aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro são esperados até a próxima quarta-feira (2/4), das 9h às 10h30

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo