Pesquisar No Site
Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional toma posse e mesa diretora é escolhida
Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional toma posse e mesa diretora é escolhida
A nova gestão do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), biênio 2023/2025, tomou posse na manhã desta sexta-feira (05), no salão Monteiro Lobato da Secretaria de Educação. Os novos representantes foram eleitos no mês de abril, por meio de voto direto. A bancada é composta por membros da Sociedade Civil e do Poder Público, sendo 12 titulares e 12 suplentes.

#PraTodosVerem: Prefeito assina decreto empossando os conselheiros (Foto: Divulgação/PMC)
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), é um instrumento de articulação entre o poder público e a sociedade civil, na proposição de diretrizes para ações na área de alimentação e nutrição, implementação de políticas e equipamentos públicos, além de estratégias sustentáveis e participativas na produção, comercialização e consumo de alimentos.
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mariana Cestari, disse ser uma nova fase do conselho, mais engajada para buscar a população uma alimentação adequada e com qualidade nutricional. “Sem dúvidas irá contribuir com a nossa secretaria para delimitar e nos mostrar as políticas públicas nesse sentido, sendo um suporte para implantação de ações e pleitear recursos”, afirmou.
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Tato Aguilar, a união do Poder Público e da Sociedade Civil para trabalhar em conjunto, só geram benefícios às famílias e à população como um todo.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, destacou a importância dos conselhos municipais, como oportunidade para sociedade civil participar, partilhando responsabilidades e ideias. “É o momento de identificar, conhecer a população, entender a questão da parte nutricional e de fato buscar erradicar a fome, com apoio das três esferas governamentais: municipal, estadual e federal. Contem com Poder Público para mais este desafio, a segurança alimentar”, concluiu.
Após a cerimônia foi realizada a primeira reunião do colegiado para escolha da mesa diretora, que será composta pela presidente: Samantha Barbosa Vieira; vice-presidente: Vanessa Parleta; e secretária: Cíntia Franciele de Araújo Claudino.
Confira a composição do Comsea:
A – Representantes do Poder Público:
I – Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania
Titular: Cíntia Franciele de Araújo Claudino
Suplente: Vilma Teixeira de Oliveira Santos
II – Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca
Titular: Cláudia Cristina Alves Viana
Suplente: Silvia Helena de Inácio
III – Representantes da Secretaria Municipal de Saúde
Titular: Lilian Gleicy Ehrlich
Suplente: Renata Shiraishi
IV – Representante da Secretaria Municipal de Educação
Titular: Fernanda Nunes Pereira
Suplente: Andreia Gonçalves Romão
B – Representantes da Sociedade Civil:
I – Representantes do Movimento Sindical, Empregados e patronal, urbano e rural:
Titular: Lucelena Aparecida Firmino
Suplente: Adila Adriana da Silva
II – Representantes de Associação de classes profissionais e empresariais:
Titular: Priscilla Rosalim Ribeiro da Silva
Suplente: Leonardo Figueiredo Proença
III – Representantes de Associações Comunitárias e Organizações Não Governamentais:
Titular: Maria das Merces Rojas Marin Serra
Suplente: Jocasta Martins Costa
Titular: Delvan Antunes do Nascimento
Suplente: Celia Alves dos Santos Guimarães
IV – Representantes de Entidades de portadores de deficiências ou patologias:
Titular: Lilian Barbosa Benedito Pereira
Suplente: Ivone de Souza Miranda
V – Representantes de instituições de ensino privado técnico/superior e pesquisa:
Titular: Vanessa Parleta
Suplente: Marcone Pereira de Paula
VI – Representantes de Movimentos Populares Organizados:
Titular: Aldenice Laurentino Barbosa
Suplente: Cláudio Roberto Pião
VII – Representantes de Instituições Religiosas de diferentes expressões de fé, existentes no Município:
Titular: Samantha Barbosa Vieira
Suplente: Marcos Gonçalves Jacinto
Veja Também Recentes
Prova Nacional Docente será aplicada neste domingo em Caraguatatuba
Professores e estudantes de licenciatura participam neste domingo (20), em Caraguatatuba, da Prova Nacional Docente (PND) 2026. O exame ganha importância para quem pretende ingressar na rede pública, já que a nota poderá ser utilizada por estados e municípios que aderiram à iniciativa em concursos e processos seletivos para contratação
Caraguatatuba conta com 118 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 118 vagas de emprego nesta quarta-feira (23), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os
Mutirão de limpeza da Prefeitura recolhe pneus, plásticos, roupas e eletrônicos nas praias de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) realizou na segunda-feira (28) um grande mutirão de limpeza nas praias de Caraguatatuba. A ação reforça o trabalho permanente de zeladoria feito pelo município e revela, mais uma vez, um problema que precisa ser enfrentado por toda a sociedade: o descarte irregular de resíduos.
Prefeitura de Caraguatatuba e Detran promovem dinâmica sobre “pontos cegos” no trânsito
Motoristas de carros e motocicletas, ciclistas e pedestres participaram de uma dinâmica com agentes de fiscalização de trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e do Detran-SP sobre os pontos cegos dos veículos e os riscos durante ultrapassagens. A demonstração foi realizada na última sexta-feira (25), Dia Nacional
Prefeitura de Caraguatatuba e Ciee capacitam 270 estudantes em Encontro com Estagiários no IFSP
Cerca de 270 estudantes de nível superior, técnico e ensino médio (com formação em Guarda Mirim) participaram do Encontro com os Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba nas últimas quarta e quinta-feira (10 e 11/9), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP), no