Pesquisar No Site
Festa senegalesa, em Caraguatatuba, homenageia líder pacifista Serigne Touba
Festa senegalesa, em Caraguatatuba, homenageia líder pacifista Serigne Touba
Os senegaleses que moram em Caraguatatuba convidam a população para conhecer um pouco mais sobre a sua cultura durante festa que será realizada nesta quarta-feira (8/11) Na Praça do Caiçara e na Praça do Coreto.
O objetivo da festa é homenagear Serigne Touba (Bamba), líder pacifista que lutou pela liberdade do Senegal contra a colonização francesa sem diretamente apoiar batalhas físicas contra os franceses como outros líderes muçulmanos da região o fizeram na época.
Entre as festividades, das 10h às 11h tem a cerimônia religiosa na sala ao lado da Videoteca Lúcio Braun, anexo do MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba.
A partir das 18h, no Coreto, tem apresentação musical popular e do Projeto Touba e Gastronomia Senegalesa.
Hoje o Litoral Norte conta com 20 senegaleses refugiados dos quais 19 estão em Caraguatatuba e um em Ilhabela. Com a parceria, a Fundacc disponibiliza um espaço para que eles possam se encontrar com o objetivo de manter tradições e costumes como forma de afirmar a identidade cultural que é especialmente ao imigrante, e ao mesmo tempo abordar as questões de integração na nova terra.
Sobre Touba
Também conhecido como Cheikh Ahmadou Bamba, foi um líder religioso que produziu uma quantidade “prodígio” de poemas e trabalhos sobre meditação, rituais e estudos do Alcorão.
Ele tornou-se uma das figuras mais importantes do islamismo em sua localidade, ele fundou a fraternidade de murídio. Touba, o maior santuário do Mouridismo, desempenhou um papel fundamental na expansão e desenvolvimento desta fraternidade.
Ao fundar esta cidade aninhada no coração do Baol, o xeque Ahmadou Bamba foi motivado por um desejo ardente de adorar a Deus que foi acompanhado apenas pelos longos retiros espirituais que observou para consagrar-se ao Todo-Poderoso.
Uma grande cerimônia chamada “Magal de Touba” é celebrada anualmente para comemorar o aniversário da partida de Bamba no exílio no Gabão. Esta comemoração constitui uma peregrinação e um evento inscrito no tempo para mostrar a eterna gratidão do xeque Ahmadou Bamba em relação a seu Senhor e seu guia, o Profeta Mohamed ter aprovado sua missão foi reviver Islamismo e salvar a humanidade.
Veja Também Recentes
Vôlei adaptado de Caraguatatuba estreia no Ranking CBVA em Pindamonhangaba
A equipe de Caraguatatuba disputou, no último sábado (28), a 1ª etapa do Ranking da Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA), realizada em Pindamonhangaba. A competição, organizada pela Super Liga de Vôlei Adaptado, reuniu representantes de 14 cidades. O município foi representado por 13 atletas: Arlete, Lila, Regina, Rosana, Fátima
Prefeitura realiza desocupação irregular em área de preservação na Martim de Sá
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na segunda-feira (30), uma operação de desocupação irregular em área costeira da Praia Martim de Sá, próximo ao Canto Bravo. A ação foi conduzida pela Secretaria de Urbanismo, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e da Guarda Civil Municipal (GCM). A intervenção ocorreu
Pontos MIS promove oficina “Cine Camiseta – História do Cinema Através das Mídias Físicas” em Caraguatatuba
O Cineclube Pontos MIS promove no dia 18 de abril (sábado), das 15h às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Cine Camiseta – História do Cinema Através das Mídias Físicas”, com Diaulas Ullysses. A atividade é gratuita, e a inscrição deve ser realizada por meio do link: https://tinyurl.com/yma4un9c. O
Cia de 2 apresenta espetáculo “Frankeinstein Circo” nesta sexta-feira e sábado no Teatro Mario Covas
Nesta sexta-feira e sábado (27 e 28/3), o Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, será palco do espetáculo teatral “Frakeinstein Circo”, da Cia de 2, de São José dos Campos. A montagem tem entrada gratuita e o ingresso pode ser retirado na bilheteria do Teatro com uma hora de antecedência. Na
Centro de Controle de Zoonoses abre 250 vagas para agendar castração de cães e gatos na próxima segunda-feira
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre 250 vagas para agendar avaliação de cães e gatos para o serviço de controle populacional (castração) na segunda-feira (6), a partir das 8h30. O proprietário deve ser maior de 18 anos e comparecer presencialmente no CCZ, localizado na Rua Ministro