Pesquisar No Site
Setor de Oncologia completa 11 anos e oferece atendimento humanizado aos pacientes e familiares

Setor de Oncologia completa 11 anos e oferece atendimento humanizado aos pacientes e familiares
Abril Branco foi o mês escolhido em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado no último sábado (08) e a cor branca por representar a soma de todas as cores – o câncer em todas as cores.
A ONU classifica o câncer como o principal problema de saúde pública do mundo. De modo geral, a incidência e a mortalidade por câncer vêm crescendo no planeta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2030, o câncer pode ultrapassar as doenças cardiovasculares e se tornar a 1ª causa de morte por doença no mundo.
Sabendo da importância do tratamento, mas também do diagnóstico precoce e prevenção da doença, a Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza ao longo de todo ano ações de prevenções, como coleta de papanicolaou, busca ativa de adolescentes que não tomaram a vacina contra o HPV, realização de mamografias, campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, incentivo ao aleitamento materno, incentivo a alimentação saudável e atividades físicas, oferta de tratamento e prevenção ao tabagismo e alcoolismo, entre outras atividades.
Além das ações realizadas pela Atenção Básica, o município conta com o setor de Oncologia há 11 anos, que acolhe o paciente com diagnóstico de câncer, e oferece atendimento humanizado, que envolve além do conhecimento técnico, o cuidado e acolhimento na construção de um relacionamento de qualidade entre os profissionais, o paciente e todas as demais pessoas envolvidas.

#PraTodosVerem: A imagem mostra um leito do Setor de Oncologia do HRLN com equipamentos para tratamento (Foto: Divulgação/PMC)
O setor conta com equipe composta por um médico, duas enfermeiras, psicóloga, nutricionista, assistente social, auxiliar de enfermagem e agente administrativo. Realiza uma média mensal de 850 atendimentos, entre consultas médicas e de enfermagem, atendimentos com nutricionista, psicólogo e serviço social.
Para os pacientes que necessitam, a Secretaria fornece suplementação alimentar, que são formas de ajudar a melhorar o estado nutricional dos pacientes.
O Setor de Oncologia fica no prédio do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO). O horário de funcionamento é das 7h às 16h30.
Outro grande avanço na área foi a abertura do Ambulatório de Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte. Até o momento, mais de 150 pacientes foram encaminhados pelo município para tratamento, evitando assim, que os pacientes se deslocassem para outras cidades para realizar o tratamento.
“Sem dúvidas este setor foi a maior conquista dos últimos anos para a cidade. Mas é sempre bom lembrar que a prevenção ainda é a melhor opção. Procure nossas unidades de saúde e façam os exames preventivos”, destacou o secretário de saúde, Gustavo Boher.
Veja Também Recentes

Membros do Comitê Orçamentário de Caraguatatuba participam de treinamento sobre PPA 2026-2029
A Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Caraguatatuba promoveu um ciclo de treinamentos nos dias 5, 12 e 19 de maio para os membros do Comitê Orçamentário Municipal sobre o desenvolvimento de diagnósticos prévios para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. Mais de 30 técnicos do comitê, que reúne

Caraguatatuba promove ações de conscientização contra o trabalho infantil nesta quinta-feira
A Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba promove nesta quinta-feira (12) duas ações de conscientização em alusão ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). As atividades ocorrem às 9h e às 13h30, respectivamente no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (Ciasc) do bairro Perequê-Mirim e nos comércios da

Reforma Tributária na Construção Civil é tema de palestra na próxima segunda-feira em Caraguatatuba
A “Reforma Tributária na Construção Civil: você está preparado?” é o tema da palestra promovida Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Acomvap), que será realizada na próxima segunda-feira (16) às 14h30 na sala Monteiro Lobato, nas dependências da Secretaria de Educação de Caraguatatuba, na Avenida Rio de Janeiro, 860

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba na primeira semana de junho
Os trabalhos descentralizados de zeladoria da Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba percorrem na primeira semana de junho os bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Morro do Algodão, Balneário dos Golfinhos, Pontal de Santamarina Ponte Seca, Sumaré, Jetuba, Capricórnio (I e II), Massaguaçu, Jardim do Sol e Praia da

Mais de 80 equipes disputam Copa da Criança de Futsal 2025 em Caraguatatuba
A Copa da Criança de Futsal 2025 começa no dia 11 de junho em Caraguatatuba com a proposta de incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. O torneio reúne equipes das cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, e será disputado nas categorias